Uma nova laje nervurada - Holedeck

5 de março de 2015

Este é um conjunto de laje nervurada que ganhou o Prêmio Empreendedor 2014 para ser capaz de reduzir mais de 50% do volume das lajes de concreto maciço em comparação com cerca de 20% do concreto contra clássico bidirecional.
Reticular com buracos
Este é o sistema Holedeck desenvolvido por uma arquitetos espanhóis e que consiste em tomar a laje nervurada com a máxima eficiência.
A ideia é usar o conceito de bielas e tirantes de um feixe de nervos dos lajes nervuradas.Ou seja, é para evitar a colocação de concreto na área de nervos que isso não funcionar.
Bielas e tirantes no feixe
A imagem acima pode ser visto perto de bielas e tirantes em uma viga. Na zona interior para triângulos em vermelho linhas tracejadas, é onde o concreto ou " clique ou cortar "para resistir à flexão ou cisalhamento. Portanto, podemos dispensar o concreto.
Mitigação no nervo
O benefício imediato é as poupanças de material e, assim, o menor peso da laje , sem aumentar o tempo de execução ou número de armado em comparação com o normal, bi-direcional.
gapped reticular
Mas, na verdade, há mais vantagens que vêm indiretamente: Ao fornecer nervuras ocas, as instalações podem atravessar as costelase reduzindo a necessidade de maior profundidade da laje e de forros falso no teto. Esta economia de pé direito, entre 30 e 50 cm por pavimento, você pode ganhar um todo a cada 5 pavimentos ganhar um e, assim, aumentar significativamente a área construída para a mesma superfície do volume, reduzindo todos os elementos estruturais verticais: entre 10 e 20% de economia em fachadas e paredes interiores e entre 10 e 20% dos pilares se carregar paredes estruturais.
instalações reticulares
Em seguida, vêm os benefícios destas reduções: diminuindo a superfície das paredes, podemos reduzir as perdas de energia. Nós salvamos a necessidade de certos elementos de construção, podemos melhorar o caminho das instalações ...
Além disso, a geometria do piso proporciona um desempenho acústico melhorado.
Acústica reticular
Como no caso de lajes nervuradas, este sistema é adequado para grandes vãos, atingindo Vãos 10-18 m com uma altura de laje entre 50 e 60 cm . O inter eixo entre as nervuras é de 80 cm e a largura de nervuras permite alcançar uma resistência ao fogo de 120 minutos. Tudo semelhante ao comportamento de uma laje bi-direcional convencional com formas recuperáveis.
Realmente estes arquitetos não encontrei nada de especial. O mérito não acho que é na ideia dos vazios (uma ideia, em vez de bem-conhecido e utilizado em outros tipos), se não a inteligência para a sua construção não é mais caro (em tempos de execução) para reticular o habitual e encontrar e promover os benefícios desses vazios. No vídeo abaixo você pode ver como é o sistema de construção engenhosa desta laje usando caixotes especiais recuperáveis :


O aspecto estético é também um factor a considerar:
FOTO holedeck

2 comentários:

paulo santos disse...

Bom dia Ruy, você tem conhecimento se no Brasil existe algum empreendimento que te aplicado este sistema?
Grato,
Paulo

ruy guerra disse...

Desconheço obras executadas no Brasil com esse sistema inovador...
Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010