Como Otimizar o Custo de Vigas (3) Variáveis



Para se desenvolver uma analise simples de otimização, as variáveis para serem consideradas no cálculo de uma viga de concreto armado são:

-as dimensões da base (b), 
-a altura (h) da seção transversal, 
-a resistência característica do concreto à compressão (fck) e 
-o diâmetro das armaduras longitudinais ɸl  e transversais ɸt .

Quanto ao valor da base (b) normalmente é determinado pelo projeto arquitetônico da estrutura ou mesmo quando for pré-fabricada temos por termos largura minima para apoios de lajes, então este valor da base não será objeto de otimização.

E temos através de cálculo estrutural um quadro de Resultados:



É preciso ter neste quadro de Resultados o valor de  Sd / Rd  1  para se atender as instruções normativas.

Para se fazer este quadro de Resultados temos quando no cálculo estrutural se analisar as restrições, que são os indicados pela norma NBR6118-2014, restrições tais como: minimo para base/flechas/fissuras/tensão de compressão nas bielas/taxa de armadura longitudinal entre outros.

 O quadro abaixo representa a analise de custo da viga que estaríamos dimensionando:


Repare neste quadro que temos para a viga: o consumo de concreto em m3 , a taxa de aço em Kg por m3 e a quantidade das formas por m2 e frete por m3 de concreto.

Temos os valores unitários do concreto aplicado, do aço pronto aplicado, das formas e do frete (válido para  vigas pré-fabricadas)

Deveremos então agora começar o trabalho de refinamento para otimizar o custo de vigas pelas suas variaveis (h, fck, ɸl  ɸt) vou tentar explicar como se fazer em cada item do dimensionamento, mas deve-se ter em mente que a procura deverá ser para o menor custo possível da viga em dimensionamento. 

Na quarta parte tratarei de cada variável para que se possa atender a um menor custo da viga em questão.

Só quero lembrar que cada item do quadro de resultado deve ser analisado por profissional que tenha experiencia em cálculo estrutural.

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra




0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010