Como corrigir o teor de água no traço inicial?

Digamos que tenhamos um traço inicial (que pode ser obtido com os percentuais enquadrados na curva de Fuller, ou por quaisquer outros métodos) e que procuramos obter um teor de água inicial para esta mistura.

Inicia-se com um teor estimado por fórmulas, gráficos ou por tabelas de recomendações, as sugestões estão logo abaixo, para concreto plásticos.Este teor de água é função direta da trabalhabilidade exigida, que normalmente está ligada ao tipo de vibração/equipamento/regulagens entre outros.

Para os concretos semi secos convém se adotar um teor de sete por cento como teor de água para o traço inicial, este teor varia em função da CURA e do EQUIPAMENTO DE PRODUÇÃO, portanto este teor pode ser menor. O raciocinio é lógico se a cura é controlada o teor é menor, se não é controlada este teor á maior para possibilitar a hidratação do cimento.

Veja mais aqui em Água de Amassamento:

Aqui estão as estimativa por Fórmulas:

-Fórmula 1
W=235*St^0.10 / ((DMT)^0.18)

W= água em lts/m3.
St= abatimento em mm para concreto semi seco. DMT=dimensão máxima teórica em mm previamente calculado.(ver publicação de DMC e DMT)

-Fórmula 2

Esta fórmula relaciona a dimensão máxima teórica/tipo de cimento e slump(trabalhabilidade)
(115.75-30.4*LOG10(DMT em mm))*POTÊNCIA(slump em mm;0.1)*POTÊNCIA(tipo de cimento;0.15)

Estimativa por tabela:

-Tabela 1

-Tabela 2

-Gráfico

Com a mistura do traço inicial adicionamos um certo teor de água inicial (aprox. 80%) e se adiciona a água em etapas, até se obter a trabalhabilidade requerida, vale lembrar que os aditivos devem estar nesta mistura dos 80% iniciais.

Se desejamos obter o teor de água, faz-se misturas com vários teores de água até obtermos a trabalhabilidade requerida.

Se desejamos obter o teor de aditivo, faz-se misturas com vários teores de água mais aditivo e deve ser moldado corpos de prova para estes teores a fim de se obter um julgamento.O teor de aditivo deve estar relacionado com o peso do cimento e deve ter sido colocado nos 80% iniciais da água.

É claro que antes de iniciar os trabalhos, o equipamento deve estar lubrificado, ou seja deve ter sido realizado pelo menos dois traços mas, esta quantidade pode ser maior porque depende do percurso de perdas de argamassa.

Pode parecer trabalhoso, muitos querem PULAR esta etapa que considero ser uma das mais importantes, que é a procura do teor de água/materiais secos do prof Lobo Carneiro.

Aqui também fica como conclusão que  cada equipamento de produção, com uma determinada regulagem, tem um determinado teor de água materiais secos para uma determinada mistura.

Levei muito tempo e tive muito trabalho para chegar a esta conclusão que deve ser o principio para se fazer uma dosagem para qualquer produto. Bom proveito e mãos a obra....

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra