Corrigindo os Agregados na Mistura

Tradução pelo Google de um artigo de Concrete Producer, esta é outra boa pergunta
Q: Eu sou bastante novo no negócio de concreto e eu sei que a relação água-cimento de um mix afeta o quão bem o concreto despeja. Mas por que eu deveria também se preocupam com algo chamado "umidade agregado", e que é isso?
R: Esta é uma questão importante, porque dosagem mistura, trabalhabilidade, a força, o ar ea durabilidade dependem do mix ter o teor de água direita, que também requer ajuste de água em lote para a umidade agregado. Ajuste a umidade está se tornando importante com o crescente uso de aditivos controladores de trabalhabilidade eo aumento do uso de especialidade concreta, tais como auto-consolidação (SCC) e concreto permeável. Mas, primeiro, aqui é algum fundo.
Quando são agregados "molhado", significa que a água é na superfície das partículas, e de "água livre de agregados" torna-se parte da água total do lote assim que o agregado vai para dentro do misturador. Para um agregado "seco", algum do lote de água será absorvido nos poros do agregado durante a mistura e o transporte.
Os produtores de concreto irá adicionar água lote extra para contabilizar agregados secos, e espera voltar a água lote para compensar agregados molhadas. O montante do ajuste depende da porosidade total, condição de umidade, e pesos de lote. Não é incomum para o valor de ajustamento para estar no intervalo de 1-3 litros de água por jarda, ou 10 a 30 litros de uma carga de 10 jardas.
Esse ajustamento pode aumentar ou diminuir queda em até 1 a 3 polegadas. Se a água lote não é retido para agregados molhadas, a mistura pode chegar ao canteiro de obras em uma queda de 3 polegadas maior do que o esperado. O inverso pode acontecer se a água não é adicionada para compensar agregados secos.
Mesmo que uma mistura que é muito seco pode ser feita viável com, mid-range normal, ou redutores de água de gama alta, a dose necessária é altamente sensível ao teor de água. Quando superplastificantes são utilizados, é comum para lote da mistura para uma queda pré-determinada com base em água por si só (-queda de água). As correcções de humidade agregado são necessárias ou a queda preplasticized pode ser maneira fora do alvo, que conduz a uma mistura que é demasiado fluido ou então seco, que uma dose muito alta de superplastificante é necessária.
Além de influenciar a trabalhabilidade do concreto, ajustes de umidade também afeta a resistência do concreto. Para uma mistura de seis saco (seis sacas x £ 94 por saca de cimento, por jarda cúbica) um galão adicional de água pode reduzir a resistência do cilindro de 28 dias por cerca de 130 psi.
Não importa se a água foi adicionada intencionalmente ou como um resultado de um aumento no teor de humidade não compensada agregado. Se um ajustamento de água típica está na gama de 1-3 litros por quintal, que por si só pode contribuir para uma 100 a 400 psi de variação de força.
Então, quem faz essa correção? Felizmente, a correcção de humidade total é aplicada rotineiramente pelo produtor no momento da dosagem, estimando a condição de os agregados de humidade e mudando para os pesos dos lotes conforme necessário.
Os cálculos geralmente são feitas automaticamente no computador de lotes com base em valores de entrada para umidade agregado e absorção. Dados de umidade agregado eo número de libras ou galões de água ajustado normalmente são impressos no bilhete lote.
Assumindo a responsabilidade
É da responsabilidade do empreiteiro para fazer suas exigências para propriedades do concreto e uniformidade claras para você, o produtor de concreto. Ele deve descobrir quão sensível seu mix é a mudanças no conteúdo de água. Se envio de pacotes do produtor inclui um "três pontos-curva", esta pode ser uma ferramenta ideal para mostrar como a força varia de acordo com o teor de água na mistura específica. Um contratante pode também realizar alguns testes de campo com adição de água cuidadosamente monitorizados para descobrir como doses de abatimento ou de mistura variam com água.
No início do trabalho, é ideal se o contratante passa algum tempo com o produtor e caminha através de um bilhete de lote típico, item por item, para descobrir exatamente o que os números significam umidade, como eles são medidos, e como as correções são feitas .
Neste momento, o empreiteiro pode aprender os agregados são processados. Eles são presoaked? Eles são armazenados disfarçado? Eles são providos da pedreira tão rápido quanto o concreto é enviado? Se o contratante está familiarizado com o processo, você e ele vai ser melhor preparados, eo empreiteiro vai se tornar um cliente mais educado.
- Por Kenneth C. Hover, Ph.D., PE, um engenheiro de estruturas materiais / e professor de engenharia estrutural na Universidade de Cornell, Ithaca, NY, e um orador popular em World of Concrete. Este apareceu originalmente na revista concreto construção.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010