Lajes com esferas plásticas (6)

O sistema BubbleDeck® é um sistema composto por esferas plásticas inseridas uniformemente entre duas telas metálicas. As esferas são inseridas na intersecção das telas ocupando a zona de concreto que não desempenha função estrutural. Desta forma, é possível reduzir em até 35% o peso próprio da laje se comparado com o sistema convencional, o que proporciona uma enorme redução no uso de materiais, um aumento de produtividade em função do processo industrializado e, consequentemente, uma redução significativa do impacto ambiental.

Execução

A execução de uma laje é feita basicamente em quatro etapas. Após a fabricação dos painéis metálicos na fábrica, se inicia a execução do escoramento a montagem dos elementos pré-moldados, as esferas plásticas. Posteriormente é colocada a armação complementar e feita a concretagem final solidarizando toda laje.

Vantagens

A utilização dessas esferas plásticas no meio das lajes elimina em até 35% o peso de uma laje normal, o que reduz a carga permanente elevada e algumas de suas restrições, podendo-se gerar maiores vãos.  Além disso, outros benefícios são gerados por esse sistema, como:
  • Liberdade nos projetos – layouts flexíveis que facilmente se adaptam a layouts curvos e irregulares;
  • Redução do peso próprio – 35% menor, permitindo redução nas fundações;
  • Aumento dos inter-eixos das colunas – até 50% a mais do que estruturas tradicionais;
  • Eliminação de paredes de apoio – facilidade de metodologia construtiva;
  • Redução do volume de concreto – 1 kg de plástico substitui em média 60 kg de concreto;
  • Ambientalmente adequado – redução de energia e emissão de CO2.
Além disso, devido ao processo de fabricação que pode ocorrer fora do local, são necessários menos viagens de veículos e guindastes elevadores. Isso causa uma diminuição dos riscos operacionais, bem como menores riscos de segurança e de saúde.
Em casos de incêndio, as esferas se carbonizam sem emitir cases tóxicos e, dependendo da cobertura, a resistência ao fogo pode variar de 60 a 180 minutos, de acordo com a ISO 834.
Especificações Técnicas
Lajes de concreto pré-moldados BubbleDeck são adequados para uso em todos os tipos de projetos de construção de piso, especialmente abertos, tais como edifícios comerciais, educacionais e institucionais.
Embora a tecnologia possa ser ajustada para atender a praticamente qualquer projeto, nossa experiência – adquirida ao longo de mais de 400 edifícios concluídos em todo o mundo em uma década – mostrou que a maioria dos edifícios caem nas categorias de placas mostradas na tabela abaixo.
O tamanho das pré-lajes deve ser maximizada a fim de aumentar a eficiência de custo, no entanto, este uso pode ser limitado por alguma restrição de transporte local.
Os tipos de placas dadas na tabela podem ser aplicadas sobre a seguinte gama de vãos e força.
Simples instalação
Isolamento acústico
De acordo com os testes de certificação das autoridades para a supervisão de construções P-SAC 02/IV-065, MPFA Leipzig e. V:
Resistência ao fogo
O cobrimento mínimo do concreto para a armadura inferior dependendo da resistência ao fogo e das tensões admissíveis do aço sobre a ação de cargas pode ser determinada segundo a tabela abaixo:
O cobrimento de concreto para a esfera pode ser 0,5 cm menor do que os valores mencionados. As esferas plásticas ocas são constituídas de poli-etilenos de alta densidade (HDPE) e têm de estar de acordo com os materiais de construção da classe B2 pela norma DIN 4102-1 no mínimo. O cobrimento superior de concreto tem que ser de no mínimo 2,5 cm.

Projetos e Obras

O sistema utilizado em obras em mais de trinta países, entre eles Grã-Bretanha, Holanda e Dinamarca fez algumas incursões no Brasil em meados da década de 2000, mas só agora volta em uma grande obra.
Brasil – Novo Centro Administrativo do Distrito Federal (CADF)

Novo Centro Administrativo do Distrito Federal (CADF)
Fontes: BubbleDeckPINI