O efeito do EXCESSO de água no concreto

Nada é mais fácil do que a adição de excesso de água de mistura de concreto pré-misturado em locais de construção. E nada é mais provável para reduzir a resistência do concreto, ou ter de fazer fazer reparos em uma construção de concreto, ou mais provavelmente a prejudicar a reputação de um empreiteiro em sua eficiência e confiabilidade.

O concreto fornecido por concreteiras são cuidadosamente proporcionados e misturados para produzir a resistência de acordo com as especificações. Menos de metade da água que ele contém é necessário para a hidratação do cimento. O resto da água está lá para tornar mais fácil o transporte e trabalhabilidade (por fornecimento de lubrificação entre as partículas de areia / agregado) e para garantir que não haverá água inerente suficiente para o processo de cura.

A concreteira fornece uma mistura na qual irá ajustar o conteúdo de água fracionada para atender às condições de verão ou de inverno de transporte e colocação.

A trabalhabilidade do concreto pedido é medida pelo teste de Slump e  está diretamente relacionada com a sua resistência à compressão - a resistência à compressão para 28 dias do concreto será reduzida aproximadamente em cerca de 1,5 MPa, para cada 20 milímetros adicional do Slump produzido por adição de água.

Para colocar isso de outra forma, cada um adicional de 10 litros de água por metro cúbico vai reduzir a resistência do concreto em cerca de 2,5 MPa.

A menos que condições extremas tornam necessário, os supervisores da obra não devem permitir que água adicional seja colocada ao concreto pré-misturado, sem a sua aprovação.

O problema sempre presente nas obras é que todos os membros a instituição dos trabalhadores aprendem rapidamente sobre o efeito de economia de trabalho que "um pouco" água adicionada tem na trabalhabilidade.

O supervisor local só pode colocar 'um pouco' de água pode ao concreto durante um derrame, para lubrificar as mangueiras.

Com este sistema não oficial utilizá-lo não leva muito tempo para adicionar 100 litros de água para uma carga de caminhão dizer (5m3) de concreto. Os efeitos serão:

(a) um aumento médio de cerca de 80 milímetros de queda sobre o Slump especificado,
(b) uma redução média na resistência à compressão de cerca de 5 MPa e
(c) uma resistência desigual na massa de concreto compreendendo um número de cargas de caminhão com variados Slumps.

A única resposta é fazer com que pelo menos um membro de cada equipe seja o responsável para uma colocação de plena consciência do mal o excesso de água pode causar.

Talvez a mais perigosa de todas as práticas é o uso de água extra para ajudar a "fluxo" de concreto ao longo das formas elevadas para diminuir pontos de lançamento. Neste caso, quando as formas são removidas depois de um período de cura normal uma fissuração estrutural grave e / ou colapso irão ter mais  possibilidade.

Efeitos do excesso de mistura de água


Embora a adição de água, em alguns casos facilite um mais fácil lançamento do concreto, as desvantagens deste incluem o seguinte:

-Baixa resistência à compressão

-A segregação da mistura de concreto, sob certas condições, resultando em qualidade variável na massa de concreto.

-Cracking - com muita água, não haverá resistência à tração inferior, e uma tendência de alta encolhimento e rachaduras serão subseqüentes.

-Varredura e dimensionamento - Sangramento do excesso de água traz muitos finos para a superfície dos pisos.

-Faixas de areia. O excesso de sangramento acima dos lados das formas água lava para fora pasta de cimento e deixa uma superfície com marcada com os grossos.

-Contaminação. Muita água em concreto colocados em classes provoca a contaminação do subleito com o líder de concreto para uma série de problemas de qualidade

Permeabilidade. Vazios deixados como o excesso de água que iram evaporar convidam a água a infiltrar-se através das paredes e pisos

Perdas - reparações dispendiosas, ou em casos extremos, a demolição e reconstrução à custa do empreiteiro.

Forças compressivas aproximadas para determinadas proporções de cimento-água são mostrados acima. Pasta de cimento precisa de menos do que a metade do seu próprio peso da água para fazer um concreto em material de construção durável.

A esta pasta cimento 'úmido' é, mais fraco ele é. O gráfico abaixo mostra como a força diminui à medida que o teor de água de uma mistura aumenta.


Quatro maneiras de minimizar tentação de acrescentar o excesso de água
Esteja pronto para aceitar concreto pré-misturado como ele chega.
Mistura prolongada no agitador caminhão torna mais rígida de concreto, e mais difícil de trabalhar
Onde existem condições especiais de colocação de concreto de alto Slump consultar a concreteira para aconselhamento sobre projetos de misturas.





Todos concreto requer a compactação adequada utilizando equipamentos e técnicas corretas.Certifique-se de que os homens suficientes estão disponíveis no local para transportar, lançar, compactar e dar acabamento ao concreto fresco.


Nota: grifei os pontos importantes e este texto é de publicação do site abaixo, explica o que venho divulgando quanto a solução de que Slump não é resistência!!!!!

http://www.ahlconrmc.com/concrete_resources.php

3 Comments:

Unknown disse...

Nesse caso, qual plastificante seria recomendado para diminuir a quantidade de agua no concreto? um abc

CUSTÓDIO CALUNGA disse...

VALEU MUITO.
Agora não serei mas tentado a acrescentar o excesso de água no concreto.

Unknown disse...

Muito bom essa análise, quando alguns desses fatores ocorrem sem a adição desproporcional de água o problema contínua sendo água? por que já presenciei várias vezes o mesmo, até então todos os responsáveis pelas concreteiras não sabem ou omitem a verdade sobre os problemas.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010