Coluna Shoes

Normalmente as colunas são unidas na base usando (HD) parafusos de retenção para baixo. Estes passar através de uma placa de base ligada ao betão por meio de "arranque barras 'soldada à parte superior da base. A disposição é mais eficiente para a placa de base se estender para além da face do betão como isto dá um braço de alavanca maior para os parafusos de HD. No entanto, isto é muito ineficaz para precasting uma vez que a placa de base não se encaixam no interior do molde. É útil, portanto, para a placa de base para ficar alinhada com o perfil da coluna.
Uma alternativa para a placa de base é a utilização de sapatos de coluna. Estes são, em placas de base 'mini' efeito, tendo um único parafuso HD, e incorporando as barras de partida. Geralmente associado a cada sapato coluna é o elemento correspondente que é lançada a fundação. Alguns sistemas têm uma inserção masculina que está orgulhoso da fundação. Outros têm uma inserção de fêmea e um parafuso de ligação. A vantagem da inserção feminina no fundamento é que a superfície se mantém nivelada e livre de riscos de viagem ou projeções que poderiam se tornar danificado por veículos.

Sapatos de colunas são igualmente adequados para formas redondas, retangulares ou incomuns (veja acima), e são muito rentáveis ​​em relação a placas de base, especialmente onde os tamanhos das colunas são grandes.
Coluna sapatos têm várias vantagens sobre uma única placa base.
Pesam muito menos, especialmente para uma grande coluna. Para uma coluna (digamos) 1000 x 750, uma placa de base de espessura 50 milímetros com barras de arranque pesaria mais de 300 kg, o que requer um guindaste para lidar com isso. A alternativa de vários sapatos coluna pode significar sapatos individuais, facilmente homem-manuseável.
O uso de sapatos coluna simplifica o processo de design. Ao contrário de projetos "tradicionais" da placa base, não há necessidade de verificar flexão na placa de base, tamanhos de solda, comprimentos de barras, etc Os produtos são vendidos como item padrão com uma capacidade declarada. As capacidades variam de cerca de 60 kN para mais de 1000 kN por sapato.
Vários fabricantes fornecem os produtos e existe uma pequena diferença significativa na aparência básica.A maioria dos fornecedores de software têm de escolher e justificar os tamanhos.
Sapatos de coluna podem ser usados ​​com a mesma facilidade com parafusos HD "tradicionais" em recessos de cone. Isso dá ainda maior tolerância na definição.
Sapatos são principalmente concebidos para levar cargas de tração, embora também terá algumas cargas horizontais. Os fatores limitantes são ou os parafusos de HD, ou as barras de partida, e cada um deve ser verificado se as cargas são elevadas. Se as cargas mais elevadas são necessárias, em seguida, pode ser utilizada uma cavilha num bolso. Esta pode ser uma cavilha aparafusada no, ou um toco projectando-se do lado de baixo da coluna. Para as mais altas cargas, o stub pode ser uma seção de aço ou concreto 'pin'. A área clara entre os sapatos de coluna permite que este, onde uma placa de base tradicional não faria.
Sapatos de coluna são especialmente úteis para ligar uma coluna pré-moldado para o topo de uma coluna de aço. Este exemplo ocorreu durante a construção de um grande centro comercial, quando os preços do aço voláteis mudou a escolha dos materiais. O ponto de emenda foi posicionado acima do nível do chão para minimizar momentos de flexão.

Eles também podem ser usados ​​para fornecer ligações horizontais nas extremidades das vigas, como mostrado abaixo. Para os casos especializados, tais como estas, o fornecedor deve ser envolvido em um estágio inicial.

Veja mais ligações em: