ERROS COMUNS NA PRODUÇÃO DE ELEMENTOS VIBRO PRENSADOS



- A falta de conhecimento pode levar à falência antes de iniciar –

“Você pode ter a melhor máquina do mundo, mas no final, a qualidade de seus produtos sempre será a qualidade da mistura que você preparar”

“Qualquer um pode fazer um bloco de cimento, mas pouquíssimos podem fazê-lo atingindo as especificações exigidas por uma Norma Técnica”


Nos 15 anos em que assessoro indústrias de pré-fabricados em toda a América Latina eu encontrei com diferentes problemas que os clientes inexperientes apresentam na fabricação de seus produtos. 

Em 90% dos casos cometem erros na seleção de agregados e, em segundo lugar, um design de mistura ruim.

Grande parte da responsabilidade por esses erros tem como o cliente inexperiente por "ignorância de negócios” não possuir a experiência necessária para produção de elementos de cimento vibro prensados e acredita que o desenvolvimento desses produtos não requer conhecimento especializado, deixe-me informá-lo que ao entrar neste setor, você precisará de um entendimento muito sólido sobre cimento e concreto, além de ter a técnica correta em cada parte do processo.

Uma pequena parte dessa responsabilidade é compartilhado com os fabricantes de máquinas de bloco, que fornecem a seus clientes "Dosagens básicas", criando uma falsa segurança e paz de espírito pensando que eles têm o assunto dominado. Grande erro!

Bem, seus problemas estão apenas começando. Não podemos pensar que os fabricantes de máquinas fazem isso com "más intenções", pelo contrário eles consideram uma maneira de apoiar o cliente em sua necessidade. 

Na verdade, não considero uma prática ruim desde que sejam claros e honestos com seus clientes informando-os de que não são especialistas em misturas de cimento e insistem que eles devem procurar Consultores dessa área técnica.

Alguns anos atrás, fui chamado para aconselhar uma indústria no Equador para um cliente que acabara de adquirir uma planta completa, de fabricação americana, sabe-se que é uma marca de prestígio, alto desempenho e caracterizado por ter uma boa tecnologia para fazer blocos e pavers, no entanto, acho que este cliente produz elementos há 6 meses e não cumpriram com a resistência solicitada pela norma, seus clientes fizeram reclamações e devoluções, as vendas não melhoraram, então eles estavam desesperados, eles não sabiam o que fazer, eles já estavam pensando que a máquina de blocos era o problema e eles estavam prestes a ser quebrados quando estavam apenas começando.

Eu sempre digo aos meus clientes que os fabricantes de Máquinas são boas nisso, fabricam máquinas, eles não precisam ser especialistas em misturas de cimento, embora eu ache que elas possam oferecer este serviço como um valor agregado e incorporá-lo ao programa de monitoramento pós-venda para desta forma, garantir a completa satisfação do cliente.

Encontrei clientes com grandes sentimento de impotência, decepção e decepção que, depois de ter fez um investimento considerável em uma planta deste tipo, eles não vendem seus produtos porque a qualidade não atendem aos regulamentos técnicos, é porque eles não sabem como fazê-lo corretamente. 

Não consigo entender como podemos permitir que nosso cliente passe por isso, quando a solução estiver clara. Se seu cliente está indo bem o fornecedor da sua máquina também fará bem. É a melhor estratégia de vendas que conheço neste setor.

Qualquer um pode fazer um bloco de cimento, mas muito poucos serão capazes de fazê-lo atingindo as especificações exigidas por uma norma técnica.

Voltando ao tema das "dosagens básicas" que entregam alguns fabricantes de máquinas, elas são realmente "misturas padrão". Aqui eu ligo um alarme, são "dosagens teóricas" que apenas vão funcionar se você encontrar os mesmos agregados, os mesmos tipos de água e o mesmo cimento com o qual foram projetados, porque não se pode esperar que funcione em todos países, porque em cada zona a matéria-prima muda.

Lembre-se de que em cada país existe um regulamento diferente para a fabricação e resistência de cada produto, então seria errado pensar que uma mesma dosagem pode ser usada para qualquer área do mundo.

Voltando ao meu caso no Equador, que foi claramente um trabalho de patologia forense em elementos vibro prensado, a primeira coisa que fiz ao visitar a fábrica.

“Você pode ter a melhor máquina do mundo, mas no final, a qualidade de seus produtos sempre será a qualidade da mistura que você preparar”

“Qualquer um pode fazer um bloco de cimento, mas pouquíssimos podem fazê-lo atingindo as especificações exigidas por uma Norma Técnica”

Fui tentar identificar o problema e descobrir as normas técnicas atuais. Revendo os produtos acho algumas pedras na monocamada com uma textura de resistência muito regular e baixa. O segundo passo foi revisar os agregados, meu plano era começar analisando a matéria-prima, então o processo de produção e finalmente a configuração do bloco para poder concluir as causas do problema.

