Regras para se aplicar o concreto projetado


 9 Rules for the art of shotcreting


O pré-requisito mais importante para a obtenção de resultados ótimos na pulverização de concreto é o design correto da mistura. Os componentes do concreto  projectado (agregados, cimento, água, materiais finos, aditivos químicos e fibras) formam um sistema complexo que determina a qualidade do acabamento.
Outro aspecto importante é a técnica de aplicação correta, que é crítica para garantir a aderência do concreto projetado à superfície e minimizar o rebote .
A observância das seguintes regras ajuda a obter os melhores resultados possíveis e a máxima segurança do operador .

1. Limpe a superfície antes da pulverização

Para preparar o substrato em aplicações subterrâneas, o primeiro passo é avaliar o risco de queda de rocha e material solto. Todos os materiais soltos e detritos devem ser removidos e o substrato deve ser limpo de poeira, usando água, ar ou uma combinação de ambos.
Shotcrete-treinamento-limpeza-de-substrato
Limpe o substrato com água de alta pressão

2. Manter uma distância de 1 a 2 m entre o bico e o substrato

A força de impacto que garante a aderência do concreto projetado à superfície é determinada pela distância entre o bico e o substrato. Uma distância muito curta resulta em uma grande quantidade de rebote. Com uma distância demasiado grande, a força de impacto é demasiado fraca para proporcionar aderência e compactação adequadas do betão projetado.

3. Coloque o bico com um ângulo de 90 ° em relação ao substrato

O ângulo entre o bocal eo substrato influencia a compactação correta do concreto projetado e a quantidade de rebote. Além disso, a pulverização deve ser realizada em movimentos circulares uniformemente sobre toda a superfície para obter um resultado homogêneo.
Manipulação de bocais
Utilize a manipulação correta do bocal, respeitando ângulos e distâncias

 4.  Preencher furos e fendas

Antes de aplicar as primeiras camadas, é necessário nivelar o substrato preenchendo furos e rachaduras do terreno.
Formação de projeção-enchimento-de-surtos
Preencher furos e fendas

5. Aplicação em camadas

As camadas devem ser aplicadas a partir do fundo da superfície continuando para cima. A primeira camada serve como suporte de escavação e como ponte adesiva para as camadas seguintes. O número ea espessura das camadas restantes dependem dos requisitos do local de trabalho e da homogeneidade desejada do acabamento.
Formação de projétil-1ª camada
Primeira camada de concreto projetado como suporte e ponte adesiva 
Formação de projétil-camada-2
Número e espessura das camadas de acordo com as especificações do local de trabalho

6. Limpe a superfície após grandes intervalos entre a aplicação de camadas

Se passar demasiado tempo entre a aplicação de uma camada e outra, é recomendável limpar a superfície com água, ar ou ambos, para eliminar a poeira e facilitar a aderência à superfície.
Shotcrete-treinamento-remoção-de-poeira
Limpe a superfície após longos períodos entre a aplicação de camadas

7. Limpar a máquina de pulverização do concreto imediatamente após a aplicação

Uma parte essencial da manutenção e limpeza corretas do equipamento é a prevenção de qualquer acumulação de material nas mangueiras, bico, bomba de concreto e bomba de aditivo para evitar uma maior descontinuidade do fluxo e garantir o bom funcionamento. O aplicativo só pode começar de novo com equipamentos devidamente limpos.
Limpeza de equipamentos de formação de projectores

8. Hidratar a superfície

Se recomenda manter a superfície úmida durante pelo menos 7 dias após a aplicação, de modo a evitar a perda de resistência à compressão e o aparecimento de fissuras causadas pelo endurecimento rápido do concreto pulverizado. Esse processo é chamado de cura.
Os métodos incluem a aspersão ou pulverização de água sobre a superfície, o uso de papel ou plástico cobre e folhas ou adição de aditivos específicos para a mistura de concreto.
Shotcrete-training-hydrate-surface

9. Formação contínua do operador 

O operador obterá os melhores resultados da aplicação se for mantido atualizado sobre todos os detalhes relativos ao concreto projetado: utilização eficiente do equipamento de pulverização de concreto , mistura correta de betão projetado (composição, preparação e aplicação) e técnicas de pulverização.
Putzmeister oferece treinamento de operadores com os nossos equipamentos mecanizados nas nossas instalações ou no local. Também é possível adquirir a certificação EFNARC Nozzlemen através dos nossos examinadores.
Fontes:
Dipl.-Ing. Jürgen Höfler, Dipl.-Ing HTL Jürg Schlumpf, Dipl.-Ing FH Markus Jahn, Sika Sprayed Concrete Handbook (Suíça, 2011)
EFNARC , Especificação Europeia para Diretrizes de Betão Pulverizado para Especificadores e Empreiteiros (UK, 1999)
Sergio Graça Guzmán, Shotcrete - Guia Chilena do Hormigão Projetado (Chile, 2014)

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010