O Desmoldante está correto?

Tudo é uma questão de observação das formas ao se fazer a desmoldagem. Se está ocorrendo dificuldade para desmolde e se está havendo aderência do concreto nas formas é sinal de ocorrência de que o desmoldante não está agindo na sua forma correta. Um desmoldante tem que facilitar a desmoldagem das formas, deve conservar as formas e deve fornecer um ótimo acabamento superficial.

Existem fábricas que insistem em utilizar o óleo diesel puro, o que traz sérias consequências, haverá impregnação do concreto nas formas e com a utilização contínua deste óleo irá haver uma formação de uma capa de concreto que só poderá ser removida com escovas de aço rotativa, o que certamente irá danificar estas formas ou diminuir o seu tempo de vida.

Uma observação nos moldes já é o ponto inicial para se verificar se o desmoldante está agindo de forma correta. Formas que ficam com cores cinzas e que quando ao se passar a mão o cimento ainda está presente é um sinal de que o desmoldante precisa ser trocado.

Algumas fórmulas caseiras são utilizadas por diversas fábricas, veja algumas receitas nos links:



Veja as fotos abaixo onde o desmoldante não está agindo corretamente

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra
 







1 Comments:

Ivan Moreno disse...

Olá Amigos nós Fabricamos Desmoldantes a base de esteres vegetais atendendo toda as legislações ambientais cortando o diesel e salubridade,,, pois quando utiliza-se combustível é passível de salubridade

Estamos a disposição ZAP (14) 99894 7178 Ivan

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010