Produtividade - o que é?

14 de outubro de 2014

Produtividade contribui pouco para crescimento do país, mostra estudoProdutividade é a redução do tempo gasto para executar um serviço, ou o aumento da qualidade de produtos elaborados, com a manutenção dos níveis de qualidade, sem o acréscimo de mão-de-obra ou aumento dos recursos necessários. 

Produtividade não é somente maior quantidade. É preciso avaliar a qualidade do serviço. Por exemplo: um digitador produzia a emissão de 10 relatórios por dia. Com formação específica, passou a produzir 15 relatórios por dia, com a mesma qualidade. Isto significa que houve um ganho de produtividade de 50%. 

A produtividade pode ser sempre melhorada através da criatividade, da formação e da melhoria contínua. É o máximo da produção que a qualidade permite. O desperdício é o maior inimigo da produtividade. Ele aumenta os custos e diminui a competitividade. 

 - Desperdícios Aparentes: São desperdícios tradicionais, facilmente identificáveis: luz, água, lixo, sucata... 

 - Desperdícios Ocultos: São os desperdícios existentes nos processos de trabalho com os quais nos acostumamos, não percebendo-os como anormais. 

Veja com combater os desperdícios:
 - Observe bem o processo de trabalho, desenhe as seqüências das operações através de Espinhas de Peixe ou Fluxogramas. 
 - Localize os pontos de perdas.
(Não esquecer da Sinergia) 

Para conseguir melhor produtividade, é importante: 
 - Ter preocupação com o ambiente de trabalho, seja em seu aspecto físico ou no relacionamento com os colegas. (ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de amizade e confiança);
 - Investir na formação básica e na qualificação profissional dos funcionários (cursos de alfabetização, supletivos, de habilidades e atualização tecnológica); 
- Valorizar o profissional, afastando-o do medo, da insegurança, propiciando o conhecimento de assuntos de interesse do seu trabalho (palestras, encontros, trabalhos em grupo);
 - Demonstrar respeito pelos direitos e obrigações dos funcionários, incentivando-os a uma maior auto-estima e confiança em sua capacidade. 

As vantagens da qualidade e da produtividade:
- para o cliente 
- Recebe os serviços dentro dos prazos, nas especificações corretas e com preço adequado, conforme combinado; 
 - Pode sugerir melhorias para a empresa, adequando, cada vez mais, o serviço às suas necessidades. 

-para a empresa 
- Cria sistemas que permitem a produção padrão dos seus serviços, atendendo ao cliente de forma organizada e controlada; 
- Ganha fama, mais clientes e mais solidez no mercado. 

- para o profissional 
- Trabalho confiável, seguro e em ambiente saudável; 
- As atividades são realizadas por todos de forma integrada e sob controle; 
- Desenvolvimento individual dos funcionários.


http://paginas.fe.up.pt/~ee95078/trab/eg/produtividade.html

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010