Marcador Faça o CERTO

Estou iniciando um novo marcador "Faça o Certo" onde tentarei explicar como se fazer projetos corretamente dentro das Normas Brasileiras da ABNT ou com critérios se não houver normas para o que se está projetando. Se alguém se dispuser a me ajudar e me enviar artigos com o assunto, eu prontamente os publicarei com o mérito.

Estou colocando neste marcador alguns itens que já foram publicados que estão sendo revisados.

Não acredito que sabendo o que  É CERTO se faça o que NÃO É CERTO. Mas em diversos casos tenho observado que o fator financeiro está sendo colocado em primeiro lugar e depois, muito depois os fatores técnicos.

Tenho visto muitos pré-fabricados em obras que não atendem a qualquer tipo de norma. veja alguns destes itens:

Pilares com seções reduzidas,
lajes treliçadas sem aço adicional em qualquer vão,
cálices com espessuras de parede fora do mínimo,
sapatas com placas sub-dimensionadas,
concreto sendo produzidos com a brita errada,
marquises com posicionamento de aço em posições erradas,
vigas que não cabem as armaduras de projeto,
concreto pré-misturado produzidos com água adicionada pelo motorista,
fábricas de pré-fabricados sem saber o que é um CP (corpo de prova),
peças pré-fabricadas sem espaçadores,
bem se for dizer o que vejo a lista não terá fim.

Não tenho a intenção, de forma alguma, a vir a me engrandecer com este feito, só quero que a Engenharia com seus princípios técnicos sejam colocados numa posição acima do fator financeiro, com lógica.

Faça sempre o CERTO sem subterfúgios, e procure reduzir os custos com Layout e nas operações produtivas desnecessárias que não agreguem valor ao produto.

Não é um desabafo mas, se cada um procurar fazer o CERTO e mostrar o que está ERRADO não ofendendo a Pessoas ou a Empresas iremos para a estrada da TRANQUILIDADE e poderemos dormir em paz.

Fuja da NECESSIDADE  (ouvi isto no Domingo numa Igreja em Moreno-PE) procure a forma correta de agir e fazer e VIVA e não SOBREVIVA.

Eng. Ruy Serafim de Teixeira Guerra

Vale aqui mostrar  famosa lei de Gérson:

Lei de Gérson é um princípio em que determinada pessoa ou empresa deve obter vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais (princípio seguido por uma parcela de agências e publicitários, que recebem pagamento por anúncios ou premiações pelo trabalho realizado mas não querem se responsabilizar caso o efeito da divulgação cause transtornos ou danos, eximindo-se de culpa e a transferindo para o anunciante ou para o público, como ocorreu nesse caso com a agência responsável, o que não acontece no caso de premiações, caracterizando como dissimulados praticantes da Lei da Vantagem). A "Lei de Gérson" acabou sendo usada para exprimir traços bastante característicos e pouco lisonjeiros do caráter midiático nacional que passa a ser interpretado como caráter da população, associados à disseminação da corrupção e ao desrespeito a regras de convívio para a obtenção de vantagens.