Produtividade - como melhorar?

A eletrônica e as novas tecnologias de comunicação tornam a vida mais rápida. Novos equipamentos, em todas as áreas, tornam os processos mais produtivos. A organização, com métodos apropriados e um gerenciamento eficaz, tornam tudo mais eficiente. Por fim, a globalização destaca o mais eficiente de cada recanto do globo e o impõe como modelo. Conseqüência: o novo mundo exige que você aprenda rápido e seja muito, muito mais produtivo do que é.

Por que tornar-se mais produtivo?

Imagine aumentar significativamente sua produtividade. Provavelmente isso é necessário e possível, mas você se pergunta primeiro: "Por que ser mais produtivo?" A resposta:

1. Porque o mundo todo está aumentando significativamente sua produtividade e se você não o fizer vai ficar "por fora".

2. Porque os outros estão empenhados nessa busca e você perderá as melhores oportunidades se não estiver também.

3. Porque já ficou claro que o desperdício, inclusive do tempo, é pernicioso para a sociedade e para o indivíduo.

4. Porque os outros exigirão isso de você.
Segunda pergunta: "Vale a pena ser mais produtivo? A vida não vai se tornar um exercício insensato de produzir, produzir, produzir?"

É lógico que tudo depende de você. Se não conduzir conscientemente o processo e mergulhar de cabeça na idéia de trabalhar, sua vida poderá ficar sem sentido. Agora, imagine por outro ângulo: quando você se torna mais produtivo, faz mais com menos - sobra mais tempo para o lazer e para o autodesenvolvimento.

Como disse o poeta Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena".

O que fazer? O que é ser mais produtivo? O que visar?

Você pode olhar para alguns ângulos principais que definem a produtividade de alguém. Quatro deles:

1. Tempo - Tudo o que você puder fazer para reduzir o tempo significa aumento de produtividade. Isso não quer dizer correr, manter-se apressado ou afobado, mas sim racionalizar e encurtar os processos, eliminando tarefas inúteis, duplicidades, tarefas de baixa contribuição, "perfeições" e detalhes desnecessários.

2. Acerto - O improviso, a indisciplina, o descaso, a preguiça levam ao erro, que consome recursos e tempo, além de causar aborrecimentos e má qualidade. É preciso fazer as coisas de modo certo, se possível já da primeira vez.

3. Serviço - Produtividade é dar ao cliente o que ele quer e algo mais que possa apreciar. Para isso é fundamental sintonizar-se plenamente com ele, respeitar suas necessidades e demandas, comunicar-se com clareza e adotar modos de superar expectativas dele.

4. Economia - De um lado entram esforços, tempo, recursos; de outro, saem resultados. Reduzir as entradas ou ampliar as saídas, isso é economia. A perspectiva econômica é fundamental em todo trabalho e levá-la em conta vai fazer grande diferença em seu crescimento pessoal.

Onde melhorar

Produtividade é o resultado de conhecimento, recursos, métodos, habilidades, motivação e direção. Melhore cada um desses ângulos e sua produtividade estará em crescimento. Vejamos:

Conhecimento

Quanto maior o conhecimento, guardadas as outras condições iguais, mais poderá fazer - e melhor - com menos dispêndio de energia e recursos. Aprender inglês e informática, por exemplo, permite um grande salto na produtividade pessoal nos dias de hoje.

Recursos

Para aumentar a produtividade, é indispensável aprender a lidar com novos equipamentos, máquinas, instrumentos, dinheiro, espaço. Deve-se buscar os melhores recursos possíveis para o trabalho e usá-los com a máxima qualificação. Um indivíduo competente em usar o telefone celular ganha muito tempo, por exemplo. Recursos mal utilizados são desperdício.

Métodos

Os métodos requerem conhecimento e disciplina. É preciso aprendê-los e efetivamente praticá-los. Ele permitem um uso adequado dos recursos, do conhecimento e até do talento individual.

Habilidades

Criar soluções, falar do jeito certo, manusear adequadamente um equipamento - são as habilidades, que podem e devem ser desenvolvidas.

Motivação

Mente limpa, envolvimento, ausência de negativismo, autoconfiança e confiança no trabalho - eis alguns ingredientes que tornam uma pessoa mais motivada. A pessoa motivada faz muito mais, torna-se mais inteligente e capaz, tem mais energia. É fundamental manter essa chama acesa.

Direção

Fazer a coisa certa, de modo certo, como lembrou Peter Drucker. Não podemos trabalhar a esmo; temos de buscar direção.