SISTEMA DE PAVIMENTAÇÃO INDUSTRIAL E SEUS COMPONENTES

Definição

Pavimentos Industriais são elementos estruturais, que têm a finalidade de resistir e distribuir os esforços verticais resultantes do carregamento ao sub-leito. São considerados como elementos de grande importância para a lógica de operações de unidades de produção industrial, visto que é sobre os pavimentos industriais que as atividades produtivas se realizam.

Essa classificação também estende-se para outros tipos de pisos como sendo os desportivos etc.

Composição

Os pavimentos industriais são geralmente composta por cinco camadas principais super postas com funções especificas dentro do sistema construtivo.
Na figura a seguir pode ver o esquema de estratificação dos pavimentos:

De seguida passamos a fazer a descrição das camadas, na tabela abaixo:

Classificação

A classificação dos pisos industriais pode ser feita de acordo com as caraterísticas das diversas tipologias de pisos industriais, levando em consideração os aspectos tecnológicos e comportamento dos materiais empregues, métodos de dimensionamento adequados para cada caso, e sobretudo a logística de execução dos pavimentos (processos construtivos e equipamentos). Isso pode ser considerado de extrema importância para que os profissionais envolvidos possam equacionar com exito todas as questões de definição do sistema mais adequado a utilização em cada caso específico, levando em consideração aspectos de qualidade, durabilidade e a economia desejada.

Classificação Quanto ao Reforço Estrutural

A classificação quanto ao reforço estrutural é baseada no agrupamento das classes de pisos de acordo com o sistema adotado para a estruturação das placas de concreto. Neste tipo de classificação podemos encontrar:
  1. Pisos Industriais de Concreto simples - Sistema em que os esforços atuantes (tração e compressão) são resistidos apenas pelo concreto, sem presença de armadura. Resultam em pavimentos de espessura elevada como correção da deficiência do concreto a baixa resistividade para os esforços de tração. São pavimentos compostos por placas de concreto de pequenas dimensões, apoiadas sobre a fundação ou sub-leito. As áreas pavimentadas recebem juntas serradas ou moldadas na betonagem para a indução de fissuração em pontos específicos, combatendo a retração, dilatação térmica e empenamento das placas. Um aspeto interessante, é a utilização de barras de transferência entre placas, para a melhoria do desempenho do pavimento evita patologias nas áreas das juntas e não descarateriza o pavimento como um sistema de pavimentação de concreto simples, pois as barras de aço, não trabalham como armadura, sendo apenas utilizadas para transferir os esforços entre as placas. As figuras a seguir mostram respetivamente o sistema de piso de concreto simples, sem utilização de barras de transferência e com utilização de barra de transferência:

Para o bom desempenho do concreto nesse tipo de pavimento, é muito importante que a quantidade de cimento seja em elevada quantidade para combater os esforços de compressão e flexão. Por isso o factor água/cimento deve ser reduzido edeve-se adoptar o processo de cura adequada, para combater as fissuras por retração hidráulica.

2.  Piso Industriais de Concreto com Armadura Distribuída - São compostas por placas de concreto e uma malha posicionada no terço superior destas com o objectivo de controlar a fissuração causada pela retração por secagem do concreto, às variações de temperatura (dilatação higro-térmica).
Tendo em foco várias experiências práticas pode-se dizer que a presença da malha no pavimento controla a pavimentação, como também apresenta uma resposta estrutural ao sistema de pavimentação.
A utilização das malhas pode reduzir consideravelmente o número de juntas necessárias, permitindo a construção de placas de até 30m de comprimento e 6m de largura, embora o comprimento usual seja de até 15m.

A titulo de Informação seguem ainda ilustrações de diversos tipos de aplicação em pavimentos que pode ser encontrados:

Concreto Estruturalmente Armado

Concreto Pro-tendido

Piso Com concreto reforçado com Fibra

Fonte:
Monografia de Pavimento Industriais de Concreto
Rafael Cristelli

Ronaldo disse...

Parabéns pela matéria, me agregou muito