MODULAÇÃO (1)

Faço parte de uma grande empresa de estruturas pré-fabricadas em sua atividade industrial aqui em Caruaru em Pernambuco, no Brasil. Sendo então que recebo muitos projetos para fazer a compatibilização das suas medidas para utilizar os componentes dos pré-fabricados que produzimos.

Estas componentes produzidos, basicamente são as seguintes: sapatas, pilares, vigas, lajes alveolares, tesouras de coberta, terças entre outros. 

O primeiro ponto a ser observado quando recebemos um projeto arquitetônico é a verificação de sua modulação. A modulação neste tipo de estrutura que poderá estar nos dois sentidos da obra, no eixo x, y . quanto ao eixo z (alturas) o pé esquerdo deve ser observado. tudo para que não ocorra na obra o corte de blocos de concreto e ou tijolos cerâmicos, gerando desperdícios.    

Vejamos os princípios da coordenação modular

O QUE É COORDENAÇÃO MODULAR 

Coordenação modular é a técnica que permite relacionar as medidas do projeto com as medidas de um módulo básico que por norma (ABNT NBR 15.873:2010)   tem a medida modular de 10 cm (com as juntas) utilizando para isso um reticulado modular de referência ou seja uma malha modular com dimensões múltiplas do módulo básico de 10 cm conforme a norma da ABNT.

Observa-se então que temos na própria peça vários conceitos de medidas, vejamos o exemplo com blocos de concreto nas figuras abaixo:





A modulação servirá de base para uma coordenação das dimensões que se utilizam nas edificações de alvenaria estrutural tudo com o intuito de evitar trabalhos e desperdícios na obra.

O projetista deverá trabalhar nos primeiros traços de um projeto sobre uma malha modular com medidas baseadas nos múltiplos do módulo básico adotado como padrão que serão utilizado na alvenaria.




Para uma coordenação modular ser alcançada com SUCESSO deve-se ter os blocos/tijolos e TODOS os demais elementos utilizados como embutidos na alvenaria serem padronizados com o módulo do projeto, e claro que para isso os demais projetos da obra também devem ser compatibilizados. Veja o exemplo para esquadrias na figura abaixo para uma esquadria com medidas externas:



COMO FAZER UMA MODULAÇÃO COM BLOCOS DE CONCRETO

A modulação pode ocorrer nos dois sentidos da planta de um projeto, tanto na vertical quanto na horizontal.

Primeiro se escolhe o módulo básico que deverá ser um múltiplo do comprimento modular do bloco/tijolo (dimensões do bloco mais espessura de juntas).

Em segundo deve-se realizar um  traçado reticulado no projeto que es realiza .Se leva em conta as alturas e larguras das paredes que devem ser múltiplos do módulo básico (por norma 10 cm). 

Em terceiro no reticulado se posicionam os blocos de forma que suas faces estão tangenciadas nas linhas do reticulado.

Em quarto deve-se compatibilizar os vãos de quaisquer aberturas nas suas dimensões externas (com a junta) e se lançam estas aberturas no reticulado.

Estas aberturas de portas e janelas devem ser previamente estudadas para que as tolerâncias sejam estabelecidas conforme o tipo de material, seja com madeira, ferro ou alumínio, sempre levando em conta as medidas externas e somando-se com as suas juntas.

Existem blocos de concreto com diversas medidas que são fabricados em cada região do Brasil, para termos um ajuste nas medidas necessárias que o projeto necessite,

Existem em blocos de concreto uma definição de Família de Blocos usualmente se utilizam duas famílias de blocos: a família 29 e a família 39 que estão no mercado para a comercialização.

A família 29 e 39 são compostas por vários tipos de peças consulte o fabricante de sua região.

Depois continuo esse interessante assunto,

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

bibliografia:
http://www.abcp.org.br/conteudo/imprensa/fim-do-quebra-quebra-agora-tudo-se-encaixa-na-construcao
http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/23_cm/p_pdf/pdf/cm-todos.pdf
http://slideplayer.com.br/slide/1241039/
https://pt.scribd.com/doc/58336467/Manual-Tecnico-de-Blocos

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010