O que é Painel Treliçado?

O Painel Treliçado é um elemento que contém as mesmas características de uma laje treliçada. Estas lajes podem ficar aparentes, podendo dispensar chapisco e reboco.O painel treliçado é fabricado por diversos fabricantes de lajes com larguras variando de 25/33/40/100/125cm  e a sua armação treliçada varia de acordo com a altura que depende do vão e das cargas aplicadas.

Resultado de imagem para PAINEL TRELIÇADOSendo assim, os painéis treliçados permitem a distribuição de armaduras positivas e negativas nas duas direções, o que possibilita distribuição de qualquer tipo alvenarias sobre a laje.

Podem ser fabricados dois tipos de painéis:

Laje Painel Maciça: São lajes com painéis pré-fabricados e montados justapostos, com dispensa do uso de formas de madeira, o que agiliza o processo de montagem, ao final resultando em uma laje que é, em todos os aspectos uma laje maciça e também reduz o escoramento. Além de obras residenciais, são indicados também para pontes, viadutos, garagens, passarelas e obras de alto nível de industrialização, compondo a estrutura com vigas metálicas ou pré-fabricadas.

Laje Painel Aliviada: Apresentam as mesmas vantagens da Laje Painel Maciça, usando elemento leve como EPS, permite a utilização em grandes vãos com redução de peso, além de proporcionar maior conforto térmico e acústico.O EPS tem além da finalidade de reduzir o consumo de concreto, que é um fator muito importante dentro de uma planilha de custos, a função também de reduzir o peso próprio da laje, refletindo diretamente no alívio das estruturas e fundações, o que também se traduz em economia.

Armaduras: Permite a distribuição da ferragem negativa nas duas direções, solução bastante indicada para alvenaria estrutural, por distribuir as cargas sobre todos os apoios. Deve-se porém observar que a solução de armação bidirecional é indicada somente para vãos quadrados ou próximos disso: Em medida que o vão transversal aumenta, a função de bidirecionalidade diminui numa determinada razão.

Projeto de montagem: Deve-se sempre solicitar junto com orçamento do fabricante a Ferragem positiva e negativa com o respectivo projeto de montagem. Solicite neste projeto de montagem os consumos de concreto e o resumo do aço para a sua obra, de acordo com os cálculos do orçamento. Com esses dados em mãos, fica fácil então fechar a planilha completa de custos da laje e poder comparar os orçamentos recebidos, sem se deixar seduzir apenas pelo preço inicial do fornecedor.

Para garantir a qualidade e principalmente a durabilidade da estrutura, deve-se ter a máxima atenção na escolha do fornecedor do painel treliçado, cuidados básicos na fabricação quanto à resistência do concreto, cobrimento das armaduras com espaçadores adequados para poder lhe proporcionar "Qualidade na Medida Certa".