Como é avaliado a qualidade de um concreto? - Jesus David Osorio

17 de fevereiro de 2014


Neste artigo vamos falar sobre como a qualidade de um almofariz e alguns fatos importantes sobre seus usos e propriedades no estado fresco e endurecido que avaliamos. A argamassa ou cimento de alvenaria (como é conhecido em alguns países) é um material versátil que pode atender a uma variedade de exigências, razão argamassa influencia significativamente o comportamento da alvenaria .

Não há mistura particular que atende a todas as exigências do mercado , com o tema de argamassa , apenas um bom conhecimento dos materiais e suas propriedades tornam possível selecionar uma argamassa específica que atenda às especificações de projeto

A argamassa tem uma ampla gama de aplicações: pode ser utilizado para nivelamento de pisos , proteger encostas, cobrir elementos estruturais , mas o maior consumo está na construção de alvenaria por que a tecnologia tem se concentrado principalmente argamassa neste ramo. Vale a pena notar que uma argamassa de alvenaria pode ser usado com sucesso para outros fins, como aplicativos e acima mencionados testes de controle de qualidade é aplicado a qualquer tipo de argamassa.

A principal função da argamassa é proporcionar uma maior adesão às unidades de alvenaria, o que é conseguido através da realização de um bom controle de materiais e argamassa de qualidade, para ter uma boa aderência tem que ter bons materiais, bom design e boas doses para proporcionar uma boa consistência, boa resistência (compressão e flexão) e uma boa capacidade de reter água.

COMO VOCÊ DEFINE UMA ARGAMASSA?
A argamassa pode ser definido como uma mistura de um material ligante, tal como cimento Portland de material para ajudar a proporcionar maior aderência como areia, água e, opcionalmente, aditivos. Juntando-se esses materiais apresentam propriedades físicas, químicas e mecânicas
COMO É A QUALIDADE DA ARGAMASSA AVALIADA?
Habitual na utilização de argamassa é a dose em partes de cimento e areia (1: n) desrespeitar a resistência que estas argamassas. Claramente a necessidade de projeto e argamassa dosada de acordo com as condições de aderência e resistência e algumas outras propriedades e características importantes para o uso adequado de argamassa.
A partir do acima, é importante conhecer as propriedades da argamassa no estado plástico , determinar a facilidade de construção da alvenaria e acabamento dos elementos estruturais, as propriedades no estado de plástico irá influenciar o comportamento do cimento endurecido. As propriedades no estado curado para ajudar a determinar o desempenho final da alvenaria incluem aderência, durabilidade, flexibilidade e resistência à compressão .

Muitas propriedades de argamassa não são quantitativamente definível em termos de processo, devido à falta de especificações.
PROPRIEDADES DE ARGAMASSA FRESCA
É definida como a qualidade do material utilizado. Portanto, é importante saber para usar como critério de aceitação ou rejeição.
Trabalhabilidade ou manuseio
Esta propriedade refere-se à capacidade de ser estendida a uma unidade de alvenaria com uma espátula ou pedaço de pau para superfícies verticais, e resistência ao fluxo quando na colocação estadual. Em laboratórios, é reconhecida como uma propriedade complexo que inclui uma capacidade de adesão, coesão, fluidez, plasticidade e viscosidade. Como não há nenhum método de betão sozinho medir o grau de trabalhabilidade.

A trabalhabilidade ou manipulação, é o resultado de as partículas lubrificantes adicionados com o colar de água / cimento. ajuste final da trabalhabilidade depende da quantidade de água, mas é afectado pela progress, e um teor de ar de dosagem .

Consistência
A consistência da argamassa é medida por penetração de cone, que é um aparelho Vicat modificado, em que a informação sobre a uniformidade de um bachada outra e como seca ou como a argamassa é misturada.
Determinando consistência pelo cone permite medir o ajuste da quantidade de água para todas as argamassas e, por conseguinte, é importante ter em série antes da construção de ensaios.
Portanto, a consistência de cone de penetração podem ser utilizados para indicar as variações de bachada outra mistura dos ingredientes e do tempo de mistura. A consistência dos dados errôneos indicam controle inadequado durante a dosagem e mistura, mas isso não indica que adições de cimento , areia e água são inadequadas, você pode usar outros métodos para identificar os procedimentos de mistura insatisfatórios, por exemplo, relacionadas à água cimento , argamassa ou de água no teste do conteúdo de ar.

