PLANILHA e explicação de vigas de concreto armado



É útil ter uma aplicação deste tipo que permita maneira fácil e relativamente rápida de verificar o dimensionamento ou vigas de concreto armado. 
geral em estruturas de concreto tem que estar muito atentos para a análise global da estrutura; no entanto, não é incomum que encontramos a necessidade de avaliar rapidamente um elemento submetido à flexão: desembarques, vigas, vôos ... e é aí que vamos tirar a utilidade deste aplicativo.
Em geral, em toda a linha, as caixas em que o usuário deve inserir dados ou escolher de uma lista suspensa têm fundo branco com box de espessura. O resto da mesa está protegida. As fórmulas ou variáveis ​​calculadas pelo programa são apresentados com fundo verde ou laranja.
Tenha em mente que no flange vigas Manual de métodos foram usados ​​unidades SI, ou seja, KN / ml (quilonewtons por metro); porém na segunda aba, vigas em flexão pura , temos usado as unidades MKS, ou seja, m · Tn (m · Ton) e Kg/cm2 
Isso acontece porque a segunda parte foi feita há algum tempo, quando o sistema MKS Fiquei muito utilizado (antes do início da CTE)
Para esclarecer a questão das unidades, então eu apresento alguns equivalência entre os dois sistemas:
  • 10 kn / ml = 1 Tn / ml = 1,000 kg / ml (cargas lineares sobre vigas)
  • 10 m · 1 m · Kn = Tn (agora aplicado a uma seção)
  • 100 kg/cm2 = 10 N/mm2 (tensão suportada por seção)
E, sem mais delongas, vamos explicar como o aplicativo funciona:
Tab Boca Handbook:
Um total de 6 diferentes tipos de vigas, uma ou mais aberturas, apoiados, embutidos, voos ... Mostrando 
No topo, o usuário deve entrar encargos, o feixe de luz e definir o caixa suspensa que corresponda ao tipo.
Para cada tipo de feixe, que é um gráfico do diagrama de momento de flexão (magenta), corte (azul) e a seta (vermelho), e os seus valores máximos (indicados no diagrama do feixe secções crítico para cada solicitação)
O programa calcula o momento máximo e de cisalhamento (consignado) para cada tipo de feixe. Dependendo escolhido essas solicitações são posteriormente utilizados para o dimensionamento da seção transversal.
Você pode escolher um tipo de GENÉRICO BEAM quando a nossa cara não corresponde a nenhum dos que aqui especificados; nesse caso, deve ser diretamente inroducir valores Mk e Vk (sem mayorar), calculamos manualmente.
Verificando Vigas de guia:
. À primeira identificar a obra e os autores calcularam elemento do projeto 
(. esforço de cisalhamento consignado) Como podemos ver, temos obtido a partir das solicitações de guia anterior Mcd (consignado momento de flexão) e VCD 
Aqui apresentamos a largura de feixe (b), o canto (h) e o revestimento de reforço (d ');também tem que escolher o tipo de aço (B-400s ou B-500s.) 
para o tipo de utilização só é permitida concreto HA-25
Como critérios de dimensionamento de usar o momento reduzido μ. Quanto mais nos aproximamos com o valor 0,252; seção é mais simples; valores admissíveis são entre 80% e 120% deste valor. Por conseguinte, o programa informa se para aumentar ou diminuir a secção transversal.
. Escuadría Depois de definir o feixe tinha para dimensionar os reforços longitudinais 
O programa nos pede por (armadura ativa) montante em cm2; para chegar a ela, podemos adicionar várias rodadas de 2 diâmetros diferentes. Quanto mais próximo o resultado se aproxima de 100%, maior a otimização do aço. 
O aplicativo também confirma se atender as quantidades mínimas, tanto geométricas e mecânicas e se encaixa armados em uma única linha (a armadura não se encaixam em um único linha não é problemático se aumentarmos o revestimento ligeiramente d ', uma vez que esta disposição reduz ligeiramente o braço mecânico d)
Quanto ao quadro de um comprimido, o programa indica, se necessário, ou simplesmente deve ter um conjunto de armadura.
Para a tabela de reforço transversal confirma que a secção esteja correcto e calcula o espaçamento entre estribos de acordo com o diâmetro do que escolher
Finalmente os resultados são apresentados graficamente no diagrama da viga.
Lembre-se que para resolver totalmente um feixe de dividi-lo em seções diferentes de acordo com os momentos (positivos e negativos) e da variação da tensão de cisalhamento:

Boca definindo armado combinamos várias seções transversais obtidas
Até agora, temos abordado a força do elemento estrutural; mas igualmente importante é a verificação das deformações para feixe suporta os elementos construtivos que ele suporta.
O cálculo exacto de flechas em vigas de concreto armado é bastante complicado e, por isso, vamos utilizar um método simplificado que recolheu em concreto padrão EHE limita a relação comprimento / profundidade efetiva.
Licença de Uso:
É relatado que este trabalho é distribuído através de uma licença Creative Commons para copiar, distribuir e transmitir o trabalho, o reconhecimento prévio do autor; sim sem uso comercial.

Cálculo de estruturas: vigas de concreto armado por  Anjo M. Cea Suberviola - arquitetura Maab  está licenciada sob uma  Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Unported . 
Baseado em um trabalho em  arkyotras.wordpress.com .
Bibliografia e Referências:
Concreto - Jiménez Montoya

1 Comments:

Unknown disse...

Bem fácil e simples de usar, e meus cálculos bateram com os manuais. Mas aparentemente os coeficientes de segurança são aplicados duas vezes.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010