Tixotropia, o que é isso??


A tixotropia é a propriedade que alguns materiais apresentam, quando no estado plástico, de adquirirem uma consistência gelatinosa quando deixados em repouso, mas ao serem solicitados ou agitados por esforços externos retornam a um estado fluido, viscoso (GIAMMUSSO, 1989).

"Concreto tixotrópico é uma forma avançada de concreto que possui propriedades auto-estruturantes, o que significa que sua consistência pode ser ajustada para adaptar-se a diferentes tipos de aplicações e condições. Isso é conseguido através da adição de agentes tixotrópicos, como bentonita, à mistura de concreto.

Esse tipo de concreto é ideal para aplicações em ambientes com difíceis condições de trabalho, como em áreas de difícil acesso ou em projetos de engenharia complexos. Ele também é utilizado em projetos de construção submarina, pois mantém sua consistência mesmo quando exposto à água.

Além disso, o concreto tixotrópico também é resistente a choques térmicos e é capaz de preencher espaços irregulares sem vazamentos. Devido à sua capacidade de se adaptar às condições do ambiente, ele é considerado uma opção mais flexível e eficiente do que o concreto convencional.

Em resumo, o concreto tixotrópico é uma opção avançada e versátil para projetos de construção que exigem adaptabilidade e resistência em condições desafiadoras."


Nada como um vídeo para explicar esta propriedade da tixotropia no concreto. Pode parecer estranho mas este vídeo veio de uma concreteira de Moçambique, em Maputo.

Tenho compartilhado conhecimentos com Ronit Manojcumar que é desta concreteira de Moçambique, ambos aprendem, toda a equipe que trabalha conosco aprende, compartilhar é  troca de conhecimentos, não se deve desacreditar dos outros, TODOS nós temos o que compartilhar, seja até mesmo em nossas tarefas do dia a dia...

Obrigado  Ronit e de meu obrigado aos que trabalham contigo.

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

Não deixem de ver o vídeo sobre tixotropia do concreto de 26 segundos...
(8940)

1 Comments:

Ronit Manojcumar disse...

Obrigado Eng pela publicacao, pois sem sua guia nao seria possivel. Para adicionar aos que visitarem a publicacao, como consegue ver tem aparencia de autonivelante, sim e, mas o concrete no estado indicado nao e trabalhavel. Iremos publicar um segundo video a esplicar isso.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010