O que significa MPa ?




A Engenharia tem uma solução para cada caso. Consulte um Bom Engenheiro, que não seja formado na UNI-Esquina. Não banque o aprendiz de feiticheiro, antes que a casa caia. 

Segue resposta relativa a primeira parte da pergunta. 

Resistência Característica do Concreto à Compressão 

O cálculo de uma estrutura de concreto é feito com base no projeto arquitetônico da obra e no valor de algumas variáveis, como por exemplo, a resistência do concreto que será utilizado na estrutura. 

Portanto, a Resistência Característica do Concreto à Compressão (fck) é um dos dados utilizados no cálculo estrutural. Sua unidade de medida é o MPa (Mega Pascal), sendo: 

Pascal: Pressão exercida por uma força de 1 newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força. (força aplicada dividida pela área de aplicação)

Mega Pascal (MPa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 Kgf/cm². 
Por exemplo: O Fck 30 MPa tem uma resistência à compressão de 305,916 Kgf/cm². 

O valor desta resistência (fck) é um dado importante e será necessário em diversas etapas da obra, como por exemplo: 

Para cotar os preços do concreto junto ao mercado, pois o valor do metro cúbico de concreto varia conforme a resistência (fck), o slump, o uso de adições, etc. 

No recebimento do concreto na obra, devendo o valor do fck, fazer parte do corpo da nota fiscal de entrega, juntamente o slump. 

No controle tecnológico do concreto (conforme normas da ABNT), através dos resultados dos ensaios de resistência à compressão.

4 Comments:

Unknown disse...

Bom dia e muito completa as informações mais sem embargo faço sugestão de colocar o significado de cada abreviação muito obrigado e bom dia

Lolita disse...

Explique melhor

Anônimo disse...

Fala fala e nao explica nada todo sabe do mpa do concreto sabe nem explica

Anônimo disse...

É porque ele não foi formado na uni_esquina .com essa arrogância a explicação deveria ser completa pelo menos.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010