Estruturas de Concreto Protendido (03)


Protensão Concêntrica e Protensão Excêntrica :

Concêntrica :
Protensão Concêntrica é o tipo de processo de pré-esforço, onde um pré-esforçado da força é aplicada no centro da secção transversal, onde o centro de gravidade do concreto é com o centro de gravidade de aço / cordoalhas. 

Figura-01 indica uma secção transversal de uma armação protendida concêntrica com o seu respectivo diagrama de todo as tensões,

Tiragem por Engr. Snehashish Bhattacharjee (Tushar), seasoft022.blogspot.com

Figura-01: C ross-seção de uma viga Concentric pré-esforçado com seu toda respectivo diagrama de tensão

Nesta Figura-01, a força de pré-esforço F é aplicado sem excentricidade. Isso significa que F é aplicada à viga no centróide de a sua secção transversal. Sob esta condição de feixe vai ser submetido a uma tensão de compressão uniforme (-F / A) ao longo do seu comprimento (mostrado na Figura-a) . Um concentrado força descendente P também tem aplicado no meio da extensão desta seção transversal. O efeito deste concentrado para baixo força P será o máximo na amplitude média e o estresse devido a P a meio vão variará simetricamente a partir de um esforço de compressão na parte superior (-O meu / I) para uma tensão de tracção na parte inferior (+ Meu / I) da viga (mostrado na Figura-b) . Hoje, a combinação da Figura-a) e Figura-b) será a tensão de compressão máxima na parte superior e na tensão mínima de compressão inferior (mostrado na Figura-c) .

Se a amplitude de (F / A) e (Meu / I) são iguais, então a combinação da Figura-a) e Figura-b) mostra o stress de zero a secção de fundo e tensão de compressão máxima em secção superior(mostrada na figura- c) .

Excêntrica :
Protensão Excêntrica é o tipo de processo de protensão em que é aplicada uma força pré-esforçada não no centro do feixe, é aplicada com um valor de excentricidade, e desde o centro da secção transversal de uma viga, onde o centro de gravidade do concreto não está no centro de gravidade de aço / cordoalhas .

Figura-02 indica uma secção transversal de uma armação protendida excêntrica com todo o seu respectivo diagrama de tensão,


Tiragem por Engr. Snehashish Bhattacharjee (Tushar), seasoft022.blogspot.com

Figura-02: C ross-seção de uma viga Eccentric pré-esforçado com seu toda respectivo diagrama de tensão

Nesta Figura-02 , a força de pré-esforço F é aplicado com um valor de excentricidade. Isso significa que F é aplicada à viga não no centróide de a sua secção transversal. Esta força de pré-tensionamento F vai ser aplicada a uma distância abaixo do centro de gravidade da viga. Sob esta condição de feixe vai ser submetido a uma tensão de compressão uniforme (-F / A) ao longo do seu comprimento (mostrado na Figura-a) . Embora uma força excêntrica pré-tensionamento é aqui aplicado, o efeito da pré-tensão excentricamente força será muito simetricamente de uma tensão de tracção na parte superior (Fey + / I) a um esforço de compressão na parte inferior (-Fey / I) do feixe ( mostrado na Figura-b) . Um concentrado força descendente P também tem aplicado no meio da extensão desta seção transversal. O efeito deste concentrado para baixo força P será o máximo na amplitude média e o estresse devido a P a meio vão variará simetricamente a partir de um esforço de compressão na parte superior (-O meu / I) e tensão de tracção na parte inferior (+ Meu / I ) do feixe (mostrado na Figura-c) . Hoje, a combinação da Figura-a) , Figura-b) e Figura-c) será o mínimo esforço de compressão na parte superior e a tensão de compressão máxima inferior (mostrado na Figura-d) .

Métodos de pré-esforço:
A força de tração deve ser aplicada às tiras de aço, ou cabos (elementos pré-esforçados) para induzir a necessária tensão de compressão no betão. Assim, a força de pré-esforço, que é uma força de tração no pré-esforço elemento produz uma tensão de compressão no concreto circundante.

A tensão nos elementos pré-esforçados pode ser aplicado de duas maneiras diferentes, ou dois diferentes métodos de pré-tensionamento que são:

------ Pré-tensionamento Método,
------ Pós-tensionamento Método.

Método de pré-tensionamento:
Pré-tensionamento é que tipo de método de pré-esforço pelo qual força de pré-esforço é aplicado antes do vazamento de uma viga. Por este processo, é aplicada a primeira força de pré-esforçado, então cofragem processo de uma viga é realizada e, finalmente, fundição / processo de cura seja concluída.

No método de pré-tensionamento , pré-esforço elemento é tensionada antes do concreto circundante é lançada ou derramado. Em seguida, o concreto ao redor é lançado com os elementos pré-esforçados em contato direto com o concreto. Portanto, o método de pré-tensionamento, a tensão é transferida do elemento de pré-esforço ao concreto ao longo do comprimento dos elementos pré-esforçados e não há movimento relativo entre o elemento de pré-esforço e o concreto circundante.

Figura 03 indica-a secção transversal & elevação de uma viga I-com o método de pré-tensionamento,

Tiragem por Engr. Snehashish Bhattacharjee (Tushar), seasoft022.blogspot.com

Figura-03: C & ross seção elevação de um I-viga com pré-tensionamento Método

Método de pós-tensão:
Pós-tensionamento é que tipo de método de pré-esforço pelo qual força de pré-esforçado é aplicado após vazamento de uma viga. Por este processo, no primeiro processo de cofragem, a carcaça / processo de uma viga de cura é a força é aplicada então pré-esforçado completa. Em Método de pós-tensão , elemento pré-esforço é tensionado após o concreto ao redor é moldado e curado. No pós-tensão, o concreto é essencialmente elenco curada após os elementos pré-esforçados com algum revestimento ou apenas o duto para transportar os elementos pré-esforçados são definidos com o perfil desejado. Em seguida, os elementos pré-esforçados são tensionados e que tensionada é preservada por ancorar a uma extremidade e por alavanca na outra extremidade dos elementos. 

Uma vez que um separador é proporcionado entre o elemento de pré-esforço e concreto circundante (por meio quer de revestimento ou, furo duto) ao longo do comprimento do elemento, o movimento relativo entre o betão pré-esforçados elemento envolvente e tem lugar. Força de pré-tensionamento é transferida a partir do elemento de pré-esforço para o betão apenas nas extremidades do elemento de pré-esforço por meio de dispositivo de ancoragem. Por conseguinte, no método de pós-tensionamento, a eficácia de elementos pré-esforçados depende da eficácia dos dispositivos de ancoragem nas suas extremidades utilizados.


Figura-04 indica a seção transversal e elevação de um I-viga com o método de pós-tensão,

Tiragem por Engr. Snehashish Bhattacharjee (Tushar), seasoft022.blogspot.com

Figura: 04 C ross seção e elevação de um I-viga com o método de pós-tensão

Figura-05, indica a seção transversal e elevação de uma viga viga / caixa segmentar com o método de pós-tensão,
Tiragem por Engr. Snehashish Bhattacharjee (Tushar), seasoft022.blogspot.com

Figura: 05 C ross seção & segmentar viga com o método de pós-tensão

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010