Ladrilhos Hidráulicos (1)


Você sabe por que estes pisos tem este nome? 

O termo hidráulico se refere ao processo de fabricação ,pois precisa ser molhado para ficar pronto,portanto não passa pelo forno

História

De origem bizantina, esse piso foi difundido na França, Itália, Espanha e Bélgica com o surgimento do cimento Portland, em 1824, quando passou a ser usado para decorar as mansões da nobreza.
Presença constante em palácios europeus no século XIX, o ladrilho hidráulico foi moda por aqui na época da imigração italiana nos anos 20.


Processo de fabricação
Em um molde de latão, primeiro o ladrilheiro despeja o cimento misturado a pigmentos para compor o desenho. O restante do molde é preenchido de cimento. Então, cada peça é prensada e passa por um período de descanso. Depois, é mergulhada em um tanque de água, onde permanece algumas horas e, aí, vai para uma prateleira para a cura, ou seja, o endurecimento do cimento, que leva 14 dias.

Primeiro vídeo:

O processo de fabrico começa pela transposição de um desenho para uma matriz de cobre, ferro, estanho ou aço, cuja função é separar as cores do desenho do mosaico. A matriz é moldada, soldada e colocada dentro de uma caixa metálica.

Prepara-se, em tinas de metal, uma massa de cimento, areia, pó de mármore, água e óxidos metálicos para pigmentar. Cada tina recebe um preparado de cor diferente.

Os preparados são colocados em simultâneo na matriz, cada qual no compartimento correspondente. A matriz é ajustada para evitar escorrimentos de pigmentos entre compartimentos, e retirada cuidadosamente.

O segredo do produto está na densidade de cada preparado pigmentado. Há casos em que os desenhos exigem que o preparado de cor seja despejado gota a gota.


Esta primeira camada, que constitui a camada superficial de acabamento, é polvilhada com uma mistura de cimento cinzento seco e areia, o que lhe confere uma maior dureza.

Em seguida é colocada a camada de base, que consiste numa argamassa de cimento, areia e água.

Nesta fase, o mosaico é prensado. A operação de prensa é feita de uma só vez, e permite que o excesso de água da camada decorativa passe para a camada de base. Após a prensagem o molde é retirado cuidadosamente e o mosaico é verificado manualmente.

O mosaico é, então, submerso em água durante pelo menos 8 horas, dando-se a «cura da argamassa», ou seja, através de uma reacção de hidratação química o cimento endurece e solidifica. Esta reacção química através da água é a razão da denominação mosaico hidráulico.

A última fase deste processo de produção é a secagem dos mosaicos. Após serem retirados da água, os mosaicos são armazenados num local seco durante um mês para completar a cristalização do cimento. E finalmente estão prontos para serem utilizados.


Segundo vídeo:

A arte que está ficando esqueçida, ou será, substituida? veja como se faz um ladrilho hidraulíco, peças artesanais feitas sob encomenda se tornando exclusivas ao gosto de cada um, e o melhor ecologicamente correto, por que não vai ao fogo. Essa fabrica localiza-se em Barbalha - Ceará.


1 Comments:

Sérgio Manso disse...

Bom dia! Saberia informar qual o traço da massa cimentícia da camada superficial (calda)?

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010