Requisitos quanto a granulometria para uma mistura (1)



Como saber se uma granulometria dos agregados é ou não adequada para a dosagem do concreto? Ou melhor, ainda: Como saber se uma determinada combinação dos agregados miúdos e graúdos é ou não a ideal? Quais as propriedades para uma boa curva granulométrica?

Vamos ver ponto a ponto. Sabe-se que a resistência de um determinado concreto que está completamente adensado com uma determinada relação água/cimento (a/c) não depende da granulometria dos agregados, a granulometria dos agregados tem como influencia direta a trabalhabilidade do concreto. Como temos que obter uma determinada resistência que corresponde a um determinado a/c exigindo um adensamento completo, este só irá ocorrer se este concreto for suficientemente trabalhável, sendo este adensável ao máximo possível com uma quantidade de energia que será utilizada na sua confecção.

Pode-se afirmar que: NÃO EXISTE A CURVA GRANULOMETRICA IDEAL, mas sim se procura uma solução de COMPROMISSO. O compromisso é que seja obtida uma mistura que seja trabalhável, de baixa área específica, coesa, livre de segregação, densa etc. Não esquecendo também o fator custo, que pode exigir soluções bem longe das ideais.

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra.

Bibliografia: Propriedades do concreto- Adam M. Neville e ET67- Públio Penna Rodrigues da ABCP


0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010