Galpões Pré-fabricados Industriais (4)

Vou repetir que as  vantagens em soluções pré-moldadas são somente obtidas quando no estágio da concepção do projeto, sendo a regra básica: Modular e Padronizar Sempre

Adequar os projetos arquitetônicos as vezes pode ser desgastante mas é necessário para se alcançar um projeto de pré-fabricado viável e claro que deixará feliz o proprietário da obra assim como o fabricante da estrutura. Uma obra Modulada é uma obra agradável aos olhos de todos.

As terças é quem padronizam as modulações dos galpões industriais, fornecem também um contraventamento das vigas de coberta que podem ser consideradas (ou não) no cálculo estrutural.





5- Vigas Terças

Estas vigas terças podem ser produzidas em concreto armado ou em concreto protendido. O seu tamanho é quem determina a modulação do galpão, veja :




 Em pré fabricação  leve em concreto armado é usual terças com tamanhos de 5,00 ou 6,00 metros. Para grandes vãos se utiliza o concreto protendido se utilizando terças com 10,00 a 14,00 metros.

Seções diversas são encontradas:


As seções usuais em concreto armado são utilizadas nas suas extremidades com ligações (apoios) tipo Gerber. Já nas terças protendidas as ligações podem  ser utilizadas de vários modos:


                                                       

                                                               Apoios tipo Gerber          
           


Apoios com inserts metálicos



Apoios com bases 



6- Vigas Baldrames

 A imagem abaixo mostra um correto posicionamento das vigas Baldrames:



Não se deve fazer encaixes nos Cálices de fundação para se posicionar as vigas baldrames. A armadura do Cálice de fundação é mais densa no seu terço superior e recortes nesse local são estruturalmente comprometidas.

Uma segunda opção é apoiar as vigas baldrames por consolos nos pilares,sendo que esta solução onera o custo da obra pelo aumento do comprimento de todos os pilares.



Até a próxima publicação, 

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

1 Comments:

Unknown disse...

Gostei muito da matéria.
Quanto está custando o m³ de uma estrutura pré-moldado?
Gostaria de saber sobre o custo benefício em relação a estrutura em viga de aço I ou W.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010