Ao analisar os agregados, para minha surpresa, descobri que eles são muito leves, um ensaio feito à mão me mostra que eles são frágeis e não estão usando tamanhos corretos. Peço ao meu cliente para me mostrar os ensaios de tamanho, densidade e desgaste de partículas agregados Estes são os testes normais que qualquer conhecedor do assunto sabe o que deve ser feito, mas adivinha o que? Eles não os tinham, seu provedor de máquinas tinham colhido amostras dos agregados para executar os respectivos testes para mais tarde os fazer. Recomendou a melhor dosagem, mas não o fez. Ao contrário do que se acredita, isso acontece muito, as pessoas elas geralmente entram em negócios que não conhecem.

Fiquei curioso por ser uma nova planta eles estavam produzindo peças de pavimentação monocamada, quando o mercado em Quito já estava consumindo bicamada, o cliente diz que não estava ciente dessa tecnologia e que seu fornecedor do equipamento não o informou.

Até agora, encontro vários erros cometidos por meu cliente, finja entrar em um negócio desconhecido para ele e não ter pesquisado o suficiente para saber o que seu mercado estava consumindo? Também vejo uma falha por parte do fabricante de maquinaria quando não oferece conselhos mais completos sobre o que você precisa saber com as tecnologias atuais. 

É aconselhável informar que meu cliente reclamou formalmente ao fornecedor do equipamento sobre esse fato e posteriormente entrou com uma ação por maus conselhos, que poderiam ter sido evitados.

Algo importante a ter em mente é que entre 1 e 2 anos é o tempo que leva para um cliente adquirir uma segunda máquina como parte de seu plano de crescimento e ele só comprará a mesma marca se se sentir bem apoiado na sua atenção pós- venda. Fornecedores de máquinas sabem disso e se esforçam para manter seus clientes, muitas vezes falham nesse propósito com razões diferentes

Voltando ao caso, para não perder mais tempo, já que meu cliente estava tão sobrecarregado com a situação, solicitei que saísse para encontrar novos agregados. Ficou claro que eles usavam aqueles porque foram os que foram produzidos na área, foram econômicos e ninguém lhes disse que não eram adequados para a qualidade que eles exigiam. 

Esclareço que quase todos agregados servem para fazer blocos e pavers, as limitações estão nos requisitos que as Normas Técnica ou normas de seus clientes; portanto, quando se requer a produção de elementos com altas especificações de resistência apenas alguns agregados atenderão aos requisitos que são recomendados.

Aqui eu ligo outro alarme, é importante saber o que são os agregados certos para seus produtos muito antes para construir a fábrica desde o planejamento do projeto que deve ser considerado transportando-os para planta, para não ter surpresas e calcular os custos de produção apropriados.

Um detalhe importante a considerar é analisar muito bem, a localização da planta, você deve responder a esta pergunta: Onde eu quero estar, perto dos meus clientes ou perto dos meus agregados? A resposta não é tão fácil e é melhor fazer algumas contas antes, além de analisar muito bem a questão tributária e as estradas para a planta e para os clientes. Para evitar o que passou recentemente com uma planta localizada a cerca de 85 km de Bogotá, onde o proprietário decidiu estar perto dos agregados, mas não identificou os riscos da estrada e no inverno passado foi fechado por deslizamentos de terra durante 4 meses e isso continuará a ocorrer de acordo com as condições climáticas, já que as chuvas são o que causam os deslizamentos de terra, este é obviamente um erro claro no planejamento do projeto.

Resolvido o problema de novos agregados, prossigo para que se faça um novo design de mistura para sujeitá-lo a testes Ao verificar a configuração do bloco encontro outra surpresa, a máquina está compactando com um ciclo de tempo muito curto, o que foi programado pelo técnico enviado pelo fabricante. Isso é muito comum, porque um ciclo mais curto significa mais produção, é assim que com ciclos de tempo "teóricos" que não são os reais até que a planta inicie com os agregados corretos. 

Lembre-se de que agregados variam de acordo com a área e a origem, então esses ciclos são específicas para cada planta. Aumentando o tempo do ciclo em alguns segundos, melhoramos a compactação e, portanto, a densidade da mistura, mas somos prejudiciais à produtividade da planta. Não há mais opções, a qualidade dos produtos é intimamente relacionado com os tempos de ciclo de produção e é aqui que a capacidade é evidenciada na planta real. 

