Passo a passo armadura para pilares

22 de outubro de 2014


A armadura é composta por barras de aço, esta armadura deve ser bem-executada para garantir a segurança do edifício e dos pré-fabricados e se evitar problemas, como a corrosão, fissuras, manchas e deformações.

A armadura de um pilar é feita de estribos presos a vergalhões com arames recozidos duplos. Tudo deve ser feito de acordo com o projeto da estrutura, que determina o tipo de aço, as bitolas, o dimensionamento e o posicionamento das barras. 

As principais ferramentas utilizadas são uma bancada de madeira, dois cavaletes, tesoura para cortar aço, chave de dobrar aço, cavalete (para montar a armadura}, mesa (para dobrar o estribo), torquês, manivela, esquadro, lápis, giz, metro, chave para desamassar aço e arame recozido. Não esqueça de usar óculos, capacete e luvas.




Você pode ver aqui os tipos de pontos que podem ser dados em uma armadura e como fazer:


A colocação de espaçadores ou distanciadores garante que a armadura fique bem centralizada dentro da fôrma. Os espaçadores plásticos são mais práticos do que os de concreto e argamassa.

Lembre-se; os espaçadores de ferro são proibidos, pois podem provocar ferrugem a armadura.

Reportagem da Revista Pini.
Valentina Figuerola
Equipe de Obra n" 2, Julho/2005
Apoio técnico: Marcelo Duarte, professor  Escola Orlando do Senai- SP

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010