Casa de Earthbag na Colombia com passo a passo

La Casa Vergara 
José Andrés Vallejo, arquiteto 


Esta residência foi projetada por José Andrés Vallejo e construído em Bogotá, Colômbia, em apenas 5 meses, no início de 2011. Arquitetura em Equilíbrio é uma plataforma de design especializada em soluções arquitetônicas sustentáveis. Architecture in Balance implementa tecnologias alternativas, construção de baixo impacto ambiental, integrando design contemporâneo para criar projetos inovadores e ambientes equilibrados. Arquitectura em Equilíbrio encoraja a utilização de materiais de construção não transformados, tais como o solo, e utiliza métodos diferentes, tais como sistemas de superadobe, entre outros.



O projeto do La Casa Vergara explora o potencial de resistência sísmica com superadobe como a tecnologia de construção e design contemprary. O uso da terra como um elemento estrutural predominante praticamente desapareceu, mas esta técnica desenvolvida pelo arquiteto iraniano Nader Khalili na década de 90 traz de volta este material tradicional.


O superadobe utiliza três elementos: terra / concreto, sacos tubulares e arame farpado. Uma construção monolítica usando este método elimina o atrito entre os componentes estruturais e não estruturais, e oferece a capacidade de criar espaços orgânicos e flexível. Este invólucro também minimiza o uso de materiais industriais, tais como tijolos cozidos, betão e aço ondulado, que tem pegadas de alto carbono. O custo por m2 é estimado em US $ 300 (cerca de US $ 28/sq.ft.), Tornando-se uma alternativa robusta para a habitação de baixo custo e alto desempenho bioclimático.






































10 Comments:

Unknown disse...

Olá tem alguma foto que demonstre como foram feitas as instalações eletricas e encanamentos?

clubedoconcreto disse...

Boa tarde Cido:

veja a origem em: http://www.earthbagbuilding.com/projects/casavergarar.htm

Pela foto numero 10 (desta publicação) de cima para baixo, vemos a existência de Radier onde nascem as tubulações hidráulicas, e nas demais fotos vemos os pontos de interruptores.

Existem muitos Domus nestes tipos de construções, fazendo iluminação natural.

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

Samantha Buglione disse...

Olá, quero fazer minha casa em superadobe. Mas como fica no, Brasil, a questão da impermeabilização? Queria contato de pessoas com experiências nessa construção. Meu email: buglione.s@Gmail.com abraco

Fabiana doce vida disse...

Também gostaria de saber sobre a impermeabilização, vocês passam algum produto por cima ou como evitam infiltrações?

Anônimo disse...

amei esta casa ja quero copiar o projeto

Carla disse...

Boa noite, amei todas a casas a forma de viver melhor, o custo, parece realmente ser bem aconchegante e respira, em fim amei toda a proposta, meu nome é Carla, sou do Rio e gostaria de informações sobre as construções de cimo montar de forma segura, a impermiabiluzação, se aguentam muitas chuvas e como colocar saídas de energia andamento e etc?

Roonan disse...

Onde aqui no Brasil que eu compro a bobina de sacos pra encher de terra

Unknown disse...

Oi roonam, achei num link do mercado livre e tratei com o anunciante pelo zap. Comprei e chegou rápido.

Unknown disse...

Morro num sítio e gostaria de substituir a minha casa por essa que me parece mais segura, mais arejada e mais iluminada. REsolvendo somente o problema da impermeabilização da mesma, acho que o projeto estaria completo.

Adairandroide disse...

Olá. Saudações.
Gostaria de ajudar na questão impermeabilização.
Eu sou arquiteto e posso ajudar.
Para o caso do Brasil ou outro país com chuvas, a questão impermeabilização tem ser levado em conta com bastante cuidado.
Não pretendo dar aula de impermeabilização porque cada caso é um caso e existe uma vasta quantidade de produtos no mercado que somente deve ser aplicado de acordo com o fabricante para cada caso específico.
Porém estamos falando de superadobe; com formas geralmente redondas ou irregulares.
A aplicação de produtos existentes no mercado para construções convencionais de alvenarias e concreto não é recomendável para o super adobe.
Devido a super espessura do super adobe eu sugiro adotar na argamassa de revestimento a mesma técnica de impermeabilizar muros de arrimo, ou seja, USAR PÓ CIMENTÍCIO.(Esse produto é comercializado em lojas de IMPERMEABILIZANTES).
Se a questão é fazer economia, existe um PALEATIVO.
Para executar o paleativo use a seguinte formula:
Usaremos como medidas a embalagem de sorvete de um kg e um copo de 300 ml.
Use uma medida de cimento (CP2 ou CP3. obsrv: O CP3 SECA BEM RÁPIDO. Recomendo o CP2).
Acrescente outra medida(embalagem de sorvete) de argamassa colante (cimentocola) AC3.
Misture os dois.
Agora use duas medidas de água limpa e nessa água acrescente o copo de 300 ml de COLA BRANCA (no Brasil é cascores). É a cola que se usa em escola.
Junte no recipiente com cimento e mexa.
Vai ficar bem líquido.
Em superfície plana derrame e espalhe com vassoura de fibra fina.
Em parede aplique com Trincha (broxa).
É um paliativo barato que dependendo da aplicação dura de 5 a dez anos.
Se usar uma demão fica sofrível.
Duas demãos é relativamente aceitável.
Três demãos é relativamente garantido.
Espero ter ajudado.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010