O concreto bombeado é um concreto especial ?

Resultado de imagem


Primeiro devemos saber qual a definição para concreto bombeado. 

O concreto é definido como bombeável se este puder ser conduzido através de uma tubulação independentemente do modelo da bomba para o concreto usado. 

Um concreto bombeável contendo agregados britados com baixa percentagem de areia, um concreto seco, ou um concreto com dimensão máxima característica de 63 mm não pode ser bombeado através de uma tubulação por uma bomba qualquer. O funcionamento de uma bomba para um concreto sem problemas sob condições normais nas pressões máximas de catalogo depende diretamente do desenho das válvulas de gaveta da bomba.

A definição mais simples para um concreto bombeável pode ser definido então como sendo um concreto que possa ser empurrado através de uma tubulação. O seu atrito dentro do tubo tem de ser limitado e não pode resultar em travão (paradas de fluxo). Portanto um concreto bombeável deve escorregar ao longo das paredes e  que possa deformar-se nas curvas existentes na tubulação.

A argamassa mais fina, ou seja a mistura de seus finos (cimento e parcela de areia fina) e a água atuam como um meio escorregadio como um lubrificante. Estes componentes são os mesmos que afetam diretamente a trabalhabilidade de um concreto convencional.  

A quantidade de finos que se recomenda deve ser escolhida de tal forma que:
-a superfície total dos agregados seja separada em cada grão de seu mais próximo grão por uma camada lubrificante 
-Que os meios de escorregamento sejam deixados por cima destes para encher o espaço entre os grãos 
-Que estes finos mantenham também uma película lubrificante nas paredes dos tubos.

Todos estes requisitos coincidem com a tecnologia do concreto convencional.Cada grão deve ser revestido, os poros internos devem ser cheios e deve haver argamassa suficiente para resultar uma superfície fechada dentro das formas e nas faces da peça. 

Portanto um CONCRETO BOMBEÁVEL NÃO É UM CONCRETO ESPECIAL E SIM  UM CONCRETO DE QUALIDADE. 

O método DPCON em sua nova versão faz estes cálculos, em breve estará disponível em uma área VIP

.
Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra


0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010