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Adição de água no local da obra


A adição de água no local da obra ou seja na betoneira durante o percurso ou no local de concretagem. Tal ajustamento da mistura do concreto pode ser feita com uma parte da água de mistura é mantido durante o desenho inicial de mistura, ou com água adicional para misturar desenho, a pedido do comprador.

POR QUE A ÁGUA É ADICIONADA NO LOCAL DA CONCRETAGEM?
Quando o concreto chega no local com uma quantidade de água que é inferior ao permitido pela concepção ou pela especificação e / ou esta consistência é tal que afeta negativamente a colocação do concreto, a água deve ser adicionando ao concreto para trazer uma queda a um nível aceitável ou especificado. Isto pode ser feito quando o concreto chega ao local de trabalho, desde que a quantidade de água não seja excedido ao especificado e / ou água / cimento. Esta adição de água está de acordo com a norma ASTM C 94, "regras Especificação de concreto pronto."

A mistura pronta de concreto fornecida por concreteiras deve estar de acordo com os projetos  padrões da indústria para assegurar o desempenho desejado. Adicionando no projeto adicional da mistura uma maior quantidade de água isto irá afetar as propriedades do concreto, tais como a redução da resistência (Figura 1) e aumentar a sua susceptibilidade à fendilhação.



Se o comprador pede água adicional ao projeto original da mistura, ele assume a responsabilidade pela qualidade do concreto resultante.

Deve ser considerada a utilização como alternativa de uma mistura de água com superplastfiicante para se aumentar o slump. Assim é evitada a segregação, e se consegue um aumento da queda do slump, com a utilização deste aditivo e geralmente não se alteram as suas propriedades.


COMO ADICIONAR ÁGUA NA OBRA?

A queda do slump máxima permitida deve ser especificado ou determinada a partir do slump nominal mais a tolerância.

Antes de baixar o concreto no local de trabalho, deve ser estimada ou determinada a resolução real da mistura. Se se mede a solução, deve ser feito numa amostra a partir do primeiro trimestre metro cúbico (0,2 m3) de betão descarregada e o resultado é usado como um indicador da consistência e não como um teste de aceitação. Os testes de aceitação devem ser feitas de concreto de acordo com a norma ASTM C 172.

No local de trabalho, você precisa adicionar água à mistura (bachada) inteiro, para que o volume de concreto a ser retempering é conhecido. Inicialmente a ter em conta, que funciona razoavelmente bem é: 1 galão ou cerca de 8,5 libras de água por metro cúbico de um aumento de 1 polegada de queda (5 litros, ou 5 kg de água por metro cúbico a 25 mm aumento da queda).

Toda a água adicionada ao concreto no local de trabalho deve ser medido e registrado.

ASTM C 94 30 rotações ou exigem voltas adicionais do vaso (reservatório) para acelerar a mistura após a adição de água. Na verdade, a 10 rotações será suficiente, se o veículo pode misturar a 20 rotações por minuto (rpm), ou mais.

A quantidade de água adicionada deve ser controlada de modo que a solução e / ou água / cimento no máximo, o que é indicado na especificação, não seja excedida.Não permitir que qualquer adição de água depois de ter sido transferido para uma pequena porção do betão.

Uma vez que o acordo for obtido ou a relação água / cimento desejado, não permitem qualquer outra adição de água.

feito um encontro de trabalho para estabelecer os procedimentos adequados a seguir, determinar quem está autorizado a pedir uma adição de água, e para definir o método utilizado para documentar o volume de água adicionado no local.

ASTM C 94 ADIÇÃO DE ÁGUA NO LOCAL DA OBRA

Definir a resolução máxima permitida eo conteúdo de água autorizado pelo trabalho especiicación.

Estimar ou determinar a queda (queda) do concreto do concreto descarregado primeira parte do caminhão.

Adicionar uma quantidade de água tal que a resolução não seja excedida ou a proporção de água / cimento de acordo especiicación máximo.

Meça e registre a quantidade de água adicionada. A quantidade de água superior ao permitido deve ser autorizado por um representante designado pelo comprador.

Misture concreto durante 30 rotações do pote (funil) da velocidade de mistura mixer.

Não adicione água se:

- Atinge a relação água / cimento máximo.

- Se você receber o assentamento máximo.

- Se você foi dispensado do misturador ao longo de um metro cúbico trimestre (0,2 m3).
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Fôrmas de tecido para concreto (4) - colunas

COLUNAS 


ELENCO desenvolveu inúmeras técnicas para fundir colunas esculturais e diversas perfilado para usos arquitetônicos, bem como para situações estruturais especiais.Esta é uma das aplicações mais elegantes de moldes de tecido, tal como um tubo vertical de tecido cheio de betão úmido irá naturalmente formar um cilindro perfeito. A cofragem necessária para moldar colunas cilíndricas é extremamente simples, e utiliza um mínimo de material (centenas de vezes menos material do que as construções convencionais de cofragem rígidos). Concebido adequadamente, uma forma de coluna tecido pode ser reutilizado muitas vezes.Colunas de tecido formados estão entre as aplicações de cofragem tecido mais desenvolvidos. Esta tecnologia tem sido industrializado pelas indústrias Fab-Form fabricar uma variedade de formas simples de colunas cilíndricas. 



A liberdade arquitetônica e escultural tornada possível por formas flexíveis de colunas permite a invenção inteiramente novas "ordens" de colunas esculturais / estrutural.

http://umanitoba.ca/cast_building/assets/downloads/PDFS/Fabric_Formwork/BULGE%20WALL.pdf

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Por que testar resistência do concreto após 28 dias?

A tabela abaixo mostra a força de compressão obtida pelo concreto após 1, 3, 7, 14 e 28 dias, com respeito ao grau de betão que usamos.
Idade
Força por cento
1 dia
16%
3 dias
40%
7 dias
65%
14 dias
90%
28 dias
99%


Da tabela acima, vemos que, os ganhos concretos de 16 por cento da força em um dia, 40 por cento em três dias, 65% em 7 dias, 90% em 14 dias e resistência de 99% em 28 dias.Assim, é evidente que a sua força vantagens concretas rapidamente nos primeiros dias após o vazamento, isto é, 90% em apenas 14 dias. 

Quando, a sua força atingiu 99% em 28 dias, ainda o concreto continua a ganhar força após esse período, mas que a taxa de ganho de resistência à compressão é muito inferior comparada com a de 28 dias.


Depois de 14 dias de lançamento de concreto, ganhos concretos apenas 9% nos próximos 14 dias. Assim, a taxa de ganho de força diminui. Nós não temos nenhuma idéia clara até quando os ganhos concretos a força, a um ano ou dois anos, mas presume-se que o concreto pode ganhar a sua força final, depois de 1 ano. 

Assim, desde que a resistência do concreto é de 99% em 28 dias, é quase perto de sua força final, assim, contar com os resultados do teste de resistência à compressão após 28 dias e usar esta força como a base para o nosso projeto e avaliação.

Embora haja também algum método rápido de testar a resistência do concreto que dá a relação entre os métodos de testes rápidos de força e 28 dias. Este teste rápido é feito onde o tempo é limitado para a construção e força de membro estrutural deve ser conhecida para realizar novas obras.

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Fôrmas de tecido para concreto (3) - painéis

PAINÉIS

ELENCO Escultura
Superfície do painel de tecido elenco.
ELENCO desenvolveu métodos para a construção de painéis de concreto pré-moldado usando uma folha plana reutilizáveis ​​de tecido como um molde. Ensaios em escala real destes métodos têm produzido uma série de 2,4 mx 3,6 m (8 pés x 12 pés) lança protótipo de uma ampla variedade de projetos originais do painel pré-moldado.
O método básico usa uma folha de tela plana (temos usado polietileno barato ou tecidos de polipropileno), realizada, em geral, se estendia, em uma estrutura de aço. Um padrão de suportes é colocada em baixo do tecido para dar áreas de apoio. O tecido desvia para baixo entre estes suportes quando ele é carregado com concreto molhado. O padrão dos suportes pode variar ou ser alterados como for desejado, durante a utilização da mesma folha de tecido para os cilindros sucessivos.
Painéis de concreto lançados a partir de moldes de tecidos flexíveis podem, eles próprios, ser usado como moldes para lançar "Inverter-Cast" painéis. Usando um painel de tecido fundido como um molde produz côncavas, em forma de concha, geometrias de superfície que pode reduzir o volume de betão utilizado no painel, reduzindo a sua espessura (e peso).
O processo de construção para a produção tanto direta elenco e inverta-Cast painéis usando moldes de tecido é explicado com mais detalhes no artigo "Painéis Tecido-Cast" PDF (consulte Recursos abaixo).



http://umanitoba.ca/cast_building/assets/downloads/PDFS/Fabric_Formwork/Fabric-Formed_Precast_Panels.pdf
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Concreto Protendido - Méritos e Deméritos

Concreto protendido apresenta as seguintes vantagens:

  1. Uma vez que a técnica de pré-esforço elimina fissuração do betão sob todas as etapas de carregamento, a secção inteira das estruturas participa na resistência à carga externa. Em contraste com isto, no betão armado, apenas a parte do betão acima do eixo neutro é eficaz.
  2. Desde concreto não rachar, a possibilidade de aço à ferrugem e concreto a se deteriorar é minimizado.
  3. Ausência de fendas resulta em aumento da capacidade da estrutura para suportar inversão de tensões, de impacto, de vibração e de choque.
  4. Em vigas de concreto protendido, as cargas mortas são praticamente neutralizados. As reações são, portanto, necessários muito menor do que o requerido em betão armado.A redução da carga de peso morto da estrutura resulta numa poupança nos custos das fundações. A neutralização da carga morta é de importância em grandes pontes.
  5. O uso de tendões curvas e o pré-compressão de betão ajuda a resistir ao corte.
  6. A quantidade de aço pré-esforço necessário para cerca de 1/3 do que o requerido para o concreto armado, apesar do aço para a ex devem ter elevada resistência à tração.
  7. Em concreto pré-esforçado, blocos prefabricados e elementos podem ser assumida e utilizado como uma unidade. Isto poupa o custo da cofragem e de centragem para grandes estruturas.
  8. Com o advento de betão pré-esforçado, foi agora possível construir grandes estruturas de retenção de líquidos de tamanho não economicos de construir em contrário. Essas estruturas têm baixo custo e são preferencialmente seguro contra vazamentos rachaduras e conseqüente.
  9. Concreto protendido pode ser usado com vantagem em todas as estruturas onde a tensão se desenvolve, como a gravata e suspensório de uma viga de corda do arco, dormentes, postes de eletricidade, face a montante da barragem de gravidade, etc
  10. Vigas de concreto protendido têm normalmente baixa deflexão.

Construção de concreto protendido tem seguintes pontos negativos:
  1. Ela exige concreto de alta densa qualidade de alta resistência. Concreto perfeita qualidade na produção, colocação e compactação é necessária.
  2. Ela exige aço de alta resistência, que é de 2,5 a 3,5 vezes mais caro que o aço CA50/60.
  3. Ela exige equipamento de tensionamento complicado e dispositivos de ancoragem, que são geralmente cobertos por direitos patenteados.
  4. Construção requer supervisão (Engenheiro) perfeito em todas as fases de construção.
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As nervuras de travamento nas lajes treliçadas - Engetreli


As nervuras de travamento são nervuras transversais às vigotas treliçadas, e devem ser feitas nas lajes nervuradas, ou lajes treliçadas unidirecionais, sempre que estas ultrapassarem 4,00m de vão teórico. Têm a função de dar estabilidade lateral às vigotas, travando o painel da laje e aumentando assim a rigidez do conjunto, reduzindo vibrações e deformações na laje. Também são indicadas para distribuir eventuais cargas concentradas sobre a laje. 


As nervuras de travamento devem ser executadas espaçando-se as lajotas, respeitando-se a sua largura e posição definidas no projeto estrutural ou projeto de montagem da laje. A armadura a ser colocada nessas nervuras é de fundamental importância, e também deve seguir as especificações de projeto. As linhas de escora podem servir de fôrma para as nervuras, as quais se formarão após a concretagem da laje. 


Para termos uma idéia real da importância das nervuras transversais, e do que acontece no conjunto estrutural da laje, fiz uma simulação utilizando o método de grelhas. Com isso, podemos comparar as diferenças entre os deslocamentos de uma laje sem nervuras de travamento e outra com 2 nervuras.



Verificou-se que os deslocamentos máximos obtidos foram praticamente iguais (da ordem de 1.9cm), mas conforme nos aproximamos dos apoios, temos uma grande redução nas flechas na laje com nervuras, se comparada à laje sem nervuras. Além disso, para este caso específico, tivemos uma redução de quase 15% na armadura das nervuras principais se levarmos em conta a contribuição de nervura transversal.

Para finalizar, devo lembrar que esse foi apenas um exemplo, utilizado a fim de exemplificar que as nervuras de travamento implicam em alterações na distribuição de cargas e deformações nas lajes. Essas diferenças na armadura e flechas dependem de diversos fatores, como por exemplo, as cargas consideradas, as rigidezes dos apoios, a quantidade e dimensão das nervuras, a relação entre os vãos, os intereixos, etc.

http://www.engetreli.com/as-nervuras-de-travamento-nas-lajes-trelicadas



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Vinculações de apoio nas lajes treliçadas - Engetreli

Uma dúvida freqüente apresentada pelos profissionais da área de lajes treliçadas é com relação às suas vinculações de apoio.

Podemos considerar duas situações distintas de vinculação:

1) Apoio simples: nesse caso são transferidas apenas reações verticais para os apoios da laje. 


2) Engaste: ao se considerar que uma laje é engastada nas extremidades, ela estará transferindo não só reação vertical para os apoios, como também esforços de torção oriundos do engastamento.

É necessário ainda que se faça uma redução dos momentos negativos, aumentando assim os momentos positivos, a fim de levar em conta uma plastificação nos apoios, e ainda garantir que as vigotas treliçadas não ficarão frágeis, gerando problemas no transporte e escoramento. 


Grandes confusões são feitas na hora de escolher os vínculos a serem adotados, considerando-se vinculações de engastamento nas extremidades de lajes isoladas pelo simples fato de elas serem concretadas junto com as vigas de apoio (estrutura monolítica). Na realidade, ao se fazer esse tipo de consideração, são introduzidos esforços na estrutura que provavelmente ela não foi dimensionada para receber.

Para que tenhamos uma correta vinculação de engastamento, devemos garantir três condições para que nosso modelo estrutural tenha validade: - monoliticidade da estrutura (laje ancorada dentro da viga e concretagem simultânea); armadura negativa dimensionada e colocada na posição correta; e rigidez à torção dos apoios.

Sabemos que as vigas de apoio, de uma maneira geral, não são calculadas para receberem esforços de torção. Portanto, é obvio que ao se considerar engastamento sem o prévio conhecimento da estrutura, pode se estar cometendo um grave erro de dimensionamento da laje. Como nas lajes engastadas temos menores taxas de armadura dentro das vigotas, uma vez que as vigas da obra não estejam preparadas para receberem esse momento torçor, teremos uma laje funcionando como se fosse simplesmente apoiada. Nesse caso, provavelmente aparecerão patologias devido à falta de armadura positiva nas vigotas e até deformações excessivas por espessuras de laje insuficientes.

Um grande recurso para soluções técnicas economicamente viáveis e estruturalmente equilibradas é utilizarmos o engastamento de continuidade. Sobre esse assunto, falaremos no próximo informativo. 


2) Lajes Contínuas

Uma solução técnica viável, e economicamente interessante, é a utilização da continuidade entre as lajes. Com isso, podemos considerar que a laje é engastada nas continuidades sem a necessidade de solicitar as vigas de apoio à torção, pois como já dissemos no último informativo, é uma situação bastante anti-econômica, e portanto indesejada.

O engastamento de continuidade nos permite a redução da armadura positiva, a qual está posicionada dentro das vigotas, e em alguns casos ainda nos permite a utilização de lajes com menores espessuras, pois resulta em menores deformações. Temos assim, a redução do momento fletor positivo, e a introdução de momentos negativos junto aos apoios centrais. Nos apoios extremos, consideramos a laje simplesmente apoiada.


Por outro lado será necessária a colocação de armadura negativa nas continuidades, a qual será responsável por combater os esforços de tração oriundos do momento fletor negativo. Nessa região passamos a ter tração na parte superior da laje e compressão na parte inferior. 


Como sabemos, o concreto tem uma boa resistência à compressão, mas uma baixa resistência à tração. Sendo o aço bastante resistente à tração, é ele quem vai receber esses esforços. Daí a importância de se ter armadura negativa, a qual deve estar corretamente posicionada na face superior da laje, acima da malha de distribuição.

Outra medida muito importante que deve ser tomada ao se montar uma laje contínua é a execução de uma faixa maciça junto aos apoios das continuidades, a qual chamamos de mesa de compressão. Essa faixa de concreto servirá para absorver os altos esforços de compressão que aparecem na fibra inferior da laje devido aos momentos negativos. A laje treliçada é composta por vigotas intercaladas a elementos de enchimento inertes. Nessa região temos apenas o concreto das nervuras (vigotas) para absorver esses esforços de compressão. Como essa área de concreto muitas vezes não é suficiente, fazemos um acréscimo de área, retirando-se uma ou duas fiadas de lajota e criando-se essa faixa maciça.

Finalmente, devemos ainda tomar o cuidado de alinhar as vigotas, criando-se assim uma nervura contínua sobre os apoios.


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Lajes com esferas plásticas (6)

O sistema BubbleDeck® é um sistema composto por esferas plásticas inseridas uniformemente entre duas telas metálicas. As esferas são inseridas na intersecção das telas ocupando a zona de concreto que não desempenha função estrutural. Desta forma, é possível reduzir em até 35% o peso próprio da laje se comparado com o sistema convencional, o que proporciona uma enorme redução no uso de materiais, um aumento de produtividade em função do processo industrializado e, consequentemente, uma redução significativa do impacto ambiental.

Execução

A execução de uma laje é feita basicamente em quatro etapas. Após a fabricação dos painéis metálicos na fábrica, se inicia a execução do escoramento a montagem dos elementos pré-moldados, as esferas plásticas. Posteriormente é colocada a armação complementar e feita a concretagem final solidarizando toda laje.

Vantagens

A utilização dessas esferas plásticas no meio das lajes elimina em até 35% o peso de uma laje normal, o que reduz a carga permanente elevada e algumas de suas restrições, podendo-se gerar maiores vãos.  Além disso, outros benefícios são gerados por esse sistema, como:
  • Liberdade nos projetos – layouts flexíveis que facilmente se adaptam a layouts curvos e irregulares;
  • Redução do peso próprio – 35% menor, permitindo redução nas fundações;
  • Aumento dos inter-eixos das colunas – até 50% a mais do que estruturas tradicionais;
  • Eliminação de paredes de apoio – facilidade de metodologia construtiva;
  • Redução do volume de concreto – 1 kg de plástico substitui em média 60 kg de concreto;
  • Ambientalmente adequado – redução de energia e emissão de CO2.
Além disso, devido ao processo de fabricação que pode ocorrer fora do local, são necessários menos viagens de veículos e guindastes elevadores. Isso causa uma diminuição dos riscos operacionais, bem como menores riscos de segurança e de saúde.
Em casos de incêndio, as esferas se carbonizam sem emitir cases tóxicos e, dependendo da cobertura, a resistência ao fogo pode variar de 60 a 180 minutos, de acordo com a ISO 834.
Especificações Técnicas
Lajes de concreto pré-moldados BubbleDeck são adequados para uso em todos os tipos de projetos de construção de piso, especialmente abertos, tais como edifícios comerciais, educacionais e institucionais.
Embora a tecnologia possa ser ajustada para atender a praticamente qualquer projeto, nossa experiência – adquirida ao longo de mais de 400 edifícios concluídos em todo o mundo em uma década – mostrou que a maioria dos edifícios caem nas categorias de placas mostradas na tabela abaixo.
O tamanho das pré-lajes deve ser maximizada a fim de aumentar a eficiência de custo, no entanto, este uso pode ser limitado por alguma restrição de transporte local.
Os tipos de placas dadas na tabela podem ser aplicadas sobre a seguinte gama de vãos e força.
Simples instalação
Isolamento acústico
De acordo com os testes de certificação das autoridades para a supervisão de construções P-SAC 02/IV-065, MPFA Leipzig e. V:
Resistência ao fogo
De acordo com os testes de certificação das autoridades para a supervisão de construções P-SAC 02/IV-065, MPFA Leipzig e. V:
O cobrimento mínimo do concreto para a armadura inferior dependendo da resistência ao fogo e das tensões admissíveis do aço sobre a ação de cargas pode ser determinada segundo a tabela abaixo:
O cobrimento de concreto para a esfera pode ser 0,5 cm menor do que os valores mencionados. As esferas plásticas ocas são constituídas de poli-etilenos de alta densidade (HDPE) e têm de estar de acordo com os materiais de construção da classe B2 pela norma DIN 4102-1 no mínimo. O cobrimento superior de concreto tem que ser de no mínimo 2,5 cm.

Projetos e Obras

O sistema utilizado em obras em mais de trinta países, entre eles Grã-Bretanha, Holanda e Dinamarca fez algumas incursões no Brasil em meados da década de 2000, mas só agora volta em uma grande obra.
Brasil – Novo Centro Administrativo do Distrito Federal (CADF)

Novo Centro Administrativo do Distrito Federal (CADF)
Fontes: BubbleDeckPINI
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