Onde devemos adicionar o Super Plastificante?

3 de agosto de 2015

Tradução pelo Google de um artigo de Concrete Producer, é uma boa pergunta

http://www.theconcreteproducer.com/concrete-materials-and-admixtures/should-superplasticizers-be-added-at-the-plant-or-the-jobsite.aspx?dfpzone=problem_clinic


PERGUNTA } Como produtor de mistura pronta, podemos adicionar superplasticizer na fábrica, para um melhor controle sobre o concreto. Um engenheiro especifica o superplasticizer a ser adicionado no local após a queda inicial do concreto é verificada. Um projeto para que nós estamos fornecendo concreto é limitado pelo espaço para testar caminhões antes da descarga eo empreiteiro diz que está a abrandar o projeto.Quais são os fatores decisivos em determinar onde é acrescentado o superplasticizer?
ANSWER } Vamos começar dando uma olhada no teste de queda e descobrir o que ele nos diz.Começamos por preenchimento de um cone especificado na forma especificada (três elevadores rodded 25 vezes cada elevador). Em seguida, puxe o cone na vertical e deixar o concreto de queda livre para um local de repouso.Chamamos cair a medição da altura original para o centro deslocado para esse lugar de descanso final.
Por isso, é medir trabalhabilidade, finishability, serenidade, reologia, relação água-cimento, o concreto ou como reage a gravidade eo ciclo lunar. A queda pode ter sido uma boa indicação de relação água-cimento embora agora entendemos que muitas coisas podem mudar a queda diferente teor de água.
Mudanças simples, como teor de areia ou a forma do agregado graúdo pode mudar a queda. Alterar o conteúdo de cimento suplementar ou fontes pode ajustar a queda. E, evidentemente, misturas de hoje podem fazer uma aparência 0,22 água para cimento rácio como uma proporção de 0,90 de água para cimento. Queda não é um meio de design para a força de uma mistura.
A consistência teste mede queda de lote para lote. Nós realmente não têm uma verdadeira medida de sua ganho de força até sete a 28 dias depois de colocar concreto. Medimos propriedades para consistência, queda, o conteúdo do ar e unidade de peso em relação aos dados históricos ou lotes experimentais para indicar o desempenho de concreto.
Muitas vezes eu dou apresentações relativas à produção e teste de concreto e falar sobre unidade de peso de ser um dos melhores indicadores de desempenho concretos e consistência lotes. Se o peso da unidade muda, algo mudou na mistura.
O problema é que existem muito poucos lugares onde a agência de testes realiza unidade de peso de forma rotineira. Portanto, voltamos a cair testes. Se um bilhete lote indica o material adequado indo para o lote de cada vez e a depressão está numa gama de +/- 1 polegada, a consistência de betão pode ser adequada. Se a queda varia várias polegadas entre lotes, gostaria de questionar o controle do sistema de dosagem de qualidade.
Portanto, se o ensaio de abatimento é medir a consistência do lote, onde e quando o superplastificante é adicionado não interessa, desde que seja consistente. Considere a seguinte especificação: O concreto deverá chegar no local com um máximo queda de 3 polegadas. Depois de superplastificante é adicionado a queda máximo será de 8 polegadas.
Neste caso, quatro lotes chega, todos de 2,5 polegadas. Em seguida, o superplastificante é adicionado e todos eles medem 7,5 polegadas. O quinto caminhão chega a uma queda de 6 polegadas. É rejeitada devido à queda excessiva, já que é algo óbvio aconteceu no lote de aumentar queda.
Agora, considere a adição de superplastificante na planta de mistura pronta. Os quatro primeiros caminhões iria aparecer no local em 7,5 polegadas queda; o quinto em 11,5 polegadas. Isso indica que o mesmo problema no lote eo caminhão seria rejeitado. Mesmo resultado, mas a mistura já está no caminhão.
Eu prefiro acrescentando redutores de água, incluindo superplastificantes, na fábrica. Isso não limita a capacidade de medir e controlar queda. Redutores de água não só aumentar queda, mas afetam a hidratação do cimento. Benefícios adicionais podem ser vistos na mistura de concreto, adicionando esses produtos químicos mais cedo ou mais tarde. Há exceções. Tempo de longo curso pode exigir a adição de aditivos no canteiro de obras.
Os contratantes devem trabalhar com os produtores em cada situação. Muitas misturas requerem engenharia. Se ele é projetado para 7 polegadas queda, este deve ser o alvo. Cabe aos produtores para controlar a mistura.
Contribuição de Alf Gardiner, principal engenheiro com Braun Intertec. E-mail agardiner @ braunintertec.Para mais informações, visite www.braunintertec.com .

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010