Crise (3) (planilha ponto de equilibrio)



Sabendo a sua Margem de Contribuição (MC) , vamos ao Ponto de Equilíbrio:
O Ponto de Equilíbrio (também conhecido como Break Even Point) é o indicador que te diz o quanto você precisa faturar em um mês para empatar as contas da empresa no zero a zero (Receitas = Despesas).

De forma simples, o ponto de equilíbrio te permite saber o número de unidades que devem ser vendidas para se alcançar o “empate financeiro”. Teoricamente, se a sua empresa vender esse número determinado de unidades, ela terá lucro/prejuízo no período em questão.

Esse tipo de informação é essencial para analisar a viabilidade do seu negócio. Se por um probleminha ou outro seu ponto de equilíbrio for impossível se de alcançar com a sua capacidade de produção, alguma coisa precisa ser feita. 

Nesse caso, depois de fazer a conta de receitas menos as despesas diretas devemos saber se sobrou algum Real para pagar os custos fixos,  se houver sobra indica o lucro. O mais legal, é que de forma simples conseguimos perceber como fazer o cálculo do ponto de equilíbrio.
Resumo:
Apesar de ter um nome complicado e que não quer dizer tanta coisa assim em uma primeira análise, a margem de contribuição é importante demais para o seu negócio e, por isso, precisa ser levada em consideração quando você estiver definindo a sua estratégia de precificação. 

Lembre que:

Margem de Contribuição unitária = Preço de Venda unitário – ( Custos Variáveis unitários + Despesas Variáveis unitárias)

Ao pensar no seu preço de venda, lembre-se de avaliar a margem de contribuição e os reflexos que isso provocará no volume necessário de vendas e não em função do preço da concorrência;

Identifique o volume mínimo de vendas necessário para se pagar (ponto de equilíbrio) e eventualmente quanto vender a mais para ter o lucro que você deseja;

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