Fundação tipo radier

POR FERNANDA BARRA

Fundação é o termo usado em engenharia para caracterizar a estrutura responsável por transmitir as solicitações da obra ao solo. Existem vários tipos de fundações e são projetadas de acordo com a carga que recebem e o tipo de solo em que vão ser construídas.

Nesse post trataremos sobre o radier, um tipo de fundação rasa ou direta (onde a profundidade da escavação é inferior a 3 metros), usado principalmente na construção de casas térreas e construções leves, como Light Steel Frame.

Funcionamento

A construção do radier consiste no emprego de uma laje contínua em toda a área ser construída, distribuindo uniformemente a carga no terreno. Essa distribuição uniforme da carga permite que sejam feitas construções sobre solos com menor resistência do que a necessária para fundação em estaca.

O radier pode ser feito em concreto armado, concreto reforçado com fibras ou em concreto protendido.

Radier protendido

Quando a fundação é comprida, para apoiar várias casas, por exemplo, o engenheiro Eugênio Cauduro afirma que pode ser mais barato trabalhar com o radier protendido do que com o radier armado. O engenheiro Marcos Caracas, da Impacto Protensão, complementa: “em geral, não vale muito a pena fazer protensão se o radier for muito pequeno, com menos de 5m ou 6 m”. Radiers protendidos têm sido empregados também em edificações mais altas, às vezes com até 14 pavimentos.

Radier armado

Radiers de concreto armado, ou reforçado com fibras, geralmente são utilizados para a construção de casas ou edifícios baixos, com no máximo quatro ou cinco pavimentos.
111Topografia
Para iniciar a preparação do lançamento do radier, o solo precisa estar rigorosamente nivelado. Por isso, uma equipe de topografia é necessária para a verificação do local para apontar possíveis ajustes no terreno.
Equipe
O engenheiro Nelson Gerab, da Civic Engenharia e Construções estima que 12 trabalhadores conseguem executar cinco radiers por dia para casas de 50 m² – um armador, três ajudantes, um eletricista, um encanador e, na concretagem, três pedreiros e três ajudantes.

Instalações
554446688888788899mo uuu

Após o nivelamento do terreno, são montadas as instalações hidráulicas, de esgoto e as caixas e passagens das instalações elétricas.

Preparo da base
O radier tem uma camada de brita de aproximadamente 7 cm, que permite fazer o nivelamento fino do terreno e evitar o contato da armação com o solo. Sobre ela, coloca-se uma lona plástica, que ajuda na impermeabilização e não deixa que a nata do concreto fresco desça para a brita.

Fôrmas
As fôrmas metálicas são vantajosas em projetos maiores, com repetição de concretagens.

Armadura
No caso do radier de concreto armado, pode ser empregada tela metálica – simples ou dupla, com ou sem reforço sob as paredes, de acordo com a necessidade verificada pelo engenheiro projetista.

Cabos de protensão
Para executar os radiers protendidos, são usadas cordoalhas plastificadas e engraxadas, dispostas em feixes com largura de 80 cm a 1 m – quanto maior a carga, mais estreita a malha. Nos encontros das cordoalhas, deve-se posicionar espaçadores para garantir sua elevação e fixação.

Verificações
Antes da concretagem, verifica-se o nivelamento com nível laser, nos quatro cantos da fôrma.

Concretagem do radier armado
O lançamento do concreto pode ser feito com bomba ou jerica. O nivelamento é garantido por meio de mestras metálicas. O acabamento superficial é obtido por sarrafeamento, desempenamento e acabadora mecânica de superfície. “O acabamento não pode ser liso demais, porque a textura deve permitir a aderência de argamassa”, aponta Gerab.

Concretagem do radier protendido
Na concretagem do radier que será protendido, a equipe deve evitar pisar nas cordoalhas de protensão ou encostar nelas a ponta do vibrador, para não deslocá-la.

Cura
Nos radiers protendidos, a cura é feita com aplicação contínua de água durante o intervalo de mais ou menos sete dias entre a concretagem e a protensão. Nesse período, pode-se subir parte da alvenaria, sem prejuízo para a fundação. A cura dos radiers de concreto armado pode durar mais de 72 horas, como faz a Rossi. “Fazemos cura por meio de lâmina d’água (com cordão de argamassa em torno da laje) ou com manta geotêxtil umedecida”, explica Marcelo Nogueira.

Protensão

Para realizar a protensão, a resistência mínima à compressão do concreto deve ser de 21 MPa. O macaco, encostado na lateral do radier, prende o cabo e o estica. Depois do tensionamento, é realizado o corte da cordoalha, que fica ancorada na placa.

Entre as vantagens do uso desse tipo de fundação, estão a economia, que pode chegar a 30% se comparado a outros sistemas; a agilidade na execução; a praticidade, por reduzir a mão de obra e o não uso de escavações. O fato do radier ser uma peça inteiriça pode lhe conferir uma alta rigidez, o que muitas vezes evita grandes recalques diferenciais. Uma outra vantagem é que a sua execução cria uma plataforma de trabalho para os serviços posteriores.