Como Dar Acabamento ao Concreto

Criado por Jack.aw, Chrystian Sales
Há mais coisas em relação ao concreto do que aplicá-lo e vê-lo endurecer. Eis o que você deve saber para moldar e suavizar concreto fresco para ter uma superfície atrativa e com maior durabilidade.

Passos

  1. 1
    Nivele o concreto com a ripa de nivelamento. Comece a nivelar o concreto assim que você terminar a aplicação. Apoie a ripa nas tábuas laterais que delimitam a superfície de aplicação e utilize movimentos de vai e vem enquanto arrasta a ripa até o final da superfície. Preencha áreas mais baixas com mais concreto e repita o processo.
  2. 2
    Passe uma placa específica imediatamente após o nivelamento para ficar com um concreto com bom acabamento, sem pedras e detritos. Utilize esta ferramenta na direção oposta ao que realizou o nivelamento.
  3. 3
    Espere até que qualquer resíduo de água tenha escorrido e aplane manualmente com um aplanador de magnésio. Utilize movimentos de varrer.
  4. 4
    Arredonde os cantos externos com uma ferramenta de bordas. Utilize movimentos para frente e para trás numa área de 30 a 60 cm, levantando a borda a cada passada e indo em direção à borda da superfície.
  5. 5
    Faça frisos de controle a cada 1,5 m. Planeje seus cortes medindo o comprimento da superfície e dividindo em partes iguais para que todos os segmentos fiquem do mesmo tamanho.
  6. 6
    Gentilmente descanse a vassoura na borda oposta da superfície e puxe em direção a você até sair pela borda oposta. Continue até finalizar a superfície toda, sempre sobrepondo um pouco a “varrida” anterior para ter certeza de que nenhuma parte fique sem varrer.
  7. 7
    Para ter uma superfície forte que não irá lascar ou trincar, cubra com folha plástica após varrer. Faça isso no momento em que a ponta do seu dedo não consiga mais deixar uma marca no concreto.
  8. 8
    Pronto.

Dicas

  • Certifique-se de ter alguns ajudantes para trabalhos grandes. O concreto endurece rápido, principalmente em dias quentes.

Avisos

  • Use botas altas de borracha se tiver que caminhar pelo concreto fresco.
  • Use luvas (as de borracha são as mais seguras).
  • Concreto úmido na pele pode causar qualquer coisa entre vermelhidão leve e queimaduras químicas desfigurantes de terceiro grau. Alguns respingos de concreto não é algo perigoso, mas evite práticas como trabalhar com roupas, botas ou luvas encharcadas de concreto.
Fonte
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010