A Gestão da água na produção de pré-fabricados vibro-comprimidos - Jorge Yances


Talvez uma das atividades mais sensíveis durante o processo de produção vibrocomprimidos de blocos pré-fabricadas ou pavers, está o fornecimento da quantidade correta de água na mistura. Isto é conhecido como água de hidratação ou mistura de água e serve duas funções importantes: a primeira é para hidratar o cimento para reagir quimicamente e produzir a polpa sólida de cimento , isto é o que dá força para a segunda função do concreto e é para fornecer o fluxo correto e trabalhabilidade de modo que ele pode ser moldado.
Lembre-se que, quando falamos de pré-fabricados vibrocomprimidos , estamos usando um molde e do poder de vibração e compactação de uma máquina cuja função não é outra senão a remoção do ar na mistura fresca para reduzir o número de vazios e, assim, aumentar a densidade.
Pouca água vai produzir um concreto seco, mal hidratado, cheio de lacunas, difícil de moldar, compactação e homogeneização, que determinam uma baixa resistência . Por outro lado, o excesso de água causará a formação de muitos vazios quando a água se evapora, mas também irá levar a uma baixa resistência e um excesso inconveniente de fluxo no momento de vibrocompactado. portanto não diria a quantidade de água que está dentro de uma gama, mas em vez disso é um valor ótimo.
Vale a pena mencionar que o concreto pré-moldado que se fala aqui, é diferente para o pavimento ou estruturas de concreto. Em essência, a principal diferença reside na quantidade de água usada e da granulometria de cuidados de agregados .
Normalmente, o cimento Portland é hidratado com 0,25 kg de água por kg de cimento, ou seja, uma relação água / cimento (a/c) de 0,25, mas esse valor só hidrata, ele não controla, é por isso geralmente aumenta-se a quantidade para dar fluidez. Este é o lugar onde temos de ter cuidado, porque esta água extra, quando evaporado, vai deixar vazios na área ocupada e, finalmente com isso vamos diminuir a resistência.
Para isso temos de adicionar o fato de que os agregados têm uma característica como é absorver água, isto é, para além da sua própria umidade absorver alguma da água a ser incorporado na mistura.  Todas estas variáveis ​​devem ser tidas em consideração para determinar a quantidade de água para a mistura.
Para resumir, a quantidade de água incorporada uma mistura, uma parte é absorvida pelos agregados, além disso, serve para hidratar o cimento e a outra parte é a que dá a trabalhabilidade necessário para ser moldado e vibrocomprimir.
Em um processo industrial mista, em que a mistura requer pelo menos quatro minutos para tomar a homogeneidade requerida, a água de hidratação não atinge reagir totalmente com cimento e evapora antes de alcançar o seu objectivo, deixando de lado um grande quantidade de espaços vazios e o outro um grande número de cimento não hidratado. Este é onde se torna importante para a cura do concreto .
Esta nova água que vem para a mistura fresca, preencher as lacunas deixadas pela evaporação inicial e hidratar o cimento que não receberam bastante água. Como resultado obtém-se uma cobertura ou "estalo" das lacunas iniciais com nova mistura vai endurecer mais tarde e é isso que faz com que o concreto a ganhar força como a cura é realizada.
Em teoria,  a / c de 0,35, com uma umidade de 10% no agregado deve ser suficiente para produzir um bom bloco ou pavers, mas todos nós sabemos que, no final, isso não é verdade e a responsabilidade está nas mãos de um trabalhador, que a partir da experiência deve determinar "os olhos e tocar" a quantidade certa de água.
Se se reconhece que a resistência à compressão de um elemento é a parte mais importante de uma variável, então você estaria colocando nas mãos do trabalhador, a responsabilidade pela qualidade da nossa empresa. É aqui desempenha um papel de automação, que é a incorporação de um sistema de medição de umidade para o misturador, com sensores, seja resistiva ou por microondas.
O processo de mistura desempenha um papel importante, nesta altura, por um lado, um misturador, capaz de fornecer uma mistura seca (solução de zero) é necessário, pelo menos quatro minutos , com uma homogeneidade suficiente, homogeneidade e sem segregação.  Incorporação de água no misturador é também uma chave , não se recomenda que a água seja fornecida de forma rápida e em um único ponto, pois isso fará com que tem concentração de umidade em uma área de mistura e, assim, perder a uniformidade, em erros causa disso no medição do sensor. É, por conseguinte, requer uma grande capacidade de misturador de homogeneização e mistura possuindo bocais de água sob pressão, em pelo menos dois pontos diametralmente opostos.
Quando os agregados possuem percentagem significativa de absorção é necessária para incorporar estes e, em seguida, antes do cimento, uma primeira quantidade de água para saturar a superfície e obstrui os poros. É nesses poros, onde o cimento é depositado e deixa de cumprir a sua função de ligar os grãos. Com este procedimento, a água que preencher essas cavidades e otimizar o uso de cimento. Graças a isso, adicionando a segunda quantidade de água tem que ir diretamente para a hidratação do cimento ea capacidade de gerenciamento, garantindo alta resistência.
Como você pode ver a gestão da água na produção de elementos vibrocomprimidos é um assunto delicado que não pode ser deixado nas mãos de ninguém, como se deteriorando acabamento de qualidade e afetando a imagem da empresa .
Além de ter um bom equipamento é necessário ter pessoal qualificado e treinado para lidar com a produção. Cada vez mais, os clientes estão preocupados com os processos utilizados nas instalações de produção e como as diferentes matérias-primas são controladas.
Com sistemas automatizados garante melhor qualidade de componentes, sem se tornar dependente de erro humano. Com isso minimiza o risco e é o que os clientes querem ver.
- See more at: http://360gradosblog.com/index.php/manejo-del-agua-en-la-produccion-de-elementos-vibro-comprimidos/#sthash.ctvpGz3C.dpuf

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010