E se Abrams e Fuller tivessem Excel?

1 de setembro de 2015

Como seria o concreto de hoje se Abrams e Fuller tivessem o Excel com suas ferramentas?

Abrams fazia ensaios e mais ensaios sem ter uma planilha para calcular o teor de finos, teor de argamassa, ensaio de abatimento, controles estatísticos, enquadrar uma mistura, granulometrias, modulo de finura, imagine isso tudo manualmente e isto tudo sendo realizado a mais de 100 anos...

E Fuller grande matemático com sua famosa formula de empacotamento se tivesse com a ferramenta do Solver do Excel para fazer enquadramento de misturas de agregados com minimas dispersões e ainda por cima poder investigar a força da potencia de sua fórmula??

É difícil imaginar como seria o concreto de hoje com eles por aqui em frente a um computador fazendo milhares de contas. 

Ainda temos nos dias de hoje técnicos e laboratórios de concreto fazendo manualmente o enquadramento de uma mistura em curvas e em faixas de curvas. Vale dizer que a literatura sobre o assunto é escassa, ou digo mais além que não é facilmente encontrada. O Excel tem o Solver como ferramenta, mas está escondida, precisa ativar!!!

Aonde  Abrams queria chegar, o que  tinha em sua mente como pretensão ?? E Fuller??

Discutia hoje este assunto com Ronit de Maputo lá de Moçambique e chegamos a algumas conclusões: 

Ronit diz que devemos ler e ler e tornar a ler 10x mais as suas publicações para sentir o que pretendiam alcançar na tecnologia do concreto.

Eu disse que temos  de ler e entender o que eles fizeram seguindo fielmente os seus passos, isto para saber exatamente o que pensavam no dia a dia e fazer o que eles faziam diariamente ou seja respirar o ar que eles respiravam e para então saber fazer o que eles pretendiam...nada mal em sonhar...

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra










A maneira que vem sendo mais utilizada em quase todo o mundo, é com alguns dados para se realizar uma dosagem do concreto. Uma dosagem significa fazer uma

Os dados usuais são normalmente os seguintes:
Fck      resistencia do concreto
DMC   dimensão máxima carcteristica do grão
Slump  abatimento no ensaio do tronco de cone

Em alguns casos é solicitado o modulo de elasticidade do concreto a resistencia a tra, e

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010