Estruturas de Concreto Protendido (02)

Conceitos de Estruturas de Concreto Protendido:

Há três conceitos de Estruturas de Concreto Pré-esforçado, estes são,

1 conceito: pré-esforço para transformar concreto em material elástico ,
2 conceito: pré-esforço para a combinação de aço de alta resistência à alta concreto força,
3 conceito: pré-esforço para alcançar o balanceamento de carga.


1  conceito: Pré-esforço para transformar concreto em material elástico:
Durante a pré-esforço do concreto; que é um material quebradiço é transformado para um material elástico, dando pré-compressão. Isto é feito através da compressão do concreto por aço geralmente sob alta tensão, de modo que o concreto quebradiço seria capaz de suportar o esforço de tração.
De modo que pode dizer-se que a pré-tensão envolve a pré-compressão do concreto.


2  conceito: Pré-esforço para a combinação de aço de alta resistência para concreto de alta resistência:
O concreto pré-esforçado é feito da combinação de dois materiais de elevada qualidade, tais como concreto de alta resistência e de aço com alta resistência em um membro ativo porque tal combinação ativa resulta muito melhor comportamento dos dois materiais.
De modo que pode dizer-se que o concreto pré-esforçado de combinação é feita com materiais de alta qualidade num membro ativo.

3 conceito: Pré-esforço para alcançar o balanceamento de carga:
A aplicação deste conceito requer uma tomada de concreto como um corpo livre e substituindo os tendões com forças para ativa no concreto ao longo do período.

Desenvolvimento Histórico de concreto pré-esforçado:
Figura-01 mostra um fluxograma do desenvolvimento histórico de estruturas de concreto pré-esforçado,


Fluxograma por Engr. Snehashish Bhattacharjee (Tushar), seasoft022.blogspot.com


Figura-01: desenvolvimento histórico da Pré salientou-Estruturas de Concreto

Vantagens do concreto pré-esforçado:
As vantagens do concreto pré-esforçado são como se segue,
--- Alta capacidade de carga,
--- Estrutura pré-testada,
--- Livre de tensão,
--- Menos de deflexão,
--- Relativamente econômico,
--- Estrutura-com menos Fissuras,

O concreto pré-esforçado é pré-testado ou seja, tem concreto Pré-certificado:
Na produção de pré-esforçado estruturas de concreto, tanto pré-tensionamento e pós-tensão --- este projeto é baseado na carga esperada calculado, que são tidos em segurança. Durante a operação de pré-esforço, o aço é submetido a uma elevada tensão de tração e quando a pré-tensão é transformada para o concreto, o concreto é submetido a um elevado esforço de compressão. Assim, em certo sentido, o concreto e aço são submetidos a altas tensões, mesmo antes da aplicação de qualquer carga.

Se pré-esforçado rachaduras concretas, ele se comporta como um concreto armado:
Na viga de concreto pré-esforçado, a capacidade do concreto para levar tensão de tração é destruído como as rachaduras são desenvolve o que é censurável por qualquer estrutura pré-esforçado onde craqueamento pode resultar em deformações excessivas. Por isso, pode-se dizer que, depois de quebrar o feixe de concreto pré-esforçado se comporta essencialmente como uma viga de concreto armado Ordinária.


Deflexão é pequeno em caso de concreto pré-esforçado:
Quando o pré-esforço é transformado em concreto, a compressão com o concreto desenvolve como um resultado de que a curvatura ou deflexão ascendente ocorre. Quando a estrutura é submetida a cargas de trabalho, as cargas causar a deflexão para cima, para diminuir e eventualmente tornar-se linear. Se a estrutura é submetida a cargas mais adicionais, em seguida, começa a desviar para baixo. Assim, pode-se dizer que o concreto pré-esforçado é muito mais forte e mais capaz de resistir as cargas e, portanto, a sua deflexão é pequena.


Figura-02 indica a comparação de forma deflexão entre Concreto pré-esforçado e Concreto Armado em diferentes casos,

Figura-02: COMPARAÇÃO de forma deflexão entre Concreto Protendido (CP) e Concreto Armado (CA) em diferentes casos


Técnica do Concreto Pré-Esforçado:
O concreto pré-esforçado é um tipo de forma de concreto armado. Técnica de pré-esforço constrói na tensão de compressão durante a construção.Isso pode reduzir significativamente o peso da viga e laje também por uma melhor distribuição das tensões na estrutura para fazer a melhor utilização possível de reforço na construção.

Resistência à flexão do Concreto Pré-Esforçado:
A força de um membro do pré-esforçado para resistir à flexão fracasso devido à flexão de carga / momento é chamado a resistência à flexão do Menbro de Concreto pré-esforçado. A resistência à flexão ou, resistindo momento é conseguida pelo efeito de acoplamento da força de tração do aço e da força de compressão do concreto.


Comparação econômica entre pré-esforçado Concreto e concreto reforçado com base na capacidade de carga de cisalhamento:

O uso do tendão em estrutura pré-esforçada ajuda a transportar alguma da corte em um membro.Além disso, a pré-compressão do concreto tende a reduzir a tensão princípio aumento da força de cisalhamento. Assim, para alguns carregamento externo; cada coisas mais sendo igual, a força de cisalhamento em concreto pré-esforçado é menor do que no concreto armado. Por isso, é possível utilizar na secção de concreto pré-esforçado para transportar uma quantidade extra de carga externa num feixe. Há também uma economia definido em estribos. Estes reduzir o peso fará com que o membro pré-esforçado mais econômico do que reforçado membro concreto para qualquer construção.

Figura-03 indica o fracasso devido ao cisalhamento rachaduras em viga de Concreto Armado (CA),



Figura-03:  devido ao cisalhamento falha na viga de concreto armado,

Em caso de estrutura extensão longa, o principal obstáculo é o momento em que se forma a partir do super-auto-peso imposto carga morta e carga viva. Como as estruturas de concreto pré-esforçado é muito mais forte para resistir à carga e mais delgado com menos área de seção transversal resultando menor quantidade de peso morto. Por este motivo as estruturas extensão da longa são de forma eficaz e economicamente construir usando concreto pré-esforçado.

Pré-esforçado estruturas de concreto é feito de combinação de dois materiais de alta qualidade, tais como alta concreto força e aço de alta resistência em um membro ativo, pois tal combinação ativa resulta muito melhor comportamento dos dois materiais, de modo que pode dizer-se que o concreto pré-esforçado é uma consideração importante em qualquer construção.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010