O cobogó é um elemento vazado, inicialmente feito em cimento, inventado por dois comerciantes e um engenheiro radicados no Recife, Amadeu Oliveira Coimbra, August Boeckmann e Antonio de Góes, respectivamente. As iniciais dos sobrenomes deles serviram para batizar a novidade. "O cobogó é a industrialização de um elemento pré-fabricado para ser instalado na construção, uma solução para ventilar o ambiente que a humanidade sempre buscou e fazia in loco, nas obras. Os três buscaram a patente da invenção em 1929. Depois, o cobogó foi explorado graficamente, como elemento estético, na decoração", explicou o fotógrafo e designer Josivan Rodrigues, um dos autores da obra.

Caixa d'água no Alto da Sé, em Olinda, construída em 1935.


O livro preenche uma lacuna na iconografia da arquitetura pernambucana. São 120 páginas, em português e inglês, que propõem um inventário visual, embasado por uma pesquisa teórica e documental. Entre os destaques, está o registro da caixa d'água de Olinda, no Alto da Sé, primeiro edifício de expressão a utilizar o elemento. Também são autores da obra os arquitetos e pesquisadores Cristiano Borba e Antenor Vieira, este último falecido este ano. 

O projeto foi desenvolvido em um ano e meio. "O meu interesse inicial era trazer o depoimento visual desse elemento arquitetônico, mas, com a chegada de Cristiano e Antenor, eles aprofundaram com pesquisa histórica e pudemos contar a história do cobogó e mostrar a importância que foi o desenvolvimento dessa ideia", disse Josivan. 

O livro tem a produção executiva de Ticiano Arraes. Na publicação, os autores emprestam seus olhares para trazer informações sobre a importância do surgimento e do desenvolvimento do produto em Pernambuco, seus antecedentes e desdobramentos.

Na ocasião, também será lançada a fonte tipográfica Dingbat Cobogó, criada pelo designer Guilherme Luigi a partir do livro "Cobogó de Pernambuco". Ao todo, 36 símbolos serão disponibilizados gratuitamente no site www.dingbatcobogo.com.br para download. A fonte poderá ser utilizada em qualquer programa com editor de texto. Todas as iniciativas receberam recursos do Funcultura.
Janelas do Mercado da Madalena, no Recife.
www.dingbatcobogo.com.br

http://m.g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/09/livro-registra-historia-do-cobogo-icone-da-arquitetura-pernambucana.html