Coesão da equipe



“Coesão da equipe, Fator fundamental para o sucesso do projeto. Publicado por Wladimir Farias 

Olá, meu nome é Wladimir Farias e este é meu primeiro artigo no portal, gostaria de falar neste artigo um pouquinho sobre equipes, e o conceito de integração e coesão entre membros de uma equipe. Uma equipe coesa é fundamental para o sucesso de um projeto.

O acesso a informação dentro de um projeto e a interação entre os membros de uma equipe são fatores que contribuem para essa coesão. Esses fatores podem ser observados estruturados formalmente ou de modo informal.

Ao se implementar e usar uma metodologia especifica ou uma orientação de boas práticas de gestão de projetos (XP, Scrum, PMI, RUP, etc) o gerente do projeto cria um ambiente no qual existem elementos comuns (vocabulário, ferramentas, etc) entre os membros do projeto. Este pode ser um primeiro passo para uma equipe ser coesa; com o mesmo vocabulário e jargões a equipe começa diminuir possíveis problemas de comunicação.

O fácil acesso da equipe ao plano de gerenciamento do projeto , o uso do Taskboard ou de outra metodologia que use técnicas de gestão a vista, contribui para que todos tenham o conhecimento sobre as atividades do projeto e seu andamento, levando-os a agir de forma proativa e a entrar mais facilmente nas discussões, são exemplos de acesso à informação de maneira formal.

Ao falar da interação entre os membros, ainda dentro do aspecto formal, podemos citar Sprint Review Meeting, o Daily Scrum, que faz com que todos os membros se reúnam diariamente para discutir o andamento do projeto, apresentando os avanços e as dificuldades. Dentro da cultura brasileira é mister que há uma tendência a informalidade.

Quando falamos de informalidade de interação da equipe, podemos citar uma comemoração entre os membros por ter atingido uma meta especifica do projeto, ou um almoço com gerente e equipe, partidas de futebol etc contribuem para que os membros percebam aspectos pessoais dos colegas de trabalho. Já o acesso à informação é comumente realizado conversas pelos corredores ou na companhia para um simples café.

É papel do gerente de projetos criar condições para que a equipe se mantenha coesa devendo estimular essas 4 dimensões de maneira equilibrada, criando um ambiente de colaboração que favoreça a coesão e a partir daí alcancem os objetivos do projeto de forma mais sincronizada..”


Read more about Projetos e TI | Coesão da equipe, Fator fundamental para o sucesso do projeto. on:

http://projetoseti.com.br/gestao/gerencia-de-projetos-pmp/coesao-da-equipe-fator-fundamental-para-o-sucesso-do-projeto/?utm_source=INK&utm_medium=copy&utm_campaign=share&

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010