Outro tópico que chamo atenção dos meus clientes, para aprender sobre a capacidade de produção "real" da sua máquina e não a "teórica". Normalmente, um fornecedor de máquinas envia sua equipe técnica para fazer a montagem e também para a inicialização, é aqui que outro alarme está ligado, o cliente deve estar atento para preparar a mistura correta desde o início, porque se você não fizer o operador da máquina o fará e lembre-se de qual dosagem você vai usar? 

Bem, aquele que eles sempre usam países e certamente não cumprirá requisitos de qualidade exigidos pelo seu mercado. Sou reiterativo enfatizar que essa pessoa, o técnico enviado pelo fabricante, é apenas alguém que conhece da máquina e de sua montagem muito bem, seu trabalho é deixá-la funcionando corretamente e se fazer retornar para casa com uma plena satisfação, não exija mais do que isso. Essa pessoa não conhece misturas de cimento, dosagens ou resistência em Mpa ou Kg / cm².

Essa é precisamente a importância de “colocar em marcha” de uma planta, aqui duas questões são resolvidas:
-por um lado, é o funcionamento da máquina, que deve estar configurada corretamente, com molde ajustado e a seleção correta de tempos de vibração, entre muitos outros detalhes;
-por outro lado é a mistura, tem um bom design, dosagem correta, inserindo a matéria-prima na ordem e corrigir e considerar os tempos de mistura,

Tudo isso é essencial para se obter a combinação certa e a mais importante é que o técnico da máquina deixe configurado com esses parâmetros.

Se você não tem conhecimento de misturas de cimento, sugiro treinar ou mesmo pedir conselhos, mas não deixe o técnico sair sem que configure sua máquina com os parâmetros de mistura corretos. 

Atento ao seguinte, cada produto que vai para fabricação, bloco ou paver tem sua própria dosagem, cada planta deve ter suas próprias receitas e as receitas que funcionam para uma planta não necessariamente servirá a outro fabricante, já que cada projeto de mistura baseia-se na granulometria dos seus agregados e cada planta possui agregados diferentes.

Pelo anterior, essa má prática de visitar qualquer planta para tentar “roubar” suas receitas ou ver quais agregados usa, isso não vai lhe servir, recomendo economizar seus recursos e investir em conhecimento (Nota do adm: ou contrate um Consultor Técnico especializado)

Informo também que cada projeto de mistura além de ser única para cada planta não é estável ao longo do tempo, pois as granulometrias dos agregados sofrem mudança e, da mesma maneira, você também deve mudar o design da mistura, por causa disso em cada planta deve haver alguém com experiência suficiente para fazer a mistura e seus respectivos ajustes ao longo do tempo.

Outra questão igualmente importante é a qualidade da água que será usada para fazer a mistura, geralmente as plantas de produção estão localizadas em áreas rurais e elas não têm um suprimento confiável de água potável, seja que de rios, lagos, reservatórios ou poços subterrâneos sejam usados. Você precisa ter cuidado, a qualidade da mistura depende da qualidade da água e não funciona com qualquer água Uma má seleção pode gerar patologias como ocorrência de eflorescência, baixo ganho de resistência, atraso de ajustes, etc.

Em conclusão, meu cliente conseguiu entrar em uma semana com a resistência exigida pelo seu mercado, com um benefício adicional como foi a melhoria da textura de seus pavers, mostrando uma aparência e terminado por ficar acima de seus concorrentes. 

Após dois anos de operação eles tomaram a decisão de aumentar a produção e adquirir uma segunda linha de produção e adivinhem? Não compraram a mesma marca!!

Eu sempre recomendo que meus clientes escolham muito bem seus agregados estes devem ser da melhor qualidade possível. Em uma mistura de cimento estes ocupam 85%, os outros 15% é composto de cimento, água, ar e aditivo. Pelo que se mostra ter os melhores agregados já tem muito da solução a ser alcançada.

Eles também devem ter um bom design da mistura, esse é o que tornará mais competitivo no mercado porque garantirá alta resistência com o menor consumo de cimento, isso se traduz em um menor custo de produção.

Não exija que seu fornecedor de máquinas entregue a dosagem a usar, já está totalmente demonstrada que isso não funciona.

Você pode ter a melhor máquina do mundo, mas se você introduz uma mistura de baixa qualidade da mesma forma será a qualidade dos seus produtos.

Por: JORGE Yances P. Consultor Técnico
www.prefabricadosenconcreto.com

Melhor explicação que esta não temos, explanado com simplicidade o que penso e divulgo neste site a anos. Dosar não é para todos, fazer uma mistura de agregados/aglomerantes/aditivos é preciso ter conhecimento dos materiais e dos equipamentos onde vão ser utilizados! 
Eng Ruy ST Guerra

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010