"A" Fábrica (5) Lay-out

Resolvido o organograma da empresa e como foi descrito em "A" Fabrica numero 4 em que temos cada macaco no seu galho, podemos partir com o objetivo firmado pelos seus dirigentes (ver na publicação 3).

As próximas publicações serão da área de produção:
Se o objetivo para a produção é produzir mais com menos devemos procurar o MELHOR LAYOUT, percebo que a maioria dos dirigentes relegam esta etapa que é crucial para o desenvolvimento do parque fabril. Como se pode produzir com a máxima otimização se o layout não o permite? vejo fábricas que armam suas peças a muiiiitos metros das formas que utilizarão estas armaduras, vejo concreto sendo levado a longas distancias, vejo de tudo que NÃO SE DEVE FAZER.

O primeiro passo para correção disto é o planejamento da produção da fabrica, mesmo SEM LAYOUT

Esta etapa de planejamento tem como um de seus itens a apuração do total de horas gastas por produto ou mesmo por m3. O item mais importante para se iniciar uma MUDANÇA é MEDIR.

Tenho publicado muitas informações que pareciam sem motivos e esta foi uma delas: "A Importância de Medir", precisamos ter dados para enxergar os problemas para poder resolve-los.Os parametros de horas/homem ou m3/homem ou pç/homem são fáceis de se obter e indicam uma medição para uma partida do que está ocorrendo.


Todo o layout errado irá gerar custos, logo se temos fabricas com layout ERRADOS. Deve-se apropriar que custos são estes para se comparar com o custo do MELHOR LAYOUT. Mas qual o LAYOUT MELHOR? 

Para saber que Layout utilizar devemos saber que qualquer um que seja adotado gera um custo, a procura deste Layout é pelo que gere menor custo ou seja PRODUZIR MAIS COM MENOS. 

Técnicos devem ser OUVIDOS (eu digo que muitos dirigentes são SURDOS), deve-se ter diversas opções. Depois se verifica qual o que gera menor horas/homem e então partir para o projeto definitivo do Layout de "A" Fabrica.

Não é desabafo, é incrível se ver como é feito HOJE um produto. 

Separei em um marcador todas publicações de "A" fabrica.

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010