Cinco bons motivos para engenheiros dominarem o AutoCAD



Ser capaz de conseguir um posto de engenheiro que lhe traga satisfação. Muitos ambicionam isso, mas em um ambiente altamente competitivo, para ter sucesso é preciso investir em aprendizado, em treinamento técnico.

É esperado, por exemplo, que engenheiros civis criem diagramas e layout de plantas e também elaborem documentação técnica. Extremamente útil para a Engenharia e a Arquitetura, o AutoCAD é um software que você deve dominar.

A sigla CAD significa em inglês Computer Aid Design. Obviamente que o AutoCAD não é um programa fácil de aprender a usar, mas existem bons cursos básicos que você faz de forma presencial ou online.

Esse software é comercializado pela empresa norte-americana Autodesk Inc., que também cria aplicativos de entretenimento. O download do AutoCAD pode ser realizado gratuitamente no site da empresa, desde que o usuário seja estudante ou professor.

A licença para uso do software é válida por três anos e pode ser renovada. Basta acessar o site da Autodesk, conferir os requisitos do sistema para instalação, fazer um cadastro e efetuar o download.

Nesse artigo, vamos pontuar cinco benefícios do uso do AutoCAD por engenheiros, sejam eles de qualquer setor.

1 – Engenheiros ganham tempo com o AutoCAD

A importância desse programa para a realização de cálculos estruturais com rapidez e precisão é enorme. No entanto, as ferramentas disponíveis nele vão muito além.

Engenheiros assumem serviços que variam muito em termos de grau de complexidade. Ao usar o AutoCAD, engenheiros personalizam cada projeto.

Isso significa: não importa a versão do programa que você usa, o software permitirá que você inclua comandos e automatize tarefas rotineiras.

A linguagem de programação do AutoCAD, a AutoLisp, contribui para a adequação do programa com tranquilidade, mesmo que os usuários não sejam programadores de softwares.

Portanto, a velocidade de interação com o programa faz com que o usuário possa finalizar o projeto com agilidade. Não há necessidade de esperar a assistência de profissionais da informática.

2 – O AutoCAD compara versões de um desenho com muita funcionalidade

A versão mais nova do AutoCAD contém uma ferramenta chamada DWG Compare. Através dela, duas versões de um mesmo desenho podem ser interpretadas e comparadas de maneira sistemática e dinâmica.

O programa produz imagens bidimensionais que aparecem sobrepostas na tela. Cada uma das versões é ilustrada por uma cor selecionada pelo usuário. Na sequência, é possível acessar detalhes de cada uma das plantas, além de modificar seus detalhes.

3 – Você acessa seus projetos a partir de aplicativos AutoCAD para dispositivos móveis

Nunca se sabe quando se encontra um cliente em potencial. Imagine perder a oportunidade de mostrar um projeto somente porque você não está no ambiente de trabalho. Com o AutoCAD 2019 isso não acontece.

O criador de um projeto salva suas produções em um desktop, mas consegue visualiza-las em um tablet ou smartphone. Com o aplicativo instalado, você será capaz de demonstrar suas habilidades em momentos em que não esperava que lhe apresentassem uma demanda ligada à engenharia.

E não é só isso. Ao visitar o canteiro de obras e necessitar realizar um ajuste na planta ali mesmo, você também consegue fazer isso com o aplicativo.

4 – A chance de fazer modelagem de objetos em 3D

Construa modelos de objetos nos formatos de estrutura de arame, sólido, superfície ou malha. Visualize-os em 3D e modifique suas propriedades. A qualidade visual em relação à imagem em 2D é incrivelmente superior. Você também pode aplicar planos de corte aos objetos criados, exibindo por exemplo, a seção transversal deles.

Essa ferramenta aumenta a precisão necessária na geração de componentes de equipamentos eletrônicos. Também pode ser usada na confecção de projetos de redes coletoras de esgoto sanitário e de rede de fiação em edificações. Um grande incremento na credibilidade da empresa quando essa participa de licitações.

5 – Visualização compartilhada dos projetos

Conquistar clientes e parceiros de trabalho requer construir laços de confiança. Uma forma de fazer isso é disponibilizar os desenhos da empresa de engenharia em sites ou redes sociais.

O AutoCAD promove esse encontro entre uma corporação e uma provável clientela ou entre duas empresas de engenharia. Com a versão 2019, engenheiros conseguem divulgar seu projetos, ganhando em competitividade. A Autodesk disponibiliza um vídeo que apresenta um tutorial de uso dessa ferramenta de compartilhamento.

Crescimento do mercado de trabalho e uso de tecnologias avançadas

Estudantes de engenharia que estão no início do curso não precisam se preocupar em dominar o AutoCAD. O mais interessante nesse momento é focar nos referenciais teóricos.

Mas para quem está no último ano do curso ou já se graduou, dominar ao menos uma boa parcela dos recursos desse programa amplamente usado é muito importante.

A retomada do crescimento econômico no Brasil pode fazer com que postos de trabalho para engenheiros aumente expressivamente. E certamente você quer estar preparado para ocupar algum.

Então, invista na sua formação. Sem deixar de lado o AutoCAD.

Autor: Milene Martins

https://selecaoengenharia.com.br/blog/cinco-bons-motivos-para-engenheiros-dominarem-o-autocad/

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010