O agregado da sua mistura de concreto projetado é o correto?

7 de fevereiro de 2020






O agregado da sua mistura de concreto projetado é o correto?  Descubra com a curva granulométrica!

 Descubra com a curva granulométrica!


A curva granulométrica é a representação gráfica da medição do tamanho de partícula dos agregados que fazem parte da mistura de concreto projetado . Serve para saber:
  • Se a distribuição dos diferentes tamanhos de agregados é adequada para bombeamento
  • O teor de finos no agregado (partículas com diâmetro <0.125 mm), que afeta as propriedades de trabalhabilidade, aderência interna e resistência inicial da mistura de concreto projetado

Teste de triagem para separar as partículas do agregado

O processo de obtenção da curva granulométrica consiste em passar a amostra agregada através de uma série de peneiras padronizadas de diferentes diâmetros montadas em uma coluna, onde são submetidas a movimentos vibratórios e rotativos para realizar a classificação por tamanho. Então, as peneiras são removidas e o material retido em cada um deles é pesado.

Máquina de teste de peneiramento

Máquina de teste de peneiramento
Partículas áridas de tamanhos diferentes

Diferentes tamanhos de partículas separados após o teste

Representação gráfica do teste: curva granulométrica

curva granulométrica para concreto projetado

O eixo vertical da curva granulométrica representa, em%, o peso das partículas que passam através de cada peneira e o eixo horizontal a abertura da peneira.
No exemplo, o primeiro filtro com uma abertura de 16 mm, passou de 100% em peso das partículas do agregado, na segunda abertura da tela de 8 mm, 98,8%, o que significa que 1 , 2% das partículas de agregado têm um tamanho de 8 a 16 mm.
As partículas de 4 a 8 mm representam 38,2% do agregado total, de 2 a 4 mm a 10,6%, e assim por diante com todos os níveis, de modo que a curva foi construída com partículas de todos os níveis. Tamanhos

Curvas granulométricas contínuas e descontínuas

Tipos de curvas de tamanho de grão

Uma curva contínua, ao contrário de uma curva descontínua, representa um agregado com partículas de todos os tamanhos.
No gráfico superior, a curva preta representa uma curva contínua e dentro dos fusos granulométricos recomendados pela norma, e, portanto, o agregado é adequado para a mistura de concreto projetado.
A curva cinza claro representa o cenário mais desfavorável: curva descontínua e fora da norma recomendada.

Passando e retendo curvas granulométricas

A diferença consiste em medir a porcentagem de agregado que passa pela peneira, como nos exemplos anteriores (através de curvas) , ou a porcentagem que permanece retida (curva de retenção) , neste caso a curva está diminuindo:
Curva granulométrica de retenção para concreto projetado

Preste atenção especial ao bom conteúdo do agregado

O conteúdo fino da mistura é importante para uma boa compactação e melhor trabalhabilidade.
Além da multa agregada, os finos da mistura incluem material cimentício, formado por:
  • Cimento
  • Vícios (cinzas volantes, sílica ativa, etc.)
O conteúdo fino da mistura recomendada para a mistura de concreto projetado é de 450 a 500 kg / m3; portanto, se houver um déficit de partículas finas, este deve ser compensado com material cimentício.
O gráfico a seguir mostra na área amarela as propriedades ótimas que a mistura apresenta se os finos estiverem dentro da faixa recomendada, assim como os problemas mais comuns, caso contrário:
Conteúdo de multas na mistura de concreto projetado

Excelente conteúdo na mistura de concreto projetado de acordo com a norma EN 12620

Para atingir o acabamento desejado, além de controlar a granulometria da mistura, é necessário dominar as técnicas de projeção de concreto projetado. Aprenda a pulverizar concreto úmido com equipamentos robotizados com o nosso  curso de operador de concreto projetado .


0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010