Como se distingue o Concreto do Nocreto?

Concreto, por definição na construção é uma mistura de agregados finos, grossos, cimento e água. Em latim tem como origem da palavra “Concrescere” significa "Crescer Junto".

Esta definição em latim faz muito sentido para o que nós hoje conhecemos do concreto. O crescer junto no material e resultar, com auxílio dos seus constituintes, um produto final que respeite a prévias previsões.

Esta publicação visa uma ideia bastante simples, mas interessante, nos dias de hoje tudo que é uma mistura de agregados com cimento e água o mundo reconhece por "Concreto", porque? Voltando a definição latim "Crescer Junto", algo para crescer deve nascer, algo para nascer passa por procedimentos! Isso deixa a pergunta, "Que procedimento passou uma mistura sem uma dosagem previamente estudada para ser reconhecida por CONCRETO?”. Se pegarmos uma garrafa de água, e dizermos que vem da igreja é considerada "água sagrada", se for comprada no supermercado é "água", então porque concreto com estudo e concreto sem estudo também é Concreto?

Este fenômeno leva a invenção de uma nova designação para o concreto não estudado, e depois de várias hipóteses o Clube do Concreto chega a decisão de atribuir o concreto não estudado " NO SEU PONTO DE VISTA " o nome de "NOCRETO"

O mundo é um lugar melhor quando há ordem, quando se atribui um nome, esse nome parte de um valor, todo nome tem o seu valor, seja de qualquer forma, é como chamar um tigre de gato, são sim da mesma espécie, mas GATO NÃO É TIGRE.

Pode surgir a pergunta, "Como se distingue o Concreto do Nocreto?", esta pergunta pode ser respondida usando a seguinte realidade, o concreto é uma mistura homóloga de agregados finos, grossos, cimento e água. O concreto é dosado, misturado, colocado e curado, este roteiro é importante para resultar um produto final que obedece a requisitos pré-definidos.

P: De onde nasce o concreto no mundo de dosagem?
R: Visando o nascimento de um humano desde a fertilização, podemos dizer que o concreto parte de um requisito, uma necessidade, ou uma ideia. Esta solicitação dos parâmetros ao traço de concreto, focando nas principais, resistência a compressão aos 28 dias e trabalhabilidade.

P: Porque concreto não é Nocreto?
R: O concreto tem uma curva de mistura, tem uma previsão e foi estudada para se obter, o Nocreto é completamente o inverso, simplesmente uma mistura de agregado, aglomerante e água com previsão de experiência de um mestre.

Para terminar seria muito correto dividir concreto dosado e não dosado e atribuir cada um com sua designação como é feito com os Engenheiros e os Técnicos.

Ronit Manojcumar
Ruy Serafim de Teixeira Guerra