O que é o Shotcrete? (Concreto Projetado)






SHOTCRETE ( mistura úmida ou mistura seca ) é uma mistura de areia, cimento e água. A mistura seca é aplicada através de uma mangueira de borracha de uma pistola de cimento. Os materiais são misturados num estado relativamente seco e são hidratados no bocal num bocal de mistura especial. 

A hidratação começa quando o material sai da câmara e a mistura resultante é projetada sob pressão de ar. 

A aplicação da pressão permite que o concreto projetado seja aplicado a praticamente qualquer superfície em qualquer ângulo e com uma espessura especificada. 

Quando adequadamente misturado e aplicado, Shotcrete tem uma gama mais ampla de aplicações e é menos caro do que o concreto que é aplicado por qualquer outro método. É extremamente forte, denso e é altamente resistente às intempéries e muitas formas de ataque químico. A facilidade e a velocidade com que o material pode ser aplicado resultou no uso cada vez maior do método na construção, manutenção e remodelação. É usado para recuperar e reabilita esgotos danificados ou deteriorados, pontes, represas, plantas de tratamento de água, e muitos outros tipos de construção de alvenaria.


Especificações Para Shotcrete


Geral


O concreto projetado é um agregado fino e cimento que é misturado num estado seco nas proporções especificadas. Adiciona-se água à mistura imediatamente antes da sua expulsão do bocal. O Shotcrete é aplicado em camadas de várias espessuras por pressão pneumática com uma máquina conhecida como uma pistola de cimento operada por trabalhadores qualificados.


Cimento


O cimento utilizado deve ser qualquer tipo de cimento Portland. 

Agregado fino

Quando a areia é usada, ela deve estar limpa e razoavelmente livre de argila. O termo "seco" aplicado à areia significa que deve ter um teor de umidade normal de 3 a 8 por cento. Deve ser bem graduada de grosseira a fina, passando por uma peneira de 3/8 polegadas, e ter um módulo de finura de 3,0 ou menos. Outros agregados finos, tais como pó de pedra, xisto expandido leve, tijolo de argila de fogo esmagado, e assim por diante, quando necessário para resolver problemas de trabalho específicos deve ter uma graduação como especificado acima para areia. A água utilizada na mistura deve ser fresca, limpa e livre de quantidades prejudiciais de óleo, ácido, álcali ou matéria orgânica.

Promoções e mixagem

O material de concreto projetado deve ser misturado nas proporções de uma parte de cimento a três ou quatro partes de agregado fino em volume, dependendo da resistência desejada, com a tolerância feita para o volume. O material deve ser completamente misturado em estado seco antes de ser colocado na tremonha do equipamento. Todos os pedaços ou partículas com mais de 3/8 de polegada de tamanho devem ser removidos por triagem antes de colocar a mistura na tremonha do equipamento.

Shotcrete é superior por causa de sua ...

  • Força
  • Densidade
  • Adesão e Aderência
  • Resistência Meteorológica
  • Baixa Absorção de Água
  • Resistência à abrasão
  • Resistência química
  • Resistência ao calor
  • Facilidade de Aplicação
  • Coeficiente de Expansão

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010