Método da ABCP - Origem




O conceito adotado pela ACI foi introduzido se baseando nos estudos de AT Goldbeck e JE Grey com a publicação de seu trabalho em 1942: Um Método de Proporção de Concreto para Força, Trabalhabilidade e Durabilidade 

baixe aqui este trabalho em Inglês : 

É aqui que o conceito b / b o , que é usado no ACI 211, foi introduzido pela primeira vez. Embora o documento original aborde as misturas de concreto para pavimentos o método b / b o é aplicável a todos os tipos de concreto 






O método b / bo pode ser resumido como: Primeiro, preencher um recipiente de um metro cúbico (por exemplo) com a quantidade máxima possível de agregado grosso (massa unitária compactada)  e pesar o agregado grosso. Isso é bo . 


Em seguida deve-se descobrir quanta pedra você tem que tirar do recipiente, b, e substituir essa pedra com argamassa mais preencher os vazios entre as partículas de pedra restantes (volume V da figura acima, como é agua pesar o que sai). 

A razão b / bo é a percentagem da quantidade máxima de pedra que pode ser utilizada no concreto, ao mesmo tempo que se produz uma mistura viável.

Comparemos a tabela b / bo  do relatório de Goldbeck e Gray com a tabela utilizada na ACI 211, iremos ver que as duas são diferentes.

A tabela Goldbeck e Grey original está abaixo e consta no final da publicação citada acima:




A tabela ACI 211 correspondente é a seguinte:


Se você ler entre as linhas das tabelas de b / b o você pode deduzir que:

1) À medida que o tamanho máximo agregado da pedra se torna menor, é necessário ter uma maior proporção de areia ( o valor b / b o desce)

2) À medida que a areia se torna mais grosseira (o módulo de finura aumenta) é necessário ter mais areia (novamente, o valor b / b o desce)

Essa é a primeira parte sobre o método da Abcp que se baseou no método da Aci e que se baseou no trabalho de AT Goldbeck e JE Grey e  eu que me basei nas informações de Jay Shilstone ....rsrsrs


O DPCON VS02 supera em uma dosagem por ser um método parametrizado que procura otimizar a mistura matematicamente, faça como os outros que já estão utilizando para dosar blocos, pavers,lajes alveolares e em concreteiras adquira:

 Para obter o DPCON vs02

Valor    R$150,00 (cento e cinquenta reais) a titulo de doação.


Faça seu pedido e torne-se um usuário participando do desenvolvimento desta planilha .

Envie um e-mail para    clubedoconcreto@gmail.com    para adquirir as instruções para a sua aquisição.




Aguardem a  próxima publicação,

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra




0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010