ARRASAMENTO DE ESTACA

Uma das principais causas de patologias em fundação, que muitas vezes não recebe o tratamento adequado, é a forma com que se dá o preparo da cabeça das estacas para posterior ligação com o bloco de coroamento. É por isso, que o processo de arrasamento de estaca se torna tão importante. Já que será o nível adotado para corte da cabeça das estacas.

Problemas como perda de área de contato, corte desnivelado ou irregular e presença de materiais estranhos sobre o topo da estaca. São alguns impasses que podem acontecer quando há falhas na execução desse serviço. Consequentemente, podem gerar recalques na estrutura e deformações exageradas no bloco.

Conforme a NBR 6.122:2010, é de responsabilidade do engenheiro de fundações especificar no projeto como deverá se dar a ligação estaca – bloco de coroamento. Sobretudo, para assegurar a transferência dos esforços. Para que você possa entender melhor, vamos descobrir agora o que é o arrasamento de estaca.

O que é Arrasamento de Estaca?

arrasamento de estaca é o nível adotado para o corte da cabeça de estacas das fundações. Quando se crava uma estaca, ela fica acima da cota em que deve receber o bloco de coroamento. Então, é preciso cortá-la. Para que fique exatamente no nível previsto para receber o bloco.

Há necessidade de se preparar a cabeça das estacas para sua perfeita ligação com os elementos estruturais. O concreto da cabeça da estaca geralmente é de qualidade inferior. Pois, ao final da concretagem há subida de excesso de argamassa, ausência de pedra britada e possibilidade de contaminação com o barro em volta da estacas. Por isso, recomenda- se que, durante a concretagem, o lançamento do concreto seja interrompido acima da cota de arrasamento da estaca. Para que, posteriormente, essa camada possa ser removida.

arrasamento de estaca ou o corte adequado do concreto que sobra além da cota de arrasamento, deve garantir uma cabeça de estaca plana e regular. O diâmetro da estaca e o tipo de concreto que a compõem são determinantes na definição da estratégia de preparo. Para isso, conforme determina a NBR 6.122:2010, devem-se utilizar equipamentos que não danifiquem o elemento de fundação.

Arrasador de Estacas Hidráulico

arrasamento de estaca

Arrasador de Estacas Hidráulico da União Fundações é a solução perfeita para o arrasamento de estaca de diâmetros de até 100 cm. É um processo inovador, rápido e preciso. Substitui todos os métodos tradicionais atualmente utilizados.

A tecnologia permite operar em locais de difícil acesso. Uma vez que o sistema é instalado na caçamba da escavadeira e aproveita toda a extensão do braço da máquina portadora. Contando com um sistema de engate rápido. Pode em uma simples troca de função, utilizar a pá da escavadeira.