O que é ser um bom gerente?



Ser um bom gerente é ser um profissional que detém um conhecimento adequado para o cargo que ocupará, além de ter características pessoais de caráter e personalidade que possam ajudá-lo a ser um bom orientador e principalmente respeitar e saber ouvir o que as equipes precisam e desejam.
 De nada adianta um gerente ser graduado ou pós graduado, se não tiver sensibilidade para gerir pessoas. Se conseguir entender os anseios de seus companheiros e também ouvi-los quando necessitarem tornando-os participativos do processo atingirá os objetivos propostos.
Um gerente deve adquirir respeito de sua equipe em primeiro lugar pelo seu conhecimento e logo depois pela maneira como trata cada um, entendo as virtudes e limites de seus colaboradores.
Gerenciar além de cumprir as funções gerenciais precisa saber construir um ambiente de harmonia, de respeito, de tranqüilidade onde todos sintam prazer em estar desenvolvendo suas atividades naquele ambiente.
As hierarquias cedem espaço, cada vez mais para a competência. Não existe mais a figura de um gerente que sabia tudo e todos precisam lhe consultar a cada momento. Hoje são recrutados profissionais com diferentes competências que realizam um trabalho efetivo, sem necessidade de muitas consultas ao gerente porque cada um tem a sua capacidade. Os gerentes precisam entender isso com,o uma evolução e não como uma atitude de desrespeito.
A palavra de ordem é interatividade isto é dialogo, comunicação permanente, combinações entre gerentes e colaboradores, tudo com uma única finalidade que é buscar os resultados que a Empresa precisa, razão pela qual cada um foi contratado.
Cabe a empresa criar uma política de bons salários, de motivação, de boa vontade, de companheirismo, de solidariedade e de comprometimento com os objetivos a serem alcançados. Cabe aos colaboradores cumprir a sua parte, que é mostrar o seu profissionalismo e colaborar para que o ambiente de trabalhos seja o mais agradável Possível.
Qualquer profissional quer ser participante do processo em que atua. É preciso que os gerentes percebam isso e procurem mostrar a ele o quanto seu trabalho e sua presença são importantes para a Empresa. Só assim o colaborador vai se sentir bem e sendo assim produzirá o que lhe for solicitado.
Cada Gerente precisa se reciclar permanentemente. O conhecimento que o trouxe até o presente precisa ser realimentado. Existe várias maneiras para buscar os novos conhecimentos que vão surgindo em função das modernas tecnologias. Mas uma das mais simples é a leitura diária de artigos, disponíveis na Internet e livros colocado nas livrarias a cada dia.
Um bom gerente orienta e conduz na direção dos resultados. Precisa também dizer claramente a cada colaborador como ele está sendo visto pela empresa. Apresentar os problemas mas também ter capacidade para elogiar. Isto gera confiança e estimula o colaborador a ser cada vez mais efetivo em seu trabalho.

Ser gerente é ser um bom condutor de pessoas.


Nota do adm >> e nada mais que isso

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010