O Desmoldante está correto?

11 de novembro de 2013

Tudo é uma questão de observação das formas ao se fazer a desmoldagem. Se está ocorrendo dificuldade para desmolde e se está havendo aderência do concreto nas formas é sinal de ocorrência de que o desmoldante não está agindo na sua forma correta. Um desmoldante tem que facilitar a desmoldagem das formas, deve conservar as formas e deve fornecer um ótimo acabamento superficial.

Existem fábricas que insistem em utilizar o óleo diesel puro, o que traz sérias consequências, haverá impregnação do concreto nas formas e com a utilização contínua deste óleo irá haver uma formação de uma capa de concreto que só poderá ser removida com escovas de aço rotativa, o que certamente irá danificar estas formas ou diminuir o seu tempo de vida.

Uma observação nos moldes já é o ponto inicial para se verificar se o desmoldante está agindo de forma correta. Formas que ficam com cores cinzas e que quando ao se passar a mão o cimento ainda está presente é um sinal de que o desmoldante precisa ser trocado.

Algumas fórmulas caseiras são utilizadas por diversas fábricas, veja algumas receitas nos links:



Veja as fotos abaixo onde o desmoldante não está agindo corretamente

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra
 







0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010