Consistência Retenção
Consistência de retenção é utilizado em amostras de argamassa alterada e inalterado e proporcionar um meio para estabelecer as características de configuração e de endurecimento precoce. Desde que os testes de laboratório são realizadas sob condições meteorológicas estáveis, os resultados do teste de retenção consistência, o que reflecte o comportamento do sistema em argamassas de teste.

A retenção de água

É a capacidade da argamassa para segurar a água de mistura , quando sujeita a forças de absorção. A capacidade de retenção de água no campo, evidenciado quando após o contacto entre o alto grau de argamassa e alvenaria unidade de absorção, isto preserva a trabalhabilidade.

Argamassas, que tem baixa retenção de água perdem rapidamente mistura de água e fazer colocação difíceis unidades de alvenaria , enquanto morteiros alta retenção facilitada unidades de alvenaria, colocação de retenção de água e absorção unidades de alvenaria deve ser equilibrada para evitar que as unidades de ser solto e causando atrasos na construção.

Esta propriedade permite que o tempo para colocar e ajustar pedreiro de uma unidade de alvenaria sem argamassa endurece. retenção de água é aumentada pela adição de cal, de entrada de ar, o uso de areia fina dentro de limites admissíveis gradação.

PROPRIEDADES DO ESTADO DE ARGAMASSA ENDURECIDA
Adesão
É o mais importante na, como também a propriedade argamassa endurecido mais variável e imprevisível indivíduo física. O aperto tem três fases. resistência, grau de aderência e durabilidade Porque há muitas variáveis ​​que afetam, é difícil estabelecer um teste de laboratório único que produz resultados consistentes que se aproximam os resultados do trabalho. Essas variáveis ​​incluem o conteúdo do ar, coesão, ajuste de tempo, colocando a unidade de alvenaria, absorção unidade argamassa de alvenaria retenção de água e de cura.

A força de ligação é estabelecida entre a unidade de alvenaria e argamassa , e em argamassa fresca deve ser capaz de fluir para a unidade de alvenaria e encher todas as cavidades da superfície.

Esta propriedade é obtida quando a argamassa entra em contacto com a unidade de alvenaria e continuamente aumentado com a hidratação do cimento , a qualidade é importante, não só para resistir às cargas aplicadas, mas também para absorver as tensões causadas pelo efeito das variações volumétricas temperatura.

Resistência à Compressão
É agora a observar a capacidade da argamassa para suportar os esforços.
À medida que a força de compressão é influenciada pela hidratação do cimento e este, por sua vez determina as propriedades físicas da argamassa endurecida may resultados de resistência por Inferir outras propriedades.

Durabilidade
A capacidade de resistir a condições de exposição ao qual está submetida argamassa. Os ciclos de congelamento e descongelamento são considerados o principal efeito da deterioração nos países de estações, enquanto as substâncias agressivas, como sulfato e ácido são os fatores que afetam a durabilidade em países tropicais como a Colômbia.
durabilidade é uma característica de uma combinação particular de materiais que, para além dos constituintes de argamassa, incluindo a qualidade das unidades de alvenaria empregues.

A preparação da argamassa tem feito em trabalhos anteriores para se tornar uma argamassa industrializada que irá aumentar os benefícios para suas diferentes formas é o manuseio e frescor de longa duração.

Dentro dos morteiros pré-misturados destaca morteiros vida longa , em que os atrasos a definição geralmente por períodos muito mais longos. Estas argamassas, tem a vantagem de que eles podem ser recebidos e armazenados, durante o dia, durante vários dias (argamassas longa vida de 72 horas).

- See more at: http://360gradosblog.com/index.php/como-se-evalua-la-calidad-de-un-mortero/#sthash.0pQzfYwV.dpuf

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010