Adição de água no local da obra


A adição de água no local da obra ou seja na betoneira durante o percurso ou no local de concretagem. Tal ajustamento da mistura do concreto pode ser feita com uma parte da água de mistura é mantido durante o desenho inicial de mistura, ou com água adicional para misturar desenho, a pedido do comprador.

POR QUE A ÁGUA É ADICIONADA NO LOCAL DA CONCRETAGEM?
Quando o concreto chega no local com uma quantidade de água que é inferior ao permitido pela concepção ou pela especificação e / ou esta consistência é tal que afeta negativamente a colocação do concreto, a água deve ser adicionando ao concreto para trazer uma queda a um nível aceitável ou especificado. Isto pode ser feito quando o concreto chega ao local de trabalho, desde que a quantidade de água não seja excedido ao especificado e / ou água / cimento. Esta adição de água está de acordo com a norma ASTM C 94, "regras Especificação de concreto pronto."

A mistura pronta de concreto fornecida por concreteiras deve estar de acordo com os projetos  padrões da indústria para assegurar o desempenho desejado. Adicionando no projeto adicional da mistura uma maior quantidade de água isto irá afetar as propriedades do concreto, tais como a redução da resistência (Figura 1) e aumentar a sua susceptibilidade à fendilhação.



Se o comprador pede água adicional ao projeto original da mistura, ele assume a responsabilidade pela qualidade do concreto resultante.

Deve ser considerada a utilização como alternativa de uma mistura de água com superplastfiicante para se aumentar o slump. Assim é evitada a segregação, e se consegue um aumento da queda do slump, com a utilização deste aditivo e geralmente não se alteram as suas propriedades.


COMO ADICIONAR ÁGUA NA OBRA?

A queda do slump máxima permitida deve ser especificado ou determinada a partir do slump nominal mais a tolerância.

Antes de baixar o concreto no local de trabalho, deve ser estimada ou determinada a resolução real da mistura. Se se mede a solução, deve ser feito numa amostra a partir do primeiro trimestre metro cúbico (0,2 m3) de betão descarregada e o resultado é usado como um indicador da consistência e não como um teste de aceitação. Os testes de aceitação devem ser feitas de concreto de acordo com a norma ASTM C 172.

No local de trabalho, você precisa adicionar água à mistura (bachada) inteiro, para que o volume de concreto a ser retempering é conhecido. Inicialmente a ter em conta, que funciona razoavelmente bem é: 1 galão ou cerca de 8,5 libras de água por metro cúbico de um aumento de 1 polegada de queda (5 litros, ou 5 kg de água por metro cúbico a 25 mm aumento da queda).

Toda a água adicionada ao concreto no local de trabalho deve ser medido e registrado.

ASTM C 94 30 rotações ou exigem voltas adicionais do vaso (reservatório) para acelerar a mistura após a adição de água. Na verdade, a 10 rotações será suficiente, se o veículo pode misturar a 20 rotações por minuto (rpm), ou mais.

A quantidade de água adicionada deve ser controlada de modo que a solução e / ou água / cimento no máximo, o que é indicado na especificação, não seja excedida.Não permitir que qualquer adição de água depois de ter sido transferido para uma pequena porção do betão.

Uma vez que o acordo for obtido ou a relação água / cimento desejado, não permitem qualquer outra adição de água.

feito um encontro de trabalho para estabelecer os procedimentos adequados a seguir, determinar quem está autorizado a pedir uma adição de água, e para definir o método utilizado para documentar o volume de água adicionado no local.

ASTM C 94 ADIÇÃO DE ÁGUA NO LOCAL DA OBRA

Definir a resolução máxima permitida eo conteúdo de água autorizado pelo trabalho especiicación.

Estimar ou determinar a queda (queda) do concreto do concreto descarregado primeira parte do caminhão.

Adicionar uma quantidade de água tal que a resolução não seja excedida ou a proporção de água / cimento de acordo especiicación máximo.

Meça e registre a quantidade de água adicionada. A quantidade de água superior ao permitido deve ser autorizado por um representante designado pelo comprador.

Misture concreto durante 30 rotações do pote (funil) da velocidade de mistura mixer.

Não adicione água se:

- Atinge a relação água / cimento máximo.

- Se você receber o assentamento máximo.

- Se você foi dispensado do misturador ao longo de um metro cúbico trimestre (0,2 m3).
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010