Construa um “poço canadense” e economize até 70% na fatura de eletricidade -Revisado


Procurar alternativas para novos pré-fabricados de concreto deveria ser uma rotina para as fabricas de artefatos de cimento. Mas isso não acontece mesmo!  Veja essa ideia para  uma nova linha de produtos!!! 

Hoje em dia, já ninguém vive sem o ar condicionado nas suas casas no verão, nem sem os aquecedores elétricos no inverno. Infelizmente, esses pequenos luxos gastam muita eletricidade. Mas hoje vamos lhe mostrar um sistema que pode lhe ajudar a manter uma temperatura constante em sua casa, por pouco dinheiro.
Esse sistema é chamado de poços canadenses. Esta construção usa a energia geotérmica para manter a temperatura da casa constante. Os seus custos de produção não são muito elevados e requer pouca manutenção. Para além disso, é totalmente amigo do ambiente e não produz resíduos poluentes… é sem dúvida o sistema ideal.
Como é que os poços canadenses funcionam?





A energia geotérmica é a responsável pelo subsolo se manter a uma temperatura constante durante todo o ano. Se cavarmos dois metros no chão, vamos perceber que a temperatura está geralmente entre 18 a 24 °C, tanto no Inverno ou no Verão.
Os poços canadenses procuram aproveitar esta temperatura constante para aquecer ou arrefecer o ar. A maneira de conseguir isso é realmente simples e só precisa de um sistema de tubos subterrâneos colocados em uma determinada maneira.
Quando pedir para construir um desses poços deve ter em conta uma série de fatores. Um dos mais importante é o tipo de solo e a sua condutividade térmica. Faça um estudo de condutividade térmica para saber imediatamente a viabilidade da construção de um desses sistemas na sua casa.
Este sistema funciona melhor para arrefecimento no verão do que no inverno para o aquecimento. No primeiro caso, nem vamos precisar de ar condicionado. No inverno, o calor que temos é insuficiente para aquecer a casa. Mas ainda assim podemos economizar entre 40 e 70% da fatura da eletricidade?
Que elementos compõem um poço canadense?
Este sistema consiste basicamente de 4 elementos: o ar exterior, um tubo por onde o se aquece o ar, o poço de drenagem e um impulsor de ar.
A entrada de ar: Deve estar feita de forma a que só permita a entrada de ar. Isto significa evitar, na medida do possível, que a água, insetos, animais ou plantas entrem lá.
O tubo de refrigeração: deve ser colocado a 2 metros de profundidade. Ele deve ser feito de um material resistente e impermeável com boa condutividade térmica. Para além disso, deve ser anticorrosivo. Os tubos de PVC são ideais para esta finalidade
O poço de drenagem: Ele é um elemento fundamental para a instalação. Sua tarefa é armazenar qualquer tipo de umidade ou resíduo líquido que pode se acumular no tubo de refrigeração. A partir daqui, pode-se drenar a água de diferentes maneiras.
O impulsor de ar ou ventilador: ele vai garantir que o ar exterior entre o tubo de refrigeração e, em seguida, para a nossa casa. Normalmente é um elemento elétrico, mas gasta muito pouca energia.
Resumindo: Eles são ambientalmente amigáveis, saudáveis e têm um baixo custo! Como pode ver, existem muitas vantagens nesses poços canadenses.



13 Comments:

Arc disse...

Boa tarde. Não consigo saber qual material comprar e nem onde... Onde consigo comprar um kit completo nossa instalar? Creio que não seja possível fazer de qualquer jeito com cano PVC

Essey disse...

Da pra fazer com cano PVC sim, aliás ele é perfeito para isso.
O maior problema desse sistema, é que ele tem que ter mais de 50 metros de comprimento e quanto mais fundo for, melhores os resultados.
Em terrenos grandes pode ser feito em linha reta, mas em terrenos pequenos é preciso fazer curvas ou zigzag para alcançar uma dimensão, onde o ar percorra e tenha tempo para ser resfriado ou aquecido pela temperatura constante do solo.

Unknown disse...

Boa tarde, meu terreno tem 20 metros, é minha futura casa 120m2, será que dá certo com um terreno com essas dimensões? A minha intensão é de resfriar os ambientes, pois é bem quente no verão

Unknown disse...

Boa noite . O poço de drenagem deve ficar obrigatoriamente abaixo da casa?
Obrigado

Heraldo Ribeiro disse...

Bom dia, não consigo um projeto que detalhe esse VMC. Como é executado. É um ventilador comum? Como é instalado.

Arc disse...

ok, ja entendi que da pra usar cano PVC, e o poço de drenagem precisa de um sifão... mas como faço para distribuir o ar pelos comodos da casa? como faço pra ligar a ventilação em um como enquanto no outro fica desligado? Alguem tem algum link que explica esses detalhes?

Anônimo disse...

Informações MUITO genéricas, sem um detalhamento de materiais e projeto, fica difícil conceber e executar...

Unknown disse...

Bom dia. Favor, explicar detalhadamente como executar o poço canadense para eu passar para a arquiteta. Obrigado

Unknown disse...

Pessoal, boa noite. Por acaso, alguém tem um vídeo explicando detalhadamente como projetar um poço canadense, bem cono onde posso comprar o kit? Obrigado.
Ricardoclbhzte9@gmail.com

v1tr disse...

Neste video o arquiteto Ralph Dias explica um pouco sobre o sistema do poço canadense.
COMO TER UM AR CONDICIONADO NATURAL E REFRESCAR OU AQUECER SUA CASA

Anônimo disse...

Olá conseguiu o projeto?
jailsonrocher@gmail.com

Anônimo disse...

Tel de algun proficionak que faça e executa esse tipo de trabalho

Anônimo disse...

Meu 11 982138051

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010