Chiiii !!! saiu com bolhas e agora?? dicas

Recebi uma consulta de Mauricio Cardoso que fabrica peças de concreto dormidas e que aparecem bolhas e agora?

As bolhas nas superfícies verticais das formas costumam aparecer mais do que nas superfícies horizontais (não aparecem pelo menos com a mesma intensidade).

Mas os motivos deste surgimento de bolhas nas superfícies das peças podem ser:
  1. O desmoldante que deve ser utilizado para desmoldar as peças. Pode-se utilizar as receitas que publiquei em: http://www.clubedoconcreto.com.br/2013/05/desmoldantes-caseiros.html Vale lembrar que não deve-se utilizar o óleo diesel puro porque este adere na forma, leia a publicação.
  2. O traço não deve ser nem muito e nem pouco argamassado. Se for muito devemos aumentar o teor de cimento para poder preencher os vazios e se for pouco irá criar vazios entre o agregado miúdo e graúdo.
  3.  A vibração deve ser adequada ao tipo de peça que está sendo produzida. Grandes volumes requerem mais energia.Traços de argamassa requerem frequencia maior.
  4.  O concreto mais plástico favorece a um melhor acabamento da superfície, vale tentar mesmo que se perca alguma resistência.
  5. Adições tais como matacaulim/microsílica favorecem também a um melhor acabamento, porque os vazios são radicalmente diminuídos, mas com adição deve-se utilizar aditivos plastificantes que sejam compatíveis com o aglomerante utilizado (cimento).
  6. O ciclo de desmolde, ou seja o tempo desde o enchimento das formas até o desmolde, deve ser maior para se obter diminuição de bolhas.
  7. Não devo de deixar de considerar que alguns fazem: Concreto Maquiado. Este é um concreto que leva acabamento após a sua desmoldagem, não sou a favor deste procedimento porque é um custo a mais no produto, mas de vez em quando quando é preciso.. Veja em: http://www.clubedoconcreto.com.br/2014/06/a-fabrica-6-concreto-aparente-ou.html
E  .... boa sorte e espero ter dado uma ajuda para compreender e resolver este probleminha que as vezes torna-se um problemão....

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra