Produtividade é a redução do tempo gasto para executar um serviço, ou o aumento da qualidade de produtos
elaborados, com a manutenção dos níveis de qualidade, sem o acréscimo de mão-de-obra ou aumento dos recursos
necessários.
Produtividade não é somente maior quantidade. É preciso avaliar a qualidade do serviço.
Por exemplo: um digitador produzia a emissão de 10 relatórios por dia. Com formação específica, passou a produzir 15
relatórios por dia, com a mesma qualidade. Isto significa que houve um ganho de produtividade de 50%.
A produtividade pode ser sempre melhorada através da criatividade, da formação e da melhoria contínua. É o máximo
da produção que a qualidade permite.
O desperdício é o maior inimigo da produtividade. Ele aumenta os custos e diminui a competitividade.
- Desperdícios Aparentes: São desperdícios tradicionais, facilmente identificáveis: luz, água, lixo, sucata...
- Desperdícios Ocultos: São os desperdícios existentes nos processos de trabalho com os quais nos acostumamos, não percebendo-os como anormais.
Veja com combater os desperdícios:
- Observe bem o processo de trabalho, desenhe as seqüências das operações através de Espinhas de Peixe ou Fluxogramas.
- Localize os pontos de perdas.
(Não esquecer da Sinergia)
(Não esquecer da Sinergia)
Para conseguir melhor produtividade, é importante:
- Ter preocupação com o ambiente de trabalho, seja em seu aspecto físico ou no relacionamento com os colegas.
(ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de amizade e confiança);
- Investir na formação básica e na qualificação profissional dos funcionários (cursos de alfabetização, supletivos, de
habilidades e atualização tecnológica);
- Valorizar o profissional, afastando-o do medo, da insegurança, propiciando o conhecimento de assuntos de interesse
do seu trabalho (palestras, encontros, trabalhos em grupo);
- Demonstrar respeito pelos direitos e obrigações dos funcionários, incentivando-os a uma maior auto-estima e confiança
em sua capacidade.
As vantagens da qualidade e da produtividade:
- para o cliente
- Recebe os serviços dentro dos prazos, nas especificações corretas e com preço adequado, conforme combinado;
- Pode sugerir melhorias para a empresa, adequando, cada vez mais, o serviço às suas necessidades.
-para a empresa
- Cria sistemas que permitem a produção padrão dos seus serviços, atendendo ao cliente de forma organizada e
controlada;
- Ganha fama, mais clientes e mais solidez no mercado.
- para o profissional
- Trabalho confiável, seguro e em ambiente saudável;
- As atividades são realizadas por todos de forma integrada e sob controle;
- Desenvolvimento individual dos funcionários.
http://paginas.fe.up.pt/~ee95078/trab/eg/produtividade.html
http://paginas.fe.up.pt/~ee95078/trab/eg/produtividade.html
0 Comments:
Postar um comentário