Estruturas de concreto protendido em lajes alveolares - Jaime Gomez Jurado - Colômbia

Os pré-moldados lajes alveolares pré-esforçadas são iluminados usado para formar sistemas de mezanino ou cobrir quaisquer estruturas produzidas na Colômbia desde 2009 e de acordo com as luzes entre os suportes são especificadas em espessuras de  13 cm, 16 cm, 20 cm e 26 cm.

Eles são fabricados com um comprimento de acordo com cada projeto com uma largura padrão de 1,20 m ou 1,00 m, o que permite que as modulações de qualquer edifício e usá-lo para aplicações tais como casas, escritórios, armazéns, centros comerciais e grandes superfícies.

A fabricação das placas é realizada em pistas muito longas em que máquinas são movidas para a limpeza, cabos estendidos, moldado ou placas de remoção e cortados no comprimento.

O concreto utilizado nas placas de consistência muito seco, elevada resistência inicial e proporção de água-cimento de 0,35, o que dá ao produto um excelente desempenho, do ponto de vista da durabilidade.

Placas alveolares normalmente trabalham como elementos simplesmente apoiados em uma direção e são projetados para suportar as cargas verticais e corretamente transmitir cargas horizontais resultantes de vento ou sistema sísmicopara resistir lateral do prédio.

O núcleo oco longitudinalmente ter bordas chanfradas ou chaves de corte, que uma vez que eles são esvaziados de concreto, fornecem uma junta longitudinal entre as placas, garantindo a transmissão adequada tanto do ponto e distribuído entre placas cargas adjacentes que fazem estes trabalhos como um sistema piso abrangentes.

Este tipo de concreto pré-moldado também pode ser usado como divisórios membros encerram fachada paredes estruturais ou mesmo variando a placa chave de cisalhamento longitudinal.

VANTAGEM

O uso de lajes alveolares, como sistema de mezanino tem as seguintes vantagens:
·         O mínimo de desperdício. produzido são adaptados para cada projeto com máquinas automáticas sob-rigoroso controle de qualidade que garantam o mínimo de desperdício de material.
·         Baixo peso. contínuas perfurações longitudinais ou alvéolos reduzir significativamente o peso das estruturas e, por conseguinte, os custos da fundação, de colunas e vigas.
·         Fácil instalação.  'está rapidamente instalado no local de uma maneira eficiente, limpo e em ordem, com o mínimo de equipamento e mão de obra, reduzindo o tempo de construção.
·         Eliminação de formas ou escoramento . Não requerem contato ou formas. Eles também fornecem uma forma e imediatamente disponível depois de instalado para continuar com a plataforma de outras atividades.
·         Feixe . Placas alveolares podem acomodar grandes vãos, resultando em espaços abertos das colunas. Acende-se a mais de 9,5 metros pode ser alcançado.

·         Flexibilidade do projeto . O núcleo oco pode ser usado em combinação com outros materiais de construção, incluindo gesso, paredes ou vigas de concreto pré-moldado ou in situ, de concreto pré-esforçado ou vigas de aço.

·         Alta capacidade de carga. Proporcionar a eficiência de um membro protendido como a capacidade, luzes de escala e deformações de controle, manipulação pesado como os exigidos em shoppings, estacionamentos, escritórios, apartamentos, armazéns, com espessuras mínimas cargas.
·         Durabilidade. concreto e aço utilizado para a produção das placas são pesados ​​e satisfazer os padrões de qualidade exigidos, assegurando a durabilidade.

·         Resistência ao Fogo . Dependendo da espessura da laje e o revestimento de reforço, de resistência ao fogo pode ser de até 4 horas.

·         Acústico. placas alveolares pode reduzir a transmissão de ruído e pode atender a diferentes exigências de isolamento acústico para diferentes tipos de ocupação.

·         Serviços . Os alvéolos das placas pode ser usado como tubos de serviço para esconder tubagens, cabos eléctricos ou telefónicos. Os furos são feitos pelo fabricante durante o processo de produção.
Todas essas vantagens resultam trazer menores custos totais do projeto (material, trabalho e financeiros) em relação ao mezanino sistemas tradicionais.