Galpões Pré-fabricados Industriais (2)

Vejamos os principais elementos que compõe um galpão de concreto pré-fabricado para depois irmos mais além ou seja ver seus moldes, seu cálculo estrutural, sua fabricação e montagem.

Pilares, vigas, sapatas são os principais elementos a serem utilizados em um galpão pré-fabricado de concreto, observe que são poucas as peças que compõe a estrutura de um galpão.

1- Pilares

Vamos começar pelos pilares...ops mas se diz pilar ou se diz coluna??? Qual é a diferença entre um pilar e uma coluna ? Esclarecemos essa dúvida para você. Comecemos pelo dicionário:

Pilar (do castelhano Pilar):

 Simples coluna que sustenta a construção.

Coluna (do latim Columna):

Pilar cilíndrico que sustenta abóbada, estátua, etc., constante, em geral de base, fuste e capitel.


Consultando a internet temos o site Meia Colher que assim define a diferença:

O que é uma Coluna?

São elementos dispostos verticalmente, importantíssimos na sustentação, principalmente, das vigas. Historicamente, as colunas assumiram diversas formas, sendo inclusive elemento decorativo, por apresentar ornamentos.

Hoje, elas ganharam formas limpas e, geralmente, ficam “escondidas” junto com as paredes, o que pode levar leigos a se equivocarem em uma reforma, desestruturando uma obra.

Embora tenha a mesma função de um pilar, este é geralmente mais robusto.


O que é um Pilar?

É quase igual a coluna, no entanto, o pilar é uma coluna mais simples.

É um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações.

Uma coluna sustenta paredes e tetos, um pilar sustenta estruturas inteiras...
Um ex. em um prédio, temos as colunas que começa no subsolo e vai até o último andar, mas também temos nas garagens os pilares.

Tratemos daqui para frente como pilares. Estes normalmente em estruturas de galpões industriais tem a forma retangular ou quadrada. Podem possuir consolos ou podem ser Pluripianos

Pilares com consolos:
Podemos ter consolos para a sustentação de vigas retangulares ou vigas do tipo Gerber ou mesmo de outra peças (vigas calha, paredes de arrimo, etc).

  Resultado de imagem para consolos de concreto


PIlares Pluripianos:

Os pilares pluripianos têm sido desenvolvidos especificamente para permitir a redução do tempo de assentamento. A análise estrutural do elemento pré-fabricado, neste caso, também envolve a análise do pilar-viga nó.O pilar-viga de secção de ligação, na fase da colocação do elemento vertical, é constituída pela única armadura vertical do pilar

Não se vê este tipo de pilar no Brasil. O cálculo estrutural é feito por Euler....

      

Na próxima publicação falarei do elemento Vigas,